Problema no sistema AdBlue

VMPM

Well-known member
Espero que se encontrem todos bem!

Bem, parece que desta vez calhou-me a mim o famoso problema do defeito no sistema de AdBlue dos PSA.

Tenho uma Peugeot 308, 1.6 BlueHdi, de 2014. Na semana passada acendeu a luz Service, com a mensagem "defeito no motor" no ecrã tátil, isto imediatamente depois de ter ido atestar com gasóleo. Fui a duas oficinas generalistas e apareceu o erro "sistema de aditivação - nível muito baixo", porém, numa delas apareceu também um erro no sensor Nox e no pré-catalisador. Apesar de o erro referir que o nível de AdBlue está muito baixo, isso não é verdade porque o depósito está cheio.

A minha dúvida é que nos casos em que aparece o famoso problema do AdBlue nos PSA costuma acender a luz do motor e a luz da Urea, com uma mensagem no ecrã tátil a dizer "arranque interdito em xxx quilómetros". No meu caso acende a luz Service com a mensagem "defeito no motor" (sem indicação de arranque interdito).

Um dos mecânicos disse-me que este carro também leva Eolys e que pode ser esse líquido que esteja vazio. Eu já andei a pesquisar, mas não encontro referência desta Peugeot levar Eolys e, também, AdBlue.

Se alguém me conseguir dar umas "luzes" sobre este problema agradecia imenso! Se for o tal problema, terei de substituir todo o sistema de AdBlue e a reparação fica acima dos 1000€.

tens de substituir todo o sistema de adblue?? um ligar a centralina à maquina depois da reposição de fluidos não corrige o problema?

tanto o adblue como o eolys?...

o manual de serviço do veiculo deve indicar tal...bem como a localização do deposito de eolys...

tens de substituir todo o sistema de adblue?? um ligar a centralina à maquina depois da reposição de fluidos não corrige o problema?

o manual de serviço do veiculo deve indicar tal...bem como a localização do deposito de eolys...
Os PSA têm um problema crónico no sistema de AdBlue. Segundo percebi, o sistema acumula demasiada pressão e danifica a bomba que está dentro do depósito. A única forma possível de reparar é substituindo o depósito, bomba e injector, sendo que o custo desta intervenção ronda os 1000€.

Como é que consigo ver se também leva Eolys?
Espreita por baixo por um depósito pequeno junto ao depósito de combustível.

Costuma haver problemas no depósito adblue e no injector de adblue e precisa de substituir tudo.

Espreita por baixo por um depósito pequeno junto ao depósito de combustível.Costuma haver problemas no depósito adblue e no injector de adblue e precisa de substituir tudo.
Amanhã já tento ver se encontro esse depósito.

Novidades:

Em duas máquinas de diagnóstico o erro dado foi o P15B3 - sistema de aditivação nível muito baixo. O AdBlue está cheio e nenhum mecânico conseguiu confirmar se o carro tem Eolys.

Já espreitei na zona do depósito de combustível, mas não consegui ver nada porque a zona está cheia de componentes e resguardos.

Amanhã vou ligar para a Peugeot para confirmar se o carro leva o Eolys.

Corrijam-me se estiver errado mas, todos os PSA com filtro de partículas usam eolys.
O Adblue é para o SRC (Selective Catalytic Reduction) de forma a reduzir as emissões de NOx.

Corrijam-me se estiver errado mas, todos os PSA com filtro de partículas usam eolys.
O Adblue é para o SRC (Selective Catalytic Reduction) de forma a reduzir as emissões de NOx.
Alguns mecânicos dizem que pode ter os dois sistemas, outros juram quase a pés juntos que isso é impossível e que se leva AdBlue não tem Eolys. Confirmar nenhum o fez...

Já tenho uma marcação para a Peugeot amanhã.

Tive problema igual no meu Ex 2008 de 2017, com apenas 30k....
Acabei por despachar, depois de descobrir que o problema é cronico e fica em 900 + iva, que é o deposito do adblue...

Tive problema igual no meu Ex 2008 de 2017, com apenas 30k....
Acabei por despachar, depois de descobrir que o problema é cronico e fica em 900 + iva, que é o deposito do adblue...
Acendeu o Service + mensagem a dizer "defeito no motor"? Ou apareceu a mensagem de "arranque interdito em xxx quilómetros"?

Acendeu o Service + mensagem a dizer "defeito no motor"? Ou apareceu a mensagem de "arranque interdito em xxx quilómetros"?
Era sempre a luz do adblue e a do motor, essa do arranque interdito nunca apareceu...
Mas tanto acendia só uma como as duas, como andava um dia sem nenhuma acender, enfim, parecia uma arvore de natal [:p]

Era sempre a luz do adblue e a do motor, essa do arranque interdito nunca apareceu...
Mas tanto acendia só uma como as duas, como andava um dia sem nenhuma acender, enfim, parecia uma arvore de natal [:p]
Pois, é o que tenho lido. Normalmente, acende a luz da ureia e a luz do motor, mas no meu caso não.

Lembrei-me agora que no plano de manutenção aparece lá que o líquido do aditivo do FAP deve ser controlado em todas as revisões. Presumo que este líquido seja o Eolys, Poweflex, ou outra designação.

Pá, acho que tenho um PSA com eolys e adblue no elevador e amanhã meto aqui um video.

Sobre o teu caso, era só espreitar perto das rodas que vês um depósito ao lado do combustível. Do lado esquerdo acho eu.

Pá, acho que tenho um PSA com eolys e adblue no elevador e amanhã meto aqui um video.

Sobre o teu caso, era só espreitar perto das rodas que vês um depósito ao lado do combustível. Do lado esquerdo acho eu.
Eu ainda andei a ver se encontrava o depósito, mas não vi. Vejo o depósito do combustível e o do AdBlue.

Se conseguires colocar aqui o vídeo agradeço imenso.

Novidades:

O carro tem Eolys e o depósito estava vazio. Está na Peugeot neste momento a reabastecer, devo ir buscá-lo de tarde.

É o que digo, atualmente tiramos um portátil a um "mecânico" de marca e ele fica sem saber o que fazer...que tristeza.

É verdade!

Foram uns 4 ou 5 mecânicos que não se deram ao trabalho de pensar/verificar que o carro podia levar o Eolys.

Ainda ontem estive numa oficina daquelas que há nos centros comerciais é o mecânico foi um arrogante. Em primeiro lugar, disse logo que não existem carros que partilhem os dois sistemas (Eolys e AdBlue), apesar de eu referir que um mecânico da mesma empresa disse que era possível o carro levar as duas coisas. Em segundo lugar, não me deu o mínimo de espaço para explicar o meu ponto de vista (trabalhar ao domingo é chato, eu sei, mas só pedi para ver se o carro tinha ou não o depósito, não pedi nada mais que isso).

Agradecer ao Eblase que foi o único que disse que o carro podia levar os dois líquidos.

Back