Problema Documento Único Automóvel

johnnyDrama

New member
Bom dia,

Precisava da vossa ajuda para me esclarecerem uma dor de cabeça que ando a ter na compra de um carro. No inicio deste mês comprei um carro usado, e o ex dono entregou-me o DUA, declaração de venda e o impresso para o registo automóvel todo preenchido. No entanto, quando cheguei a conservatória, o processo foi recusado porque no livrete ainda constava o nome do banco. Pedi ao antigo dono que resolvesse o problema e este aceitou a responsabilidade de pedir no banco um novo livrete sem o registo de propriedade. Neste momento, o ex-dono já recebeu o livrete, mas esta-me a pedir o dinheiro do novo livrete, o qual recuso-me a pagar porque considero que é da responsabilidade dele pagar este novo livrete e o ex dono recusa-se a dar o novo livrete. Não haverá maneira de pedir na mesma o novo livrete, já que eu tenho a formulário preenchido com a assinatura do ex-dono, declaração de venda e comprovativo em como transferi o dinheiro para a conta do ex-dono?

Cumprimentos

sinceramente, se a quantia for os tais 65 euros, paga a totalidade ou tenta negociar a metade e pronto. senão o gajo ainda pede o carro de volta e estas a meter-te em problemas que só dão dores de cabeça.

Meu amigo, da proxima vais ao registo automovel online com a matricula, gastas 10€ e vês logo em que nome está o carro, apartir daí cada um paga o seu.

Alias isso é algo que o antigo dono deveriar ter feito, passar o carro para o nome dele e depois para o teu.

Alguêm sabe, quanto tempo têm de validade, a Guia passada pelo Stand, que substitui os documentos? Ou se têm validade?
No caso de compra novo ou semi-novo, claro.

se tens já quase tudo, tenta dividir os custos a meias para não te chateares mais. se vires que não vale a pena, avança para outro negócio...

Grande erro que tu fizeste, devias ter visto se o carro tinha reservas ou penhoras antes de avançares com o negócio.

Um novo livrete em teu nome e com extinção de reserva de propriedade custa 90 euros.

Grande erro que tu fizeste, devias ter visto se o carro tinha reservas ou penhoras antes de avançares com o negócio.

Um novo livrete em teu nome e com extinção de reserva de propriedade custa 90 euros.

Eu sei, foi o 1º negócio que eu fiz com um particular.. Nem sabia disso da reserva de propriadade.. Agora estou aqui com um 31 do caraças..
Estive a conversar com uns colegas meus do trabalho, sobre este problema, e disseram-me que podia fazer na mesma o registo sem o livrete e declarar que o perdi. Isto é verdade? O fato de ele não me entregar agora o novo livrete pode ser considerado extravio?

Eu sei, foi o 1º negócio que eu fiz com um particular.. Nem sabia disso da reserva de propriadade.. Agora estou aqui com um 31 do caraças..
Estive a conversar com uns colegas meus do trabalho, sobre este problema, e disseram-me que podia fazer na mesma o registo sem o livrete e declarar que o perdi. Isto é verdade? O fato de ele não me entregar agora o novo livrete pode ser considerado extravio?

Não podes porque o carro tem uma reserva de propriedade.

Tens sempre de apresentar o comprovativo do banco/financeira em como autoriza a transferência de propriedade.

E esse documento a financeira só emite a pedido do titular do crédito.

E tem também atenção para ver se o carro foi totalmente pago à financeira, porque se o antigo dono não pagou tudo o problema fica mais complicado.

Não podes porque o carro tem uma reserva de propriedade.

Tens sempre de apresentar o comprovativo do banco/financeira em como autoriza a transferência de propriedade.

E esse documento a financeira só emite a pedido do titular do crédito.

E tem também atenção para ver se o carro foi totalmente pago à financeira, porque se o antigo dono não pagou tudo o problema fica mais complicado.

Sim o carro está pago e ele já pediu o novo livrete, mas não o quer dar.

Para que é que ia pedir um livrete sem reserva de propriedade se isso custa uns 25 euros e ele já vendeu o carro?

Tens ai um belo problema.

Ao inicio não me levantou problemas.. Agora decidiu implicar.. Mas achas que não consigo fazer o registo de propriedade na mesma sem o novo livrete? Se ainda estiver com reserva de propriedade no IRN vão-me dizer que não é possível, senão estiver eu alego que perdi o livrete e faço na mesma o registo de propriadade..

Não sei se será exactamente a mesma situação, mas quando comprei um dos meus carros este tinha uma reserva de propriedade, confirmei que estava pago e o dono descontou o valor da papelada, mas após reunir informação cheguei à conclusão que era obrigação da entidade que efe3ctuou o crédito pagar o documento. E pagou.

Ao inicio não me levantou problemas.. Agora decidiu implicar.. Mas achas que não consigo fazer o registo de propriedade na mesma sem o novo livrete? Se ainda estiver com reserva de propriedade no IRN vão-me dizer que não é possível, senão estiver eu alego que perdi o livrete e faço na mesma o registo de propriadade..

Não podes dizer que perdeste porque isso tem um crédito pelo meio, é um processo complexo.

Salvo erro 63€

Tanto?! Pensava que era menos, porque para transferência de propriedade (65 euros) e extinção de reserva são 90 euros.

Não podes dizer que perdeste porque isso tem um crédito pelo meio, é um processo complexo.

Tanto?! Pensava que era menos, porque para transferência de propriedade (65 euros) e extinção de reserva são 90 euros.

Quando comprei o Corolla, depois de ver que tinha reserva de propriedade nem negociei desconto. Disse que só comprava se fosse o vendedor "particular" a tratar de todo o processo. Acompanhei-o à conservatória e tenho ideia que desembolsou cerca de 120€. Só se envolveu alguma multa da declaração de venda... :confused:

Quando comprei o Corolla, depois de ver que tinha reserva de propriedade nem negociei desconto. Disse que só comprava se fosse o vendedor "particular" a tratar de todo o processo. Acompanhei-o à conservatória e tenho ideia que desembolsou cerca de 120€. Só se envolveu alguma multa da declaração de venda... :confused:

Pode ter sido... porque a única vez que fiz isso paguei 90 euros por tudo.

Voltar
Superior