Problema matemática 3a classe

A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"

Antigamente é que era [:D]

A escolaridade passou a ser obrigatória em 1956 (mas apenas para pessoas do sexo masculino...) até à quarta classe. É natural que apertassem um bocado mais em 4 anos que agora.

Tentar, de alguma forma, desprezar ou minorizar o sistema educacional actual com comparações destas é no mínimo curioso.

A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"

Nem por isso. Percebe-se claramente o que se pretende e não tem nada a ver com a tua galinha[:D]

E se for um trabalhador alemão demora o mesmo que os 8 portugueses. [:D]
Segundo o tal gajo que vocês sabem, claro. [;)]

Antigamente é que era [:D]

A escolaridade passou a ser obrigatória em 1956 (mas apenas para pessoas do sexo masculino...) até à quarta classe. É natural que apertassem um bocado mais em 4 anos que agora.

Tentar, de alguma forma, desprezar ou minorizar o sistema educacional actual com comparações destas é no mínimo curioso.

Não pretendo "minorizar" nada, acho que o ensino atual é claramente superior.
Temos que ter em conta que a 4ª classe era o limite a que a esmagadora maioria podia aspirar e por isso serem muito importantes os conhecimentos adquiridos nesse nível que provavelmente seria o último. Hoje, felizmente, temos um ensino para todos até ao 12º.
Na minha "época" perdia-se a maior parte do tempo a estudar inutilidades, linhas de caminho de ferro (incluindo as das colónias), rios, afluentes e subafluentes, montanhas, Colónias, datas etc. Coisas perfeitamente inúteis, que se podiam consultar em qualquer livro.
Para alguns que acham que antigamente é que era bom, posso dizer que, dos alunos da minha turma que comigo fizeram a 4ª classe, só 5 fizeram o 7º ano (atual 11º). Isto na melhor turma da escola.

As coisas não são lineares, 1 trabalhador não demora 8 vezes mais tempo que 8 trabalhadores. Depende do que estiverem a fazer [;)]
É verdade, mas, percebe-se perfeitamente o que é pretendido. Se quisermos ser extremamente rigorosos temos de fazer enunciados de tal maneira extensos que acabam por ser confusos.

Last edited:
E se for um trabalhador alemão demora o mesmo que os 8 portugueses. [:D]
Segundo o tal gajo que vocês sabem, claro. [;)]

Só que "o gajo" não diz que o trabalho era abrir duas valas iguais e os portugueses tiveram como ferramentas pás e picaretas para abrir a sua vala enquanto o trabalhador alemão abriu a sua com uma retro escavadora posta à disposição pelo seu patrão, depois de devida formação profissional.

Last edited:
O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

"Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite escorrega 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.[;)]

Falso problema porque se ele escorrega entao nunca pode subir [:blush:]

já agora, a explicação

no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

3x - 2(x-1) = 10
3x - 2x + 2 = 10
x = 8

Ora bem, este cálculo presume que o caracol começou a trabalhar de dia...

Caso tivesse começado de noite, seriam precisos 10 dias para completar a tarefa.

Temos assim duas soluções válidas. [:D]

Ora bem, este cálculo presume que o caracol começou a trabalhar de dia...

Caso tivesse começado de noite, seriam precisos 10 dias para completar a tarefa.

Temos assim duas soluções válidas. [:D]

Mas ele de noite só desce, portanto, não pode começar a subir de noite.

Mas eu acho que são 9 dias e não 8...

1ºDia - sobe três, desce 2 (1)
2ºDia - (1) sobe três (4) desce 2 (2)
3ºDia - (2) sobe três (5) desce 2 (3)
4ºDia - (3) sobe três (6) desce 2 (4)
5ºDia - (4) sobe três (7) desce 2 (5)
6ºDia - (5) sobe três (8) desce 2 (6)
7ºDia - (6) sobe três (9) desce 2 (7)
8ºDia - (7) sobe três (10) desce 2 (8)
9ºDia - (8) sobe três (11) desce 2 (9)
10ºDia - (9) sobe três (12) desce 2 -> 10

Eu fiz assim...

Edit: Claro... ao 8o dia já subiu os 10m . Que trolhice a minha. É quase mais um exercicio de atenção do que de matemática [:D]

Last edited:
1ºDia - sobe três, desce 2 (1)
2ºDia - (1) sobe três (4) desce 2 (2)
3ºDia - (2) sobe três (5) desce 2 (3)
4ºDia - (3) sobe três (6) desce 2 (4)
5ºDia - (4) sobe três (7) desce 2 (5)
6ºDia - (5) sobe três (8) desce 2 (6)
7ºDia - (6) sobe três (9) desce 2 (7)
8ºDia - (7) sobe três (10) desce 2 (8)
9ºDia - (8) sobe três (11) desce 2 (9)
10ºDia - (9) sobe três (12) desce 2 -> 10

Eu fiz assim...