Problema de Condomínio

Andre18

New member
Boa noite a todos!

Preciso de umas dicas vossas baseadas no vosso saber e experiência.

Amanhã vou ter de ir resolver um problema relacionado com a administraação de um condomínio. Resumidamente os meus avós têm chuva a cair forte no quarto (2º andar de um predio relativamente recente, em cascais) e apenas 3 dos 12 condóminos têm as contas em dia. A administração está a entregue a uma empresa que tem sido de uma grande incompetencia e nem tão pouco aparece.

Amanhã pretendo ir lá à empresa e fazer finca pé até ser feita alguma coisa no sentido de forçar os condóminos ao pagamento do condomínio.

As minhas questões são:
Eles são obrigados a ter livro de reclamações?
Que tipo de exigência posso fazer?
O que fariam nessa situação?

Para já não é possível abdicar desta empresa, pelo menos a curto prazo, pois para isso seria preciso a autorização de todos os condóminos a alguns não estão de acordo pois isso pode implicar o pagamento das ''quotas''.

Desde já obrigado a todos!

Tem em atenção que o facto da empresa administradora aparentemente nada fazer pode estar relacionado com a falta de pagamento dos seus honorários (já que esse condomínio parece ter problemas de liquidez).

De qualquer das formas, tem sido entendimento maioritário que faz parte dos actos ordinários de gestão a cobrança das contribuições para as despesas comuns em falta - é um dever do administrador. Nesse sentido, o administrador deverá providenciar pela efectiva cobrança das dívidas, mesmo recorrendo a tribunal. No entanto, mais uma vez, para tal é necessário capital (taxas de justiça, honorários do advogado e do agente de execução), pelo que a administração pode estar "presa" por aí.

Se o prédio é recente poderá estar ainda dentro do prazo de garantia. Se assim for, tem que se estudar a possibilidade do condómino em causa accionar directamente o empreiteiro para obter a correcção do eventual defeito.

Talvez o mais sensato será, numa primeira fase, ir a essa empresa conversar serenamente sobre assunto e perceber o que efectivamente se passa com o condomínio.

Voltar
Superior