Problemas num alfa 146 1.4 boxer

nitrous

New member
Boas noites pessoal. Tenho um Alfa Romeo 146 1.4 boxer de 96, tendo-o adquirido há um ano. Desde início reparei que não desenvolvia de todo mas, após a substituição do cabo de acelerador (que estava partido) ficou bem melhor.Já trazia algumas alterações,entre elas um filtro de ar cónico (não me lembro da marca), velas de 4 polos, barra aa da sparco, jantes "especiais" de 14 polegadas com pneus 185/60, escape de rendimento (que neste momento está desmontado), valvulas modificadas, transmissão do alfa 33, etc. Ou seja, supostamente deveria estar a