Problema travões Ibiza sem solução !!!

figon

New member
Tenho um seat Ibiza 1.9D de 93 e há algum tempo que venho sentindo esporádicamente o pedal do travão a perder pressão.. ou seja, quando fazia travagens + prolongadas sentia o pedal a ir para dentro, embora trave bem, perde pressão no pedal. Isto começou a acontecer cada vez com mais frequencia e intensidade..

O mecânico disse que era a bomba central de travão.. meti uma bomba nova e mudei o óleo dos travões.. ficou na mesma...
Depois meti bombitos novos e ficou na mesma...
Depois meti um repartidor de travagem / compensador usado e está na mesma.

O mecânico diz que o repartidor de travagem que comprei usado também não deve estar bom e diz que a solução é comprar um novo mas eu não acredito muito nisso porque o carro de onde saíu o repartidor não tinha muitos kms e acho muita coincidencia também estar estragado, embora possa acontecer !

O que acontece é que entra ar no circuito e por isso é que depois perde pressão mas não há fugas de óleo.. pelo menos visiveis..

Gostaria de obter opiniões do que poderá ser.. será que é o servo-freio?

Embora isso sejam sintomas de servo-freio, verifica se não tens nenhum tubo de travões roto, dificil, se dizes que mudaste tudo, não terem reparado num tubo roto, mas não perdes nada.

Cumps

Pelo sintoma é perda de pressão na tubagem entre o motor e o servo-freio ou o próprio servo-freio.

Num Mercedes que tive acontecia uma perda muito ligeira, mas perceptível, no trânsito de cidade, mais ainda num engarrafamento. Em estrada não havia queixas.

O mecânico mudou o servo-freio e ficou na mesma, mudou as válvulas da bomba de pressão que estava acopolada ao alternador e ficou na mesma.

Como já não havia nada para ver a não ser os tubos, foram verificados e era um tubo que estava estalado. Em estrada não se notava pois a bomba tinha maior rotação conseguia suprir a falta de pressão.

A pressão para o servo-freio é obtida a partir do motor, assim mande verificar minuciosamente os tubos, pois pode ser uma rotura pequena e de difícil detecção.

Se não for os tubos deverá então substituir o servo-freio.

se o pedal vai ao fundo deve-se á bomba central, uma vez k foi trocada só pode ser algum tubo de travão com fuga.

quando a anomalia é do servo-freio o pedal fica duro/rijo! :)

boa sorte e cumps

\m/

se o pedal vai ao fundo deve-se á bomba central, uma vez k foi trocada só pode ser algum tubo de travão com fuga.

quando a anomalia é do servo-freio o pedal fica duro/rijo! :)

boa sorte e cumps

\m/

O do meu pai tinha os mesmo sintomas(pedal "amolecia" e ia ao fundo)e era o servo-freio parido

Já só falta mudar os 4 tubos flexíveis de borracha. Se calhar até se devia ter começado por aí logo a seguir ao óleo novo...

Tens é que trocar a coisa certa !

Tens é que trocar a coisa certa !

também estou com o mesmo problema no meu seat comercial de 93
mas ainda só mudei a bomba. estou a ver que tenho de trocar mais coisas.

Não tens que trocar mais coisas, tens é que descobrir a origem do problema e trocar a peça que está estragada. Trocar tudo fica caro.. o pior é descobrir de onde é o problema.

Eu acho que o proximo passo no meu vai ser trocar o servo-freio!

Tenho um Ibiza FR, e no passado Sábado, em plena auto-estrada, tentei travar pois tinha um camião à minha frente... Pois o pedal não travava... estáva como que "bloqueado"... Ainda pensei em puxar o travão de mão num instinto mas de repente em fracções de milésimos de segundos lembrei-me que não o deveria fazer então reduzi de sexta para primeira até conseguir travar/parar em segurança - obviamente guinando para a faixa da esquerda de onde vinham carros que me devem ter insultado de morte-.

Foi simplesmente alta sensação de pânico!

Hoje o mêcanico tentou junto da SEAT procurar a dita peça (ao que parece o pedal travava mas era preciso fazer uma força que não eu tenho), e a dita peça deixou de ser fabricada (parece-me evidente o porquê!!!!!), e agora o senhor lá me remendou a peça que partiu só que é impossivel... custa-me imenso travar o carro já não é a mesma bombinha...

Eu sempre disse "adoro o meu carro quando é pra travar TRAVA quando é para acelerar ninguém o para"...

Agora, quando é para travar.... DESLIZA.... não tenho força para o travar a fundo confesso... :(

E agora ? Espero pela "paça-que-foi-substituida-mas-ainda-não-sabem-por-qual?"

E a questão coloca-se é que nunca ninguém que eu conheça ouviu um caso semelhante a este.... Sendo defeito de fabrico não deveriam ter (como imensas marcas fazem) chamado todos os carros da série para alterar/melhorar/substituir a peça ?

Tenho um Ibiza FR, e no passado Sábado, em plena auto-estrada, tentei travar pois tinha um camião à minha frente... Pois o pedal não travava... estáva como que "bloqueado"... Ainda pensei em puxar o travão de mão num instinto mas de repente em fracções de milésimos de segundos lembrei-me que não o deveria fazer então reduzi de sexta para primeira até conseguir travar/parar em segurança - obviamente guinando para a faixa da esquerda de onde vinham carros que me devem ter insultado de morte-.

Foi simplesmente alta sensação de pânico!

