Problema de travoes!!!

reaper

New member
Caros amigos;

Comprei um lada Niva acerca de 5 meses, para uns passeios de fim de semana, sem grandes preocupaçoes.....
Agora ele está a dar-me umas dores de cabeça.... A roda dianteira do lado direito bloqueia. Quando paro, vejo que está a travar... O pedal do travao fica bastante duro... Nao percebo o que se passa. Já troquei o oleo de travoes e o respectivos tubos de boracha que ligam os tubos de metal com as maxillas... O pedal por vezes vai ao normal, outras vezes tenho mesmo que abrir o sangrador para ele voltar a ficar mole....

Poderá ser a maxilla que entregou a alma ao criador???

Agradeço a partilha das vossas experiencias...

Provavelmente o pistão não está a recuar.
Não notas esse sintoma com o aquecimento ao longo das travagens ou em travagens mais exigentes?

Eu noto mais até quando nao travo.. ou seja.. eu faço duas ou três travagens, e depois continuo a circular e começa logo a prender... Logo vou ver se tiro os calços e vejo se o embolo esta a recolher... mas eu acho estranho é o pedal endurecer...

Caros amigos;

Comprei um lada Niva acerca de 5 meses, para uns passeios de fim de semana, sem grandes preocupaçoes.....
Agora ele está a dar-me umas dores de cabeça.... A roda dianteira do lado direito bloqueia. Quando paro, vejo que está a travar... O pedal do travao fica bastante duro... Nao percebo o que se passa. Já troquei o oleo de travoes e o respectivos tubos de boracha que ligam os tubos de metal com as maxillas... O pedal por vezes vai ao normal, outras vezes tenho mesmo que abrir o sangrador para ele voltar a ficar mole....

Poderá ser a maxilla que entregou a alma ao criador???

Agradeço a partilha das vossas experiencias...
Boas
Como resolveste o problema do pedal duro!!!!!!!!!!!!!!????????????

Actualização...
Nao resolvi nada...

O problema perssiste...:(

Tal como tinha dito, tirei as maxillas e os embolos, e limpei tudo... Nao havia riscos.. meti vedantes novos e "foles" dos embolos... as maxillas ficaram como novas..
COntudo o problema perssistiu ao fim de uns quilometros.. ao que fiz mais uma tentativa, que foi: tirei a bomba e o servofreio, peguei num compressor e "soprei" todos os tudos de metal.. Ficou tudo limpinho... Chamei um amigo mecanico que vi o serviço que fiz... e deu uma olhadela a bomba e disse "aparentemente" está tudo em ordem...

Monto tudo pego no veiculo, e faço uns kilometros, impecavel.. ate que ao fim de mais 200km's e zumba, la começa a roda a travar e o pedal voltou a ficar duro :S

Nao sei mais o que fazer... pois eu penso que se fosse a bomba, bloqueava-me as 2 rodas.. Estarei enganado???

Já me aconteceu isso devido à corrosão do sal/ferrugem. Um deles começou a travar, o que acontecia era que a meio do piston tinha um ponto de ferrguem e o piston não recolhia a mais de meio. Tirei, lixei aquela parte toda com cuidado, e ficou novo. Andei muito tempo a verificar se tinha ficado com fugas e nada. Impecavel. Este era o da frente - esquerdo, depois começou a fazer o mesmo o de trás direito. Não tinha nada no piston, mas tirei tudo saquei o piston fora, limpei tudo e sangrei o liquido (podia ser porcaria naquela tubagem), montei tudo (pincel do crl) e ficou impecável. Faz o mesmo e vê o que encontras. Pode ser também travão mal sangrado e começa a ter ar ao ponto de bloquear. Aconteceu-me isso noutro carro e fo só sangrar e ficou bom.

Já me aconteceu isso devido à corrosão do sal/ferrugem. Um deles começou a travar, o que acontecia era que a meio do piston tinha um ponto de ferrguem e o piston não recolhia a mais de meio. Tirei, lixei aquela parte toda com cuidado, e ficou novo. Andei muito tempo a verificar se tinha ficado com fugas e nada. Impecavel. Este era o da frente - esquerdo, depois começou a fazer o mesmo o de trás direito. Não tinha nada no piston, mas tirei tudo saquei o piston fora, limpei tudo e sangrei o liquido (podia ser porcaria naquela tubagem), montei tudo (pincel do crl) e ficou impecável. Faz o mesmo e vê o que encontras. Pode ser também travão mal sangrado e começa a ter ar ao ponto de bloquear. Aconteceu-me isso noutro carro e fo só sangrar e ficou bom.

