Problema - Seat Leon

pedrommfsilva

New member
Bom dia colegas

Tenho um problema com o meu Seat Leon (1.4 a gasolina de 2007 com 65 mil klm.)

Bateria mudada há cerca de 3 anos (uma Tudor).

Como tenho outro carro, o Leon fica na garagem a maior parte do tempo. Por vezes fica 2/3 semanas sem sair da garagem.

Contudo, quando resolvo dar uma volta com ele algo acontece.

Aqui há uns dias peguei no carro para ir ao ginásio.

Ligo o carro, pega a primeira, sem qualquer problema.

Vou até ao ginásio (cerca de 1klm) e a viagem corre bem até lá.

Quando volto, tento por o carro a trabalhar e nada. O carro não pega, ou tem imensas dificuldades em pegar.

O problema é que já não é a primeira vez que acontece.

Pega bem e arranca sem qualquer problema , na primeira vez que o tiro da garagem.

Depois de dar uma volta e a segunda vez que o tento por a trabalhar, tem imensas dificuldades em pegar.

Alguém faz ideia do que posso ser?

Para além do exemplo escrito, que tipo de utilização faz normalmente quando pega nele? Percursos pequenos, viagens longas?

Para além do exemplo escrito, que tipo de utilização faz normalmente quando pega nele? Percursos pequenos, viagens longas?

Geralmente percursos pequenos.

Em relação ao alternador, também já pensei nisso.

Mas se fosse o alternador a não carregar a bateria, não custaria a arrancar quando o ponho a trabalhar pela primeira vez, após algum tempo parado?

É que só acontece depois de uma viagem curta, a segunda vez que o ponho a trabalhar.

Há quem diga que, depois de se por um carro a trabalhar, o alternador precisa de rolar 6 a 8 km para repor a carga gasta no arranque do motor.

Esse carro, as viagens que faz, não chega para recarregar a bateria convenientemente.
Pelo menos de 15 em 15 dias, deverias dar umas valentes voltas com ele.

Boas. Começa por verificar com um multimetro/voltimetro o estado de carga da bateria e se o alternador está a funcionar corretamente (testar com o motor desligado e depois ligar o motor e testar novamente). O esforço exigido á bateria e ao motor de arranque não são iguais para ligar um motor frio ou um motor já quente.
Equaciona tambem a possibilidade de teres o sensor da cambota avariado. Ligar o carro á máquina de diagnostico e verificar.

Back