Problema de mecanica.... Novidades

CMiguelQ

New member
Boas pessoal.

No meu topico do Galant ja tinha referido o problema que passo a descrever...

Ja ha mtos km´s que sei que o meu carro custa a reduzir para segunda, na Mitsubishi disseram-me que era problema dos sincronizadores da caixa, era so trocar e ja estava bom. Mas que o preço total poderia chegar quase aos 1500#8364;, e eu decidi nao trocar... pq ja apanhei o geito para reduzir.

Acontece que em Setembro fui fazer a revisao dos 200000km, a das correias e disse para trocarem a valvolina (oleo da caixa).

Qdo venho para casa começo a reparar que das 3000rpm para a frente o carro estava mais ruidoso, pensei que a caixa do filtro de ar tivesse mal fechada, mas nao estava.

Voltei la e disseram-me que o problema deve ter sido em se ter trocado o oleo da caixa, e que este agora é novo, logo esta mais fino, enquanto que o antigo estava mais grosso e melhor acamado na caixa, e que o ruido provem disso mm.

Acontece que nao me parece que seja disso o problema, parece-me mais que eles tao a se kerer escapar das responsabilidades, e como sabem que tenho aquele problema da caixa, esta a desviar tb prai este problema.

Acham que esse problema da caixa, pode meter o motor do carro mais ruidoso? E tb apartir das 3000rpm se ouve mais o turbo.

citação:Originalmente colocada por LM

Se o motivo do ruído é outro não sei, mas que a mudança do óleo podia ter originado alteração do barulho, isso pode.

Entao estas a dizer que um simples alteraçao do oleo da caixa, pode alterar o ruido do motor?

Depende, devia era fazer menos pois esse novo lubrifica melhor, mas se estas com problemas faz o seguinte, pede pa5a meterem 80W 90W é um oleo mais expesso.
Podes também adicionar aditivo para caixa da slick 50 ao oleo.

citação:Originalmente colocada por NunoMPires

Depende, devia era fazer menos pois esse novo lubrifica melhor, mas se estas com problemas faz o seguinte, pede pa5a meterem 80W 90W é um oleo mais expesso.
Podes também adicionar aditivo para caixa da slick 50 ao oleo.

Qdo troquei o oleo notei que a caixa ficou um pouco mais precisa... isso notei.

Mas o que é certo é que o ruido antes nao existia, apareceu logo na viagem que faço qdo volto da revisao.

O mecanico tb sugeriu para meter um oleo mais grosso, na revisao levou 75w90.

A mim a unica duvida que tenho é se o problema vem mm da caixa.

O oleo novo é sempre mais expesso que um usado, pois este vai perdendo as propriedades com o tempo e ficando mais fino. Logo a explicação que te deram não é credivel.
Alem disso, em nada influencia o motor e em especial o turbo. Se a caixa faz mais barulho, logo devias era ouvir menos o silvo do turbo.

adiciona um aditivo com teflon por ex. da FAHER é muito bom talvez até reduza a dificuldade das velocidades entrar. espero ter ajudado.
já que é a 1 mensagem que faço.boas.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

O oleo novo é sempre mais expesso que um usado, pois este vai perdendo as propriedades com o tempo e ficando mais fino. Logo a explicação que te deram não é credivel.
Alem disso, em nada influencia o motor e em especial o turbo. Se a caixa faz mais barulho, logo devias era ouvir menos o silvo do turbo.

poix era uma explicaçao destas que eu receava...[8][8]

Eu bem me parecia que devia tar a levar corda do mecanico.

Eu nao noto que seja a caixa a fazer mais barulho, para mim o que faz mais barulho é o motor, apartir das 3000rpm o carro tem um som mais rouco (parece que tem um filtro de rend de caixa) e o turbo ouve-se mais, e em quarta tipo ja mm perto das 4800rpm ouve-se um som metalico.

Entao assim o que podera ser?

Se calhar o silvo que ouves não é só do turbo, mas também da transmissão.
O óleo pode realmente ser "pior" para o sincronizador e tornar o
manuseamento da caixa mais difícil, tudo depende do "antes e depois".

Tenta fazer o que disseram: aditivos para o óleo da caixa. Pode ser que
ajude, e se notares alguma diferença no som ou na própria caixa, pode
ser mesmo disso.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

A tua opinião é correcta, mas mas ressalvo o seguinte: em quente, o oleo novo mantem melhor a sua expessura que um oleo usado.
A frio o oleo velho torna-se muito mais expesso que o oleo novo, ou seja o oleo velho perde fluidez a frio e expessura a quente(não é bem este termo, ##expessura## ) a quente.
Mas como o oleo da caixa demora uns bons quilometros a aquecer ate a sua temperatura normal. Acho que a resposta esta aqui. penso eu de que.

pois é.... ja tenho novidades.

Fui agora mm a uma oficina da Nissan em Reguengos, que conheço bem o mecanico e expliquei o que se passava e ele veio dar cmg uma volta de carro e disse logo que aquilo nao tem nada a ver com a caixa.
Que é mm do motor, e que mto provavelmente deve ter sido ma montagem das correias, falou que devia ser algo nos dentes e que isso é que provocava esse ruido e vibraçao no motor.
Mas garantiu-me que isso nao era barulho de caixa.

Ja telefonei pra Mitsubishi a dizer o sucedido e fiquei de la voltar para eles verem bem o que seria.

Nao sei se será, mas parece-me o que quer que seja foi erro da parte deles, pq assim que faço prai 10km notei logo o carro mais barulhento, so dentro da cidade é que nao ouvi.
Fiquei de passar la para a semana, deixa la ver como vai correr a conversa.

A mudança do óleo da caixa pode realmente ter alterado o ruído de funcionamento desta

Era um descuido muito grande mudar a correia de distruibuição e deixar o mesmo tensor, não estando este em condições.

Pode também ser o filtro do ar, já que deve ter sido mudado na revisão, se deixar passar mais ar, faz mais barulho.

No entanto há uma coisa que me intriga, todas estas possibilidades têm ruídos diferentes. Por outro lado o carro só faz mais barulho, não perde rendimento nem tem comportamentos anómalos, portanto ser a correia mal montada também é esquisito e anda assim desde Setembro.

Atençao que eu nao referi que o que se alterou foi o ruido da caixa, o que se alterou foi o ruido do motor, mas na mitsubishi disseram foi que o ruido se alterou por causa da caixa.

Voltar
Superior