Problema com VPN - Windows XP Home

RuiS

New member
Boas...

Estou com um problema que me está a remoer a cabeça...!!!

Preciso de me ligar a uma VPN em casa.

Tenho o Windows XP Home, crio a VPN e ela liga até aqui tudo OK.

Consigo ligar as contas de email no Microsoft Outlook e confirmo que a VPN está a funcionar correctamente pois faz o sincronismo com o Outlook, envia e recebe os emails.

O que não consigo é "navegar" nas pastas do Servidor.

Crio o atalho para o \\Servidor\Company e simplesmente pede-me a autenticação (por isso detecta algo) mas não dá nada. Volta a pedir novamente o Utilisador e passw.

Alguém faz a pequena ideia do que será...??

Já desliguei o firewall do windows, anti-virus...!!!

Já estou a pensar em formatar o PC de novo... e instalar o XO Prof... mas acabei de formatar a maquina e está tudo configuradinho e a rolar a 100%. Só estou encravado este assunto...

Desde já agradeço qualquer dica....

Boas...

Estou com um problema que me está a remoer a cabeça...!!!

Preciso de me ligar a uma VPN em casa.

Tenho o Windows XP Home, crio a VPN e ela liga até aqui tudo OK.

Consigo ligar as contas de email no Microsoft Outlook e confirmo que a VPN está a funcionar correctamente pois faz o sincronismo com o Outlook, envia e recebe os emails.

O que não consigo é "navegar" nas pastas do Servidor.

Crio o atalho para o \\Servidor\Company e simplesmente pede-me a autenticação (por isso detecta algo) mas não dá nada. Volta a pedir novamente o Utilisador e passw.

Alguém faz a pequena ideia do que será...??

Já desliguei o firewall do windows, anti-virus...!!!

Já estou a pensar em formatar o PC de novo... e instalar o XO Prof... mas acabei de formatar a maquina e está tudo configuradinho e a rolar a 100%. Só estou encravado este assunto...

Desde já agradeço qualquer dica....

O servidor em questão está num domínio?

Experimenta pôr antes o IP do servidor em vez do seu DNS.

Cumps.

Ele reconhece o servidor... até já alterei o fx. hosts no sistem32... até ai tudo ok.

Então quando pedir a autenticação experimenta colocar o username assim:

DOMINIO/USER (ou user@dominio)

Substitui os nomes do domínio da empresa e utilizador pelos correctos e experimenta.

Isso também eu reparei, e já tentei.

Mas infelizmente nada... continua a não entrar.

É que não dá erro nenhum... só faz o pedido de autenticação coloca-se o User e Passw, e entra em ciclo.

Será pelo SO XP Home ter limitações no que respeira a acesso a redes....?

Bem possível ele não aceitar a autenticação enviada (porventura por não usar Kerberos). Não tens forma de estabelecer a mesma ligação VPN através de outra máquina, para se fazerem testes?

Cumps.

EDIT:

O Windows suporta os seguintes níveis de autenticação desafio/resposta para inícios de sessão de rede:

* LM
* NTLM versão 1 (NTLMv1)
* NTLMv1 com segurança de sessão NTLMv2
* Apenas

O protocolo de variante LM permite interoperabilidade com versões anteriores do Windows, tal como o Microsoft Windows 95 e Microsoft Windows 98. No entanto, as palavras-passe são utilizadas na autenticação LM são sensíveis a maiúsculas e minúsculas e estão divididas em blocos de sete caracteres. Estas restrições tornam mais fácil alguém recuperar a palavra-passe.

Autenticação NTLMv1 contém melhoramentos que permitir palavras-passe que são sensíveis a maiúsculas e minúsculas e que não estão divididas.

A autenticação NTLMv2 expande o espaço de chave para 128 bits. Além disso, A autenticação NTLMv2 utiliza chaves diferentes para cliente comunicação do servidor e para servidor de comunicação do cliente. Este comportamento melhora a assinatura e Vedação de mensagens. Apenas é o nível recomendado de autenticação desafio/resposta.

Ver o resto aqui: http://support.microsoft.com/kb/954387

Last edited:
Por acaso nunca utilizei XP Home, por isso nao sei como te ajudar.. aparentemente estas a fazer tudo correctamente...

Se calhar tens mesmo que colocar o Pro :(

Ainda mesmo agora estabeleci ligação através de um outro PC.

O mais estranho é que eu já tive essa ligação a funcionar a 100% nesse PC com esse SO.

Mas entretanto tive de formatar o PC.

Mas na altura (já lá vai uns anos) eu instalei algo que me "retirou" a gestão de utilizadores do SO XP home. Entrava "directo" não pedia Users e como o SO estava operacional trabalhou sempre assim...!!!

Vou tentando "martelar" o gajo até ao FDS se não conseguir.... lá vou ter de colocar o XP Prof.

Mas logo agora que estava tudo ipec... é de um gajo ficar danado.

Se alguém tiver mais uma dica é sempre bem vida.

Back