problema venda de carro

inigma

New member
Boa tarde amigos, há duas semanas vendi (a um particular) o meu bolinhas um saxo 1.0 de 2000, e eis que hoje me liga o comprador a dizer que o carro tinha a junta da cabeça queimada ou uma rutura na mesma, e que ontem tinha circulado com o carro e hoje estava "morto" sendo que quando ele estava nas minhas mãos não dei por nada fora do normal, a minha duvida e se me devo responsabilizar pela a avaria ou deixar tudo ao custo do comprador.

Boa tarde,

Posso não ser o mais entendido na matéria, mas se a venda foi feita sem nenhum tipo de garantia adicional todas as ocorrências após a compra são da responsabilidade do comprador. Se fosse eu não me responsabilizava pelo trato que o carro possa ter tido nessas duas semanas que podem ter levado a que a junta da cabeça esteja queimada ou partida.

Partindo do principio que entregaste o carro em boas condições quando a venda foi concluida eu nem me chateava com o assunto. É da responsabilidade de quem compra precaver-se na compra de um carro particular. N

Ninguem te garante que nestas semanas que esteve nas mãos dele ele não tenha andado pela autoestrada a rasgar pano e tenha queimado a junta. Problema dele.

Eu não me sentia bem se não tentasse chegar a um acordo que de algum modo compensasse a outra pessoa.
É certo que não é um carro novo, mas convenhamos que vender um carro a alguém e a junta estar queimada passadas 2 semanas é um pouco desagradável no minimo...

se o carro no acto da venda ia em plenas condições e agora do nada foi-se a junta, o que é um bocado estranho, eu mandava o gajo passear, pois ele melhor que ninguém devia saber que não há garantias entre particulares, e o negocio não foi feito as cegas...

portanto manda-o dar uma volta...

se o carro no acto da venda ia em plenas condições e agora do nada foi-se a junta, o que é um bocado estranho, eu mandava o gajo passear, pois ele melhor que ninguém devia saber que não há garantias entre particulares, e o negocio não foi feito as cegas...

portanto manda-o dar uma volta...
Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.
É normal que o antigo dono não soubesse.

Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.
É normal que o antigo dono não soubesse.

e então, 15 dias depois quer batatinhas, andou a apertar com ele, ficou a pé agora está há espera que o vendedor se chegue a frente??? ele que ganhe é juizo...

e então, 15 dias depois quer batatinhas, andou a apertar com ele, ficou a pé agora está há espera que o vendedor se chegue a frente??? ele que ganhe é juizo...

Qual foi a parte de "Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.", que não percebeste?

Qual foi a parte de "Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.", que não percebeste?

e a parte de pensares um pouco, sabes lá se a junta ia ou não com problemas, e não se deu tudo por pura negligência do novo dono, bastou mudar de mãos e pronto já está...

E quem nos diz que nessas duas semanas o comprador não andou a esticar o carro ao máximo?

Manda-o passear, temos pena. Era só o que faltava uma pessoa comprar um carro a outro particular e depois vem pedir justificações. Se não há nenhum acordo de garantia de espécie alguma não tens nada com que te chegar à frente. Se queria garantias ia ao stand.

Já pode ter sido vendido com algum problema, problema esse que era desconhecido do anterior proprietário.
O actual deve ter apertado bem com o carro, porque uma junta queimada não queima de um dia para o outro, mas quando apertas com o motor, normalmente aparecem os sintomas.

Eu não me preocupava com isso, não existem garantias em vendas particulares.

à partida quem vende sabe se o carro tinha algum (grande) problema... Mas no caso de uma junta queimada, se se andar com o carro em percursos pequenos em que mal chega a aquecer, mesmo com uma junta queimada, o carro cumpre... e nunca dá sinal de problemas.

Agora se tu tens plena noção que fazias viagens grandes (basta andar meia hora seguida) e que ele nunca te deu problemas... é porque o gajo andou mesmo a apertar com ele...

o carro era utilizado para fazer cerca de 10km por dia, de ai o meu ligeiro peso na consciência, o unico dia que apertei com ele, foi no dia que fui a inspecção que foi duas semanas antes de vender e tambem não dei por nada... mas duas semanas depois?!

mas sendo comigo tambem deveria de ter dado sinais e nada, nem água, nem oleo sumiam...

Isso nao quer dizer nada.

Agora, ele nao vai conseguir provar, ou sera imensamente dificil, provar que o carro ja tinha o problema quando estava contigo e tu sabias. Pode tentar uma anulaçao de contrato compra e venda, mas sendo particular duvido que isso seja facil ou possivel, ainda mais entregar o bem ''morto'' quando tu o vendeste a funcionar.

Legalmente, tirando a anulaçao de contrato que duvido que seja possivel mas é ver melhor isso, nao tens nada de pagar ou comparticipar seja o que for, somente por uma questao moral ou etica se assim o entenderes.

sendo que o caso aqui era só de consciência, por ter vendido algo que pensava estar bom e depois nao estar, opto por não fazer nada e pronto, se não sabia não tenho razão para me responsabilizar

Voltar
Superior