Hoje o mêcanico tentou junto da SEAT procurar a dita peça (ao que parece o pedal travava mas era preciso fazer uma força que não eu tenho), e a dita peça deixou de ser fabricada (parece-me evidente o porquê!!!!!), e agora o senhor lá me remendou a peça que partiu só que é impossivel... custa-me imenso travar o carro já não é a mesma bombinha...

Eu sempre disse "adoro o meu carro quando é pra travar TRAVA quando é para acelerar ninguém o para"...

Agora, quando é para travar.... DESLIZA.... não tenho força para o travar a fundo confesso... :(

E agora ? Espero pela "paça-que-foi-substituida-mas-ainda-não-sabem-por-qual?"

E a questão coloca-se é que nunca ninguém que eu conheça ouviu um caso semelhante a este.... Sendo defeito de fabrico não deveriam ter (como imensas marcas fazem) chamado todos os carros da série para alterar/melhorar/substituir a peça ?

Já verificaram o Servo-Freio?

Ja testeram a bomba?

Se reparas quando um carro esta parado(desligado) se komeçares a travar o pedal fica duro e o travão fica sem efeito, julgo que isso se deve a não circulação de Oleo dos Travões, uma ves que o motor esta parado, mas uma vez que te aconteceu com o carro a andar e o mecanismo de trabagem a funcionar, podera ser o Servo-Freio ou a Bomba. mas isto digo eu k percebo pouco do assunto.

Antes de começar a substituir peças deviam ter vistoriado as tubagens. Num carro com essa idade não é de estranhar que haja algum tubo danificado. Não custava nada.

Duvido que seja um tubo roto, porque nesse caso sairia óleo de travões por aí e além de se ver o nível do óleo a baixar, ficaria tudo sujo na zona da fuga.

O autor do Post inicial fui eu e depois de mudar óleo de travão, bomba de travão, repartidor de travagem, mudei os bombitos e a partir daí ficou bom.. embora por vezes de manhã, assim que ponho o carro a trabalhar, destravo o travão de mão e coloco logo o pé no travão, é comum o travão ficar duro e o carro descair, não obedecendo ao travão. Mas talvez isso se deva ao facto de eu colocar logo o pé no travão assim que o motor arranca, não dando tempo de ser ejectada pressão no circuito!!

Quanto ao problema da Miss_STRITH, eu aponto para o servo-freio porque a sua função, segundo me foi dito pelo mecânico, é tornar o pedal de travão mais "macio". Se ele fica duro, é porque talvez o servo-freio não esteja a desempenhar a sua função! O meu Ibiza é de 93 e quando tive o problema, fui à seat ver preços e disponibilidade das peças (Servo-Freio, Bomba central de travão) e eles tinham disponibilidade. Acho impossivel que para um Ibiza FR não haja peças.. isso nunca pode acontecer! Como fica a credibilidade da marca? Assim os clientes não voltavam a comprar SEAT porque sabiam à partida que se daqui a meia duzia de anos tiverem um problema, não irá haver peças!

Outra solução para a Miss_STRITH é começar a fazer musculação de pernas..

O autor do Post inicial fui eu e depois de mudar óleo de travão, bomba de travão, repartidor de travagem, mudei os bombitos e a partir daí ficou bom.. embora por vezes de manhã, assim que ponho o carro a trabalhar, destravo o travão de mão e coloco logo o pé no travão, é comum o travão ficar duro e o carro descair, não obedecendo ao travão. Mas talvez isso se deva ao facto de eu colocar logo o pé no travão assim que o motor arranca, não dando tempo de ser ejectada pressão no circuito!!

como assim ?

e se destravares o carro desligado e carregares no pedal do travão ele não trava ?

como assim ?

e se destravares o carro desligado e carregares no pedal do travão ele não trava ?

Trava só nas primeiras bombadas no travão, depois deixa de travar mas o travão fica mole. Normalmente os carros desligados ficam sem travão de pé mas o que me acontece no caso que referi é que o travão fica duro e o carro descai. Por isso é que acho estranho!

nao tens abs portanto...

eu no meu mesmo desligado se destravar deixar andar e travar com o pé ele trava...dai a minha pergunta.

Que oleo usas ? ficou o sistema bem sangrado com a mudança de oleo ? etc etc ?

é que isso aconteceu-me mas foi ter apertado com os travões, o oleo que já nao deve estar nada de especial aqueceu de tal forma que os tubos dilataram etc etc e fiquei o pedal no fundo e sem travoes quase.

nao tens abs portanto...

eu no meu mesmo desligado se destravar deixar andar e travar com o pé ele trava...dai a minha pergunta.

Que oleo usas ? ficou o sistema bem sangrado com a mudança de oleo ? etc etc ?

é que isso aconteceu-me mas foi ter apertado com os travões, o oleo que já nao deve estar nada de especial aqueceu de tal forma que os tubos dilataram etc etc e fiquei o pedal no fundo e sem travoes quase.

O carro não tem abs.

No meu também desligado, se destravar e deixar andar e travar com o pé ele trava mas só trava 1/2/3 vezes, depois começa a falhar.. o pedal começa a ficar mole e a deixar de travar.

Quando tive o tal problema mudei o óleo de travões mas já não me lembro da marca, sei que se estragaram várias garrafas de óleo de tantas vezes sangrar o circuito porque o problema não havia maneira de ficar resolvido! O circuito tinha muita sujidade, saíram borras e tudo.. aquilo já não era óleo nem era nada. O carro tinha cerca de 240.000kms e provavelmente, o óleo nunca tinha sido mudado. Agora ficou limpinho.. e acho que bem sangrado!

Voltar
Superior