Pois.. Acho muito estranho ser de sangrar,.. Pois das milhentas vezes que ja desmontei e montei aquilo, era muito "galo" ser daquele lado sempre que ficava mal sangrado... Mas ja estou por tudo... LOl

Hoje e amanha nao tenho hipotese de trabalhar nele, mas domingo vou ver se tiro o dia para ele.. VOu desmontar aquilo tudo outra vez.. E agora vou fazer um teste mais profundo, ou seja, vou trocar os calços e os discos de lado... Assim se for problema disso, irá supoostamente acontecer do outro lado....

O meu dci volta e meia lembra-se e da problemas de eletronica, agora este lembrou-se de dar problemas nos travoes...

O que mais me intriga mo meio disto tudo é o pedal ficar duro.. Pois se o bombito colasse eu penso que o pedal continuaria mole, pois a bomba faria na mesma o retorno e o pedal ficaria mole.. Estarei eu errado??

Vou dar o meu palpite: pode ser mais que um problema. A bomba pode não estar nas melhores condições e fazer com que o pedal fique assim, e o problema da roda bloquear pode ser de outra natureza.
O óleo de travões é o adequado, certo?

Com respeito e consideração direi que com travoes não podemos andar a apalpar supostos problemas,tens que saber como funcinam os travoes de disco e o retorno dos pistons, porque das maxilas todos sabem...assim sendo nunca mais resolves o problema, portanto acho que deves entregar o problema a um mecanico para solucionar um problema fácil mas que pode causar muitos problemas.
Caro colega do forum e amigo, quando souberes como funcionam os travoes acredito que resolvas o problema.
abraço amigo

Boa tarde, caros amigos...

No que diz respeito ao oleo de travoes, a resposta é sim.. O oleo é correcto, ate comprei um melhorzinho, dot5 Bosh... Sexta e sabado como penso que referi, nao tive tempo mexer, hoje tive a ver, e entao tirei a bomba e o servofreio foram, e reparei que o "perno" que empurra a bomba estava um pouco saliente e "faciado" com o servofreio... Logo poderia fazer a bomba ficar um pouco em carga e provocar o aquecimento, sendo aquele travao a sentir mais rapidamente e colar... Afinei esse "perno" e ficou a pegar um pouco mais a baixo o travão (mas perfeitamente aceitavel, apesar, que até acho que assim é que fica bem). Já fiz alguns teste e o pedal nao dei qualquer sintoma de endurecer, ou os discos sintomas de aquecimento. Agora ate me parecem estar bastante mais "frescos"...

Contudo vou dando novidades.. e Agradeço desde ja as vossas opinioes... Vou reportanto o problema e possivel soluçoes, pois posso estar a ajudar o pessoal :)

Abraços

Vamos esclarecer uma coisa: enganaste-te a escrever e quiseste dizer DOT 5.1 ou é mesmo DOT 5? Se for DOT 5, estás a usar o óleo errado. DOT 3 / 4 / 5.1 têm a mesma base. O DOT 5 não e não é compatível com travões ABS. Não sei se é o caso do teu Niva.

ja me aconteceu isso num discovery e era o servo freio que tinha furado a membrana, e na 245 que era a bomba central de travoes.

Caro amigo Zell.. Quis mesmo dizer DOT 5... O Niva nao tem ABS... aquilo é um cavalo de pau autentico :)

Paulofvf, pois o meu nao furou, mas parece que o problema era mesmo da afinação do servofreio.. desde que afinei ficou impecavel.. Nunca mais colou, e noto que os discos nem aquecem tanto como antigamente...

Caro amigo Zell.. Quis mesmo dizer DOT 5... O Niva nao tem ABS... aquilo é um cavalo de pau autentico :)

Paulofvf, pois o meu nao furou, mas parece que o problema era mesmo da afinação do servofreio.. desde que afinei ficou impecavel.. Nunca mais colou, e noto que os discos nem aquecem tanto como antigamente...

Mesmo sem ABS, pelo que percebo, o óleo adequado para o Niva não é o DOT 5.

Ele disse DOT5 mas o que vai lá para dentro deve ser o 5.1.

DOT5 só para uso militar e sistemas devidamente preparados.

Cumprimentos.

Back