Problema no reembolso do IRS

engjaimecosta

New member
O meu como empresário individual este ano teve direito a reembolso. Como já há muitos anos não havia nenhum, não dei conta que o NIB que estava nas finança é o do FINIBANCO que entretanto foi comprado pelo Montepio. Isto deu origem a novo NIB.
Entretanto o meu pai recebe uma carta das finanças a dizer que em 3/07/2014 foi feita a transferência para a conta com o dito NIB. Como é óbvio a o dinheiro não está na conta do meu pai.
Hoje fomos às fianças e eles disseram que a transferência está concluida. Até deram um papel.
Ora ligo para o apoio do Montepio que me informa que a fase de comunicação entre os nib do Finibanco para o Montepio já acabou e que temos de ir às Finanças. Vamos lá outravez e dizem que temos de ir ao banco....

Portanto, segunda-feira terei de ir ao balcão do banco pedir explicações, pois acho que se fosse devolvido a transferência já teria sido feita. Já lá vai mais de 1 mês.

Alguém me pode ajudar como proceder nas finanças ou banco?

Este problema não é igual ao de Nib de conta encerrada, que já aconteceu comigo e foi enviado um cheque para casa.

Tens que ir ao balcão do IRS teu bairro fiscal.
Se ainda não está a transferência "devolvida" e o cheque emitido ou em fase de emissão alguma coisa "encravou" no computador lá deles, e isso só podes tratar pessoalmente no teu bairro fiscal.

Tens que ir ao balcão do IRS teu bairro fiscal.
Se ainda não está a transferência "devolvida" e o cheque emitido ou em fase de emissão alguma coisa "encravou" no computador lá deles, e isso só podes tratar pessoalmente no teu bairro fiscal.

A questão é que tenho a transferência como efectuada....

Penso eu que antes da transferencia para o NIB, há anteriormente uma confirmação por parte do banco da existencia desse NIB[;)] e só depois se dá a transferencia.

Penso que estes reembolsos são feitos directamente junto de cada banco (sem passar pela SIBS), e após o carregamento é transmitido de volta às finanças as rejeições. Provavelmente houve algum erro e esta transmissão não funcionou convenientemente. Como tal:

Pede ao Montepio uma declaração a confirmar que a transferência foi rejeitada (é capaz de não ser feito na hora, pois provavelmente irão ter de averiguar o que se passou)

Caso o Montepio rejeite fazê-lo, faz queixa ao Banco de Portugal atraves do Livro de Reclamações

Após teres essa declaração, leva-a às finanças da tua zona e expõe novamente o problema.

E depois espera sentado...:sh)

Podia dizer para escreveres no livro de reclamações das finanças, mas é desperdicio de tinta... [8b]

As rejeições, como tudo vão parar ao bairro fiscal do contribuinte, aonde são carregado para o sistema central, por isso é que disse para ir à fonte de tudo.

Pede ao Montepio uma declaração a confirmar que a transferência foi rejeitada (é capaz de não ser feito na hora, pois provavelmente irão ter de averiguar o que se passou)...
As declarações passadas pelos bancos são muito caras, tirando uma meia dúzia de tipos diferentes que o sistema passa "sozinho", que são grátis ou baratas, as outras, depende do conteúdo e do banco em causa, mas custam várias centenas de euros no mínimo...
Suponho que a conta do Finibanco no Banco de Portugal já tenha sido fechada, porque os NIB já são inválidos..., basicamente o dinheiro chegou ao Banco de Portugal, se é que chegou, e voltou para trás, e o Montepio nunca "soube" nada acerca deste dinheiro...

Após teres essa declaração, leva-a às finanças da tua zona e expõe novamente o problema.
Foi hoje sábado, portanto foi a uma loja do cidadão, é que na loja do cidadão e nos outros bairros fiscais não tem acesso a nada que esteja de fora do sistema central, só o bairro dele é que tem acesso.

... e após o carregamento é transmitido de volta às finanças
IGCP (antiga Tesouraria).
É o IGCP que faz os pagamentos e os recebimentos e gere as contas correntes do estado, a AT só apurou o valor e deu a ordem para o IGCP lançar.

Back