fabiodobill20
New member
Ainda são alguns problemas que dão que pensar. Admira-me como isto é do 3ºano...
A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"
As coisas não são lineares, 1 trabalhador não demora 8 vezes mais tempo que 8 trabalhadores. Depende do que estiverem a fazer [Nem por isso. Percebe-se claramente o que se pretende
Antigamente é que era []
A escolaridade passou a ser obrigatória em 1956 (mas apenas para pessoas do sexo masculino...) até à quarta classe. É natural que apertassem um bocado mais em 4 anos que agora.
Tentar, de alguma forma, desprezar ou minorizar o sistema educacional actual com comparações destas é no mínimo curioso.
É verdade, mas, percebe-se perfeitamente o que é pretendido. Se quisermos ser extremamente rigorosos temos de fazer enunciados de tal maneira extensos que acabam por ser confusos.As coisas não são lineares, 1 trabalhador não demora 8 vezes mais tempo que 8 trabalhadores. Depende do que estiverem a fazer []
Não precisam de ser extensos, têm é que ser minimamente pensados...Se quisermos ser extremamente rigorosos temos de fazer enunciados de tal maneira extensos que acabam por ser confusos.
E se for um trabalhador alemão demora o mesmo que os 8 portugueses. []
Segundo o tal gajo que vocês sabem, claro. []
Não precisam de ser extensos, têm é que ser minimamente pensados...
O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.
"Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite escorrega 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"
Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.[]
Falso problema porque se ele escorrega entao nunca pode subir [:blush:]
já agora, a explicação
no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias
3x - 2(x-1) = 10
3x - 2x + 2 = 10
x = 8
Ora bem, este cálculo presume que o caracol começou a trabalhar de dia...
Caso tivesse começado de noite, seriam precisos 10 dias para completar a tarefa.
Temos assim duas soluções válidas. []
1ºDia - sobe três, desce 2 (1)
2ºDia - (1) sobe três (4) desce 2 (2)
3ºDia - (2) sobe três (5) desce 2 (3)
4ºDia - (3) sobe três (6) desce 2 (4)
5ºDia - (4) sobe três (7) desce 2 (5)
6ºDia - (5) sobe três (8) desce 2 (6)
7ºDia - (6) sobe três (9) desce 2 (7)
8ºDia - (7) sobe três (10) desce 2 (8)
9ºDia - (8) sobe três (11) desce 2 (9)
10ºDia - (9) sobe três (12) desce 2 -> 10
Eu fiz assim...