[Problema] » Luz Acesa no Quadrante.

tiagomaia

Well-known member
Fiat GP 199a2000
1.3mjet 75cv com 175.000km

tenho esta luz acesa no quadrante. Aceitam-se ideias ....

o carro trabalha normalmente...não treme, não perde potência...por isso não creio que sejam injectores nem bomba.
estou inclinado para as velas de incandescência.

O que acham vocês?

Velas deveria ser este:
GlowPlug.jpg

Isso é a luz de motor, se o carro funciona bem pode ser muita coisa, só ligando à máquina de diagnóstico é que ficas a saber com certeza.

sonda lambda ou egr estão também na lista.

EGR foi limpa há pouco tempo... só se for a parte elétrica avariada (aconteceu-me no meu GTC).

espero não ser injectores .... nem bomba.

pergunta estupida...
estes carros dão para fazer o teste dos pedais para ver o erro no velocímetro como na opel, visto se o mesmo motor?

sonda lambda ou egr estão também na lista.

EGR foi limpa há pouco tempo... só se for a parte elétrica avariada (aconteceu-me no meu GTC).

espero não ser injectores .... nem bomba.

pergunta estupida...
estes carros dão para fazer o teste dos pedais para ver o erro no velocímetro como na opel, visto se o mesmo motor?

Não tenho 100% de certeza mas esses testes parecem-me ser funcionalidade fornecidas pela ECU do carro, não basta o motor ser o mesmo.

Verifica as velas, vê se o sistema esta todo limpo, e verifica a sonda lambda, se ela estiver a mandar falsa informação em relação aos gazes, a luz acende pensando ser uma falha na alimentação. Pode também haver uma fuga no escapamento perto da mesmo, antes do catalizador, e a sonda ao receber esses gazes baralha a informação.

Last edited:
Essa luz acesa pode ser resultado de literalmente milhares de erros da centralina.

Se o motor não tem sintomas (pelo menos que tu sintas) liga o carro à máquina e depois diz-nos o erro.

Diagnóstico... como já disseram.

Veut Vert ou outra oficina generalista do género ligam isso ao OBD do carro e tens o tira-teimas. Creio que fica entre os 15 ou 20€.

Tive esse problema duas vezes num Corsa 1.0 Ecotec numa vez era a válvula EGR entupida. Foi limpa com um liquido especifico e ficou outra vez OK. Noutra foi o medidor de massas de ar ou MAF ou caudalimetro.

São avarias relacionadas com os sistemas anti-poluição no carro. Sensores, sondas...

Como já foi dito, há "milhares" de hipóteses para acender esse aviso!

Algumas hipóteses mais ou menos fáceis de verificar:

-Filtro PCV (filtro do respiro na cabeça do motor);
-Filtro do ar;
-Sensor de pressão na régua;
-Injectores;
-Sondas lambda;
-...

Como já foi dito, há "milhares" de hipóteses para acender esse aviso!

Algumas hipóteses mais ou menos fáceis de verificar:

-Filtro PCV (filtro do respiro na cabeça do motor);
-Filtro do ar;
-Sensor de pressão na régua;
-Injectores;
-Sondas lambda;
-...
Os injectores são coisas fáceis de verificar!?

Eu não compreendo porque tentam fazer futurologia e ativam o complicómetro...

Os injectores são coisas fáceis de verificar!?

Eu não compreendo porque tentam fazer futurologia e ativam o complicómetro...

São desde que se ligue ao computador aka "máquina". O mesmo para os sensores.

Não sei das tuas experiências no assunto, mas os erros que ficam registados na centralina nem sempre são copy/paste para a resolução dos problemas [;)]

Não percebi o "complicómetro"...

São desde que se ligue ao computador aka "máquina". O mesmo para os sensores.
Então e ao ligar a máquina não se pode 1º fazer uma pesquisa por erros? Complicómetro é isto...

Não sei das tuas experiências no assunto, mas os erros que ficam registados na centralina nem sempre são copy/paste para a resolução dos problemas [;)]
Complicómetro é partir do presuposto que não ficam registados! Eu sei que pode acontecer, já me aconteceu, os sensores são cada vez mais mas não "apanham" tudo... mas 1º parte-se do mais simples (e invariavelmente mais barato) e vai "evoluindo" até se encontrar o problema. Eu pelo menos faço assim...

Velas de incandescencia não é porque a luz é outra e ainda a semana passada tive que trocar uma vela.

Nada melhor que fazer a leitura e procurar no auto data (pelo menos foi assim que o meu mecânico fez).

Acusou Válvula EGR...estranho porque o carro não faz percursos curtos (faz 50km/dia). Mas mesmo feita a limpeza à 25.000Km...os 175.000Km já se fazem moças.

Já tenho já marcada limpeza para a válvula e admissão. Entretanto vou comprar um bom produto de limpeza da Millers e meter BP Ultimate.

Se não resolver tenho de abrir cordoes à bolsa.

Back