problema de folga na cava da roda

tiagomaia

Well-known member
Tenho um problema...
ontem reparei que tenho uma folga entre a cava da roda e o limite da roda superior no lado esquerdo que no direito.

do lado direito o espaçao é menor em +/- 1cm do que do esquerdo.

Ideias?

Ter em conta que devido a um acidente, o carro ainda vai levar a manga de eixo frente (proxima 2ªf) porque nao passou no alinhamento.

esteticamente fica mt mal...

carro:206 2.0hdi // roda 195/55/15
please help

Não. Um amortecedor não altera, per si, a altura do veículo ao solo.

Provavelmente empenaste o chassis durante o acidente.

Terás uma mola quebrada?

Eventualmente um elemento da suspensão empenado.

No pior caso, chassis torto.

não, o carro foi à banca. as medidas estão todas certas o carro nem mexeu.

foi apenas um toquezito na longarina, mas ele n mexeu

vou meter a manga de eixo..e eventualmente amortecedores para ver se ele vai ao sitio. espero que seja disso...

Last edited:
Não. Um amortecedor não altera, per si, a altura do veículo ao solo.

Provavelmente empenaste o chassis durante o acidente.

!?

Se o amortecedor estiver no galheiro o peso exercido vai ser unicamente sobre a mola e, naturalmente, o carro "rebaixa".

Estarei a ver mal o filme? lol

!?

Se o amortecedor estiver no galheiro o peso exercido vai ser unicamente sobre a mola e, naturalmente, o carro "rebaixa".

Que eu saiba o amortecedor não tem força de elevação.apenas contraria as movimentaçoes rápidas da mola.

!?

Sim, claro que estás. O amortecedor não sustenta o peso, apenas atenua as oscilações da carroçaria. O elemento que define a altura ao solo são as molas.

curo uma coisa, aperece-me outra...fogo...

troquei os amortecedores certo? agora quando faço curvas algumas curvas em apoio na frente esquerda (numa curva a direita) o carro faz-me um barulho do tipo "TOC TOC"...

ideias?

ja tive a ver as molas, e estas estão no sitio...lembrei-me que os aros podiam-se estar a tocar entre si mas nao vejo marcas.

please help

Viste todos os sinoblocos (silent-blocks)? Como é que estão os braços da suspensão? Estão todos direitos? Ponteira de direcção?

Uma pancada, mesmo que não afecte o chassis, tem toda a propensão a causar problemas nas peças móveis da suspensão.

depois de uma exaustiva análise, e de desmontar a forra, descobri que era o tubo do filtro de ar (que vai buscar o ar à cava da roda) que estava fora dos apoios e batia na chapa, fazendo aquele barulho.

menos mal.

Vou reavivar este tópico pq tenho um problema semelhante aos "Tocs Tocs"

O carro em questão é um Clio I 1.2 com 245 mil Km's.

Em Janeiro levou triângulos, ponteiras de direcção, rótulas, e 4 amortecedores. O toc toc em piso empedrado diminuiu prai 95% (as rótulas estavam uma miséria), mas foi aumentando pouco a pouco com o tempo.

Em Setembro foi à inspecção e chumbou por causa das rótulas (!). No mesmo dia, foi à oficina por rótulas novas e à reinspecção. 2 dias depois, foi alinhar a direcção (por causa das rótulas). Deveria ter ido alinhar a direcção antes da reinspeção, mas como a oficina era muito perto da cento de inspeções, optei por alinhar mais tarde.

O alinhamento correu supostamente bem (pelo menos não disseram nada de especial). Acontece é que fiquei com o volante desalinhado e tendência para fugir à direita (mas sempre teve essa tendência).

A questão é:

O ruído dos tocs tocs com as rótulas montadas em Setembro diminuiu bastante, mas não os extinguiu, como seria suposto. Na oficina dizem-me que está tudo bem. No alinhamento não detectaram nada (ou pelo menos não disseram nada). Na inspecção só acusou as rótulas.

Sugestões?

Nota: não sei se será relevante, mas a direcção tem uma folga mínima, e os pneus já tiveram melhores dias (em duas oficinas já me disseram que o estado dos pneus não tem nada a ver com os tocs tocs e a sua tendência para fugir para a direita)

curo uma coisa, aperece-me outra...fogo...

troquei os amortecedores certo? agora quando faço curvas algumas curvas em apoio na frente esquerda (numa curva a direita) o carro faz-me um barulho do tipo "TOC TOC"...

ideias?

ja tive a ver as molas, e estas estão no sitio...lembrei-me que os aros podiam-se estar a tocar entre si mas nao vejo marcas.

please help

E os batentes de fim de curso dos amortecedores? Estão no carro ou estão em cima da caixa de ferramentas do mecânico, é que isso já me aconteceu.[;)]

tanto alarigo para uma questao tao simples, ao sofrer 1 impacto o amortecedor com a força poderá ter ficado torcido deixado de ter a sua capacidade de "molejar" logo se o embate ocorreu numa altura em que o amortecedor estava o "mais esticado possivel" ao sofrer o embate deixou de molejar ficando nessa possição....

é algo muito comum aconteçer.... se passarem por oficinas encontrarao milhares de casos que devido a 1 embate o amortecedor deixou de molejar..... levando a que houve-se a necessidade de o trocar e de verificar tais irregularidades....

Cumprimentos

--------------,,,,----------

Sorry este meu comment éra para a acção anterior....... relativamente ao caso dos toc toc... nao sei-lhe responder....

Last edited:
Back