Problema em Pentium 4

semchumbo

New member
Tenho um Pentium 4 - 2,4Ghz, com 512MB DDR RAM e gráfica Geforce 4MX 420 64MB. O problema é que com certas aplicações a ventilação do processador acelera e parece que o computador fica transformado em turbina. Quando desligo as aplicações problemáticas volta a ficar silencioso. As aplicações são Autocad 2006 ou videos Divx, etc. Qual será o problema? A gráfica tem os drivers actuais. Alguém me ajuda?

Tenho um Pentium 4 - 2,4Ghz, com 512MB DDR RAM e gráfica Geforce 4MX 420 64MB. O problema é que com certas aplicações a ventilação do processador acelera e parece que o computador fica transformado em turbina. Quando desligo as aplicações problemáticas volta a ficar silencioso. As aplicações são Autocad 2006 ou videos Divx, etc. Qual será o problema? A gráfica tem os drivers actuais. Alguém me ajuda?

Uma das razões poderá ser o Cooler (ventoinha) do processador cheia de pó, o que obriga para arrefecer o processador a uma maior rotação, daí o barulho. É tirar e limpar ou aspirar.

Se sempre fez nessas aplicações, poderá colocar uma nova ventoinha melhor, mas salvo erro só nos socket 775 a temperatura do cpu se chegava perto de 65/70 graus.. isto nos antigos agora também são 775 mas trabalham a 40 graus +/-... para menos de origem (isto n interessa saber claro)

Esse deve ser um 478 por isso deverá ser sujidade. Se a gráfica tiver ventoinha também poderá vir daí algum do barulho... Também pode testar sem a lateral do computador, a que, estando de frente para o computador é a do lado esquerdo para ver o que faz.

Obrigado!

Realmente o socket é 478. O cooler do processador foi aspirado e não tem pó. A gráfica não tem cooler, só tem dissipador. O problema poderá estar no aquecimento. Será que preciso de colocar uma espécie de massa termica nova entre o cooler e o CPU?

O barulho muito possivelmente como já foi dito deve advir do aumento da rotação do cooler do processador de modo a o arrefecer, uma vez que o Autocad, é uma aplicação exigente o que origina o aquecimento do processador.

Muitas das vezes o que torna os PC´s barulhentos são as ventoinhas com muito pó, não só as do dissipador do processador, mas todas as outras, placas gráficas, de caixa, da fonte de alimentação, etc...

Se estiver tudo limpo, o mais provável é ser o dissipador do processador, desmonta-o do processador, limpa bem as extremidades do cooler e do processador, aplica uma boa pasta térmica e o assunto deve ficar resolvido, ou então compras um cooler de maior capacidade de modo a arrefecer melhor o processador. :)

Atenção que às vezes é a fonte que faz esse basqueiral!
Mas se for a do CPU faz como já foi dito aqui para fazeres e não te esqueças de meteres uma ou duas gotas de óleo (não mais) de costura, porque com o tempo elas tendem a ficar com o óleo seco, acabando por ficar a rodar sem lubrificação, resultando num maior ruído emitido!

Obrigado a todos!

O ruído vem do aumento de rotação do cooler do processador. Está tudo sem pó... Vou tentar comprar uma massa térmica e depois coloco aqui o resultado!

O problema nos pentium é facilmente resolvivel. É comprar AMD.
Os pentium aquecem muito mais que os AMD, e qdo há aplicacoes que exigem 100% do processador aquecem ainda mais. Isso é normal. Se nao optas por usar WaterCooling, nem comprar AMD, o melhor é comprares um cooler de qualidade, ou arriscas-te ao CPU queimado.

É normal, funcionam todos assim e não existe risco de queimar nem nada parecido... [;)] Se for preciso coloca-se aqui um vídeo em que se retirou um cooler de um P4 e dum AMD, o P4 bloqueou e voltou ao normal quando se colocou o cooler no sitio, o AMD soldou-se à motherboard [:D]

A solução é trocar por algo mais silencioso como o Noiseblocker Bad Boy ou em casos extremos um Swiftech MCX4000 (esta besta aqui) como tive no meu... Era o campeão da desvalorização, vendi-o passado uns 8 meses e só perdi 10 Euros [:D] Aquilo era tão porrreiro que quando passei para watercooling as temperaturas ficaram iguais, só reduziu mesmo o barulho... Também tenho o sistema de watercooling em passivo (sem ventoinhas), só as ligo no verão para jogar por causa do overclock.

Os pentium aquecem muito mais que os AMD, e qdo há aplicacoes que exigem 100% do processador aquecem ainda mais. Isso é normal. Se nao optas por usar WaterCooling, nem comprar AMD, o melhor é comprares um cooler de qualidade, ou arriscas-te ao CPU queimado.

Os core 2 duo aquecem até aos 40º não mais que isso... o normal é 30 e pouco...

Os Pentium 4 Northwood não aquecem nada por aí além, o processador do pc do autor do tópico é um Northwood por isso não deve aquecer muito, os Prescott é que sim, esses aquecem muito e chegam a atingir os 60º, ás vezes mais.

Eu por exemplo, tenho um pc com um Pentium 4 2,4 Ghz com overclock para 3,12 Ghz e o processador não me passa dos 45º/50º a trabalhar a 100% e tenho um cooler bem baratinho. [:D]

Atenção que essas aplicações são muito exigentes para com o processador. No meu portátil quando vejo um DivX a ventoinha também dispara.

Os Pentium 4 Northwood não aquecem nada por aí além, o processador do pc do autor do tópico é um Northwood por isso não deve aquecer muito, os Prescott é que sim, esses aquecem muito e chegam a atingir os 60º, ás vezes mais.

Eu por exemplo, tenho um pc com um Pentium 4 2,4 Ghz com overclock para 3,12 Ghz e o processador não me passa dos 45º/50º a trabalhar a 100% e tenho um cooler bem baratinho. [:D]

Não aquecem nada como quem diz... Se forem bem arrefecidos não aquecem [;)] Eu tinha um 2.4 Northwood overclockado para 2.82 e ele em full não passava dos 50º, tive um 2.0 também Northwood clockado para 2.72 e ele em full também não passava dos 52º, isto aircooled. Com watercooling também lá chegavam, demoravam era mais. Agora ando com um Presc(h)ott e o desgraçado está sempre quentinho e o overclock não é nada por ai... [:D]

Eu sempre fiquei com a ideia contrária.

É normal, funcionam todos assim e não existe risco de queimar nem nada parecido... [;)] Se for preciso coloca-se aqui um vídeo em que se retirou um cooler de um P4 e dum AMD, o P4 bloqueou e voltou ao normal quando se colocou o cooler no sitio, o AMD soldou-se à motherboard [:D]

A solução é trocar por algo mais silencioso como o Noiseblocker Bad Boy ou em casos extremos um Swiftech MCX4000 (esta besta aqui) como tive no meu... Era o campeão da desvalorização, vendi-o passado uns 8 meses e só perdi 10 Euros [:D] Aquilo era tão porrreiro que quando passei para watercooling as temperaturas ficaram iguais, só reduziu mesmo o barulho... Também tenho o sistema de watercooling em passivo (sem ventoinhas), só as ligo no verão para jogar por causa do overclock.
Mostra lá esse video! [:D]

Voltar
Superior