Bem, antes demais acho que te estás a precipitar um bocado com as coisas que tens para arranjar no carro. Tudo o que falas parecem-me ser problemas "comuns" a todos os E46 e de fácil resolução.
Compraste o carro usado, barato e tens esses problemas, ou já o tens há bastante tempo e isso apareceu agora?
Tenho um 320D, que leva borduada a torto e a direito principalmente em rotundas e sempre se aguentou à bronca, no entanto como sou meticuloso com os carros já tive de lhe mudar umas coisas.
- O que sentes na direcção é só um bater? Se travares a baixa velocidade (mesmo só deixar deslizar) as rodas recuam para trás? Se sim, tens sinoblocos para trocar. No meu meti Meyle HD, mas há quem aconselhe os powerflex (mais complicados de montar). Acaba-se os problemas de direcção e o carro fica mais directo- 100€.
- O barulho que ouves de trás é quando metes mudança e quando aceleras e desaceleras? Se sim, também é comum, e é o cardan do diferencial. Também tive esse problema no meu - 80€ + M.O. desaparece logo o barulho.
- Vidros eléctricos nestes carros é mato rebentar com elevadores, e ruídos parasitas. Há kits de reparação baratos no ebay, e os elevadores também se arranjam a 65€ cada.
- O carro fugir, depende. Chassis rachado, não acredito nunca nisso e sinceramente acho que é "internet" a mais. Acredito que aconteça em casoscomo p.e. 330's, M3, 328's. Outra coisa é um 316 que é o modelo mais fraco e que não dá praticamente para tirar proveito do chassis. O meu 20D levou abusos como já disse, de serra e etc e sempre esteve impecável nesse aspecto. Não digo que não hajam casos, mas são agulha no palheiro, nem de perto nem de longe estes carros se "partem todos". Fogem "por natureza" devido à distribuição de pesos, no entanto não tens sinoblocos só à frente. Os sinoblocos de trás (os grandes) quando perdem a consistência, também fazem o carro fugir nomeadamente em auto estrada. O meu quando detectei esse problema ia lançado em AE e o carro mandou um safanão ficando com o volante virado para outro lado, depois foi ao sítio. Parece que vem uma rajada de vento. Notas este problema por ex a descer passeios com o eixo traseiro se virares para a esquerda a descer um passeio e ouvir um POC vindo de trás do lado direito, é o sinobloco desse lado e vice versa.
- A 5ª custar a entrar, é "normal". O fole da caixa estica todo para meter a 5ª e a própria disposição da caixa leva a isso. Se foi carro de cidade e a 5ª pouco utilizada, ainda poir. O meu problema na caixa é comum a todos os E46, que ocorre quando se mete 5ª em AE, depois quando se para o ponto N fica a puxar para o lado da 5ª, fazendo com que se tenha de andar a fazer pontaria à 3ª. É um "garfo" de aluminio que parte, e custa 20 € na BMW. Tens de desmontar é o cardan e tudo para aceder à caixa. Não sei se acontece o mesmo nos 16i do que nos 20D.
O ralenti não faço ideia.. mas aposto na borboleta da admissão suja? Pior dos casos MAF.
Tudo "problemas" típicos, baratos e de simples resolução. Acho que não te deves preocupar muito.
Cpts