Problema Gravissimo no Motor

karkove

New member
Viva amigos...

Estando eu este tempo todo de viagem e sem tempo para resolver o problema da carrinha VW sharan(estando ela parada na minha ausencia) aqui venho dar novo rumo ao tópico..sabendo por pessoas mais experientes o que pode estar a acontecer.

Dou dar suma ao que se tem passado:

A carrinha comporta-se lindamente em viagens curtas..mantendo a temperatura normal...Conclusão: tudo normal em viagens curtas

Mal entro em auto-estrada tudo muda de figura...basta puchar um pouco por ela...atinge valores preocupantes..chegando mesmo ao limite...e a água por si só é como um camelo a beber....só pata ter uma nosão em aproximadamente 60 quilometros percorridos em auto estrada..no final foram 3 litros que atestei no deposito...

Tambem tendencia para consumir óleo...(6k quilometros 3 litros de óleo) é caso ara dizer que existe valores preocupantes...

Hoje comecei a longa jornada que se adivinha desta recuperação...Fu ao mecânico..e ele tirou o termostato( que por caso não tinha lá grande aspecto) e mandou-m dar uma volta com ela...
Mal puchei um pouco por ela..novamente chegou a valores :confused:

Chegei de novo ao mecanico e expeliquei a situação...e ele disse-me que se tem de desmontar para realmente ver o que ela tem...

pois bem segunda feira lá estou eu de novo....

Mas afinal o que podeirei eu estra á espera ...problema grave sei eu..mas o que concretamente?
para que valores vão essas reparações que referirão?

Será acoselhavel comprar um motor?

Desde Já muito muito Obrigado

Ps: desculpai os erros... sei que tem bastantes mas estava com presa

Última edição:
A beber agua e oleo a esse ritmo prepara-te para abrir o motor...

E muito boa sorte, mas pelo que descreves cá para mim tens ai uma taluda das grandes...

Porque abres um tópico novo sempre que vens falar no problema dessa carrinha? Já devem haver uns 5 abertos.

Quando aqui apresentaste o teu problema pela primeira vez, foi-te recomendado que deixasses de usar a carrinha imediatamente e a levasses o quanto antes a uma oficina.

Quem anda com o carro nesse estado, arrisca-se a ter uma bela conta depois...

Foi o que pensei logo: bloco rachado...

Mesmo não sendo a 2.0TDI, pode haver uma rachadela no bloco... Faz sentido para explicar o problema.

Quando aquece, dilata...

Bom, vamos esperar que o mecânico seja eficiente a fazer o seu trabalho.

Vamos ser realistas e directos: conta com uma factura gorda.

Mesmo não sendo a 2.0TDI, pode haver uma rachadela no bloco... Faz sentido para explicar o problema.

Quando aquece, dilata...

Eu mudaria o "gorda" para "obesa", visto que este mecanicos de hoje em dia na sua maioria gostam imenso de lucrar... Entao sendo um problema no motor mais desculpas vai inventar para ter mudado isto e aquilo... [8b][8b]

Quando aquece, dilata...

Eu não percebo de mecânica, mas ando na escola xD
Aprendi que ao dilatar, as fendas têm tendência a desaparecer. Devido á dilatação :P óbvio.
Neste caso não funciona assim?

Não tenciono de forma alguma estar a ser "mau" com o que disse, é um comentário absolutamente inócuo.

Viva.

De facto já criei alguns tópicos..não 5 como foi referido mas talvez 3

A carrinha é a 1.9 de 115cv.

Sim estou a pensar em valores a rondar os 2000€...?

Pelo que sei...o problema é mais grave se a água já se está a passar para os pistões...
Visto a carrinha em certas manhas não pegar..(ter de se empurar para ela pegar) acho que é uma consequência...não acham?
O meu pai não vai tão longe e diz que é a bateria...mas como é que sei se é uma coisa ou outra?
As luzes dão sempre que rodo a chave..apenas "engasga" quando dou a 2 volta á chave ...será já consequência dessa entrada de água nos pistões?

PS: Já disse e volto a repetir...eu não fiz qualquer quilometro nestes meses visto não estar em Portugal..

Agracedia saber mais opiniões e muito obrigado ás pessoas que me responderam

PS1: Será acoselhavel comprar um motor em 2 mão em bom estado?
Sei que essas compras são sempre uma incognita..mas á maneira de antever se ele é viavel ou não?
Se levar mecânico ele consegue ver isso?

Muito Obrigado

Com tão poucos elementos é dificil vaticinar.

Quantos km tem?

A perda de água pode ser do empanque da bomba de agua, de um tubo roto ou eventualmente junta da cabeça queimada.

Comvem ver se o oleo esta preto ou cinzento. Se estiver cinzento haverá passagem de água para o oleo o que reforça a ideia da junta da cabeça.

O facto de custar a pegar pode ser por várias razoes. A mais grave seria haver agua dentro dos cilindros. Mas pode ser algo mais smples como velas de incandescencia. Se o motor ja estiver muito rodado pode ser tambem falta de compressão por desgaste nos segmentos, ou falta de vedação nas válvulas.

Quanto a custos sem estar a ver o que é, é impossivel dizer, pode ser menos de 2000 mas também pode ser bastante mais...

Viva amigos

A carrinha encontra-se com aproximadamente 186k quilometros.

Vou tentar responder ás perguntas

A carrinha já fez o teste de presão e a água não saiu por qualquer lado..logo no meu entender não deve existir nenhum tub roto.
Quanto ao óleo não encontro nada de anormal

Existe diferenças de comprotamento do motor relativamente á cabeça queimada ou estalada, sem ter que desmontar o motor?

Aponto para cabeça raxada ou queimada...de mal ou menos que seja queimada mas supondo os dois problemas isso irá para que valor + -?

Caso já passe água para os cilindros..um motor usado em bom estado é o aconselhavel não acham?

Viva amigos...tenho uma grande dúvida a colocar...

Quando fui com a carrinha ao mecânico ele tirou o termostato e mandou-me ir dar uma volta sem ele (termostato).
Gostaria de saber o que influencia relativamente o carro sem o termostato?
Averia de aquecer? Não aquecer?

Visto ela andar sem o termostato + - 20 quilometros...com a tempertura nos 50 ou muito próximo disso..mas bastou puchar um pouco por ela a temperatura subiu rapidamente...
Sem o termostato a temperatura deveria ser sempre baixa?

Quando fui com a carrinha ao mecânico ele tirou o termostato e mandou-me ir dar uma volta sem ele (termostato).

Visto ela andar sem o termostato + - 20 quilometros...com a tempertura nos 50 ou muito próximo disso..mas bastou puchar um pouco por ela a temperatura subiu rapidamente...

O meu carro andou algum tempo com o termostato avariado. Estava sempre aberto, o que na prática era equivalente a não o ter. Nestas circunstâncias o carro raramente atingia a temperatura óptima (cerca de 90ºC), andando sempre nos 50/60ºC. Só em grandes filas de trânsito isso acontecia, mas nunca passava dos 90ºC. Agora que já o substituí, em menos de 20 minutos chega à temperatura normal e aí se mantém sempre.

Boas! A beber água/óleo dessa maneira o problema não está no termostato!!! De por onde der. Já te foi dito que o mal está no bloco!!!! Ele há mecânicos...

Voltar
Superior