Problemas embraiagem hidráulica?

OFFICER

New member
Boas.

Talvez alguém já tenha passado o mesmo e poderá ajudar nesta questão.

O meu carro tem embraiagem hidráulica, e antigamente a embraiagem pegava a meio do curso, neste momento de um dia para o outro, começou a pegar logo lá em baixo. Está com um curso prai de 1cm no máximo..

Agora a questão é, ela tem afinação automatica, no entanto é possivel afinar no pedal.

De qualquer forma, será a bomba a ir à vida? Ou será que é o fluido que já foi à vida?

Devo afinar o pedal e contradizer esta situação?

Se foi mesmo de um dia para o outro não mexas na afinação, porque vais estar a disfarçar um problema que na verdade deve ser resolvido. A embraiagem pega sempre no mesmo sítio ou umas vezes é mais acima e outras mais abaixo?

Se foi mesmo de um dia para o outro não mexas na afinação, porque vais estar a disfarçar um problema que na verdade deve ser resolvido. A embraiagem pega sempre no mesmo sítio ou umas vezes é mais acima e outras mais abaixo?

Neste momento está sempre a pegar em baixo, no entanto, noto que após algum tempo a andar, já começa a pegar ligeiramente mais acima, perto do sitio dito "normal".

Dai eu estar desconfiado da bomba ou do fluido já estar uma porcaria..

Também podes desconfiar de ter entrado ar no circuito hidráulico (tubos, vedantes, bombas, etc...).

Deves ter uma bomba auxiliar e uma bomba principal. Uma situa-se junto ao pedal da embraiagem e outra junto à caixa de velocidades.

Pelo que relatas uma dessas bombas deve ter perdido o fluído e o curso do pedal alterou-se.

Aconselho-te a tirares o tapete do condutor e as protecções plásticas junto ao pedal da embraiagem e analisares se existe óleo por lá.
Caso esteja seco nessa zona analisa junto à caixa de velocidades.

Ontem estive a olhar bem para o carro, fugas não se vêm...pelo menos que se note. Estive a ver o nivel do fluido da embraiagem e não tenho a certeza se estava a nivel ou não pois aquilo não tem indicadores [8b]

O que é certo é que depois de ver o nivel dei umas valentes bombadas no pedal e quando fui conduzir já pegava mais acima, apesar de que...não era no sitio que era costume, mas estava muito melhor.

Então pode ser ar no circuito.
Convém sangrar isso tudo. Aproveita e substitui por óleo novo.
É trabalho para duas pessoas.

Sim isso de duas pessoas tenho conhecimento, não faço é a minima ideia onde está a purga lol até porque o reservatório está perto da bomba que está na firewall.

Se o comportamento mudou assim com facilidade então é mesmo ar. Por onde entrou é que se tem de descobrir e resolver (acima já foi tudo enunciado). Em boa parte dos carros o fluído da embraiagem é partilhado com os travões, o depósito é o mesmo e é aí que se vê o nível. Outros têm depósitos separados.

Boas.

Talvez alguém já tenha passado o mesmo e poderá ajudar nesta questão.

O meu carro tem embraiagem hidráulica, e antigamente a embraiagem pegava a meio do curso, neste momento de um dia para o outro, começou a pegar logo lá em baixo. Está com um curso prai de 1cm no máximo..

Agora a questão é, ela tem afinação automatica, no entanto é possivel afinar no pedal.

De qualquer forma, será a bomba a ir à vida? Ou será que é o fluido que já foi à vida?

Devo afinar o pedal e contradizer esta situação?

Alguma vez trocaste o oleo dos travões, caso seja partilhado?
A embraiagem hidraulica, afina sozinha, não precisas de andar a regular pedais nem nada disso.
O sistema tem um mecanismo de compensação, face ao desgaste da embraiagem.
Pode ser o oleo, já não estar em condições ou alguma das borrachas da bomba que morreu ou para lá caminha.

Last edited:
Alguma vez trocaste o oleo dos travões, caso seja partilhado?
A embraiagem hidraulica, afina sozinha, não precisas de andar a regular pedais nem nada disso.
O sistema tem um mecanismo de compensação, face ao desgaste da embraiagem.
Pode ser o oleo, já não estar em condições ou alguma das borrachas da bomba que morreu ou para lá caminha.

O meu tem um copo ao lado mais pequeno, ou seja, tem um para travões e um para embraiagem.

Eu tinha conhecimento da afinação automatica, no entanto no manual refere como regular o pedal manualmente, tem 2 parafusos mas penso nem ser necessário efectuar nada no pedal, cheira-me mais a uma bomba marada ou talvez como referem ser ar no circuito ou o fluido já ter dado o que tinha a dar...tenho o carro há 2 anos e nunca troquei fluidos dos travões ou embraiagem :sh)

Tendo em conta que o carro é de 1995..... [:)]

Qual seu carro?

Se for VAG e o acionamento for hidráulico, um dos dois atuadores da embreagem deve ter pedido o céu.

Já trocou o fluido de freio?

Nos VAG com embreagem hidráulica, não há regulagem do pedal de embreagem. Mesmo o kit gasto pelo tempo(provavelmente o seu é de origem), o pedal não muda de posição.

É um Honda civic [;)] nada dessas mariquices alemãs [:p]

Hoje aconteceu outra diferente.

Peguei no carro de manhã e lá estava o pedal mole...só pegava a embraiagem lá mesmo em baixo. Passado um bocado de andar, já começou a estabilizar, ficando mais rijo (como era normal) e a pegar mais acima.

Será falta de pressão na bomba? Começo a desconfiar do fluido mesmo...

Se óleo de travões/embraiagem não for trocado com a regularidade preconizada, a presença de humidade (água) no fluído, começa a deteriorar o circuito e os seus componentes.

Os Hondas dessa época, trocavam o óleo de travões embraiagem a cada 24meses/40000km, se a memória não me falha.

A troca é para os 2 circuitos: embraiagem e travões.

Com essas mudanças tão rápidas continuo a insistir: tu tens ar no circuito e precisas de descobrir onde está a entrar e substituir as peças defeituosas. O resto é entreter.

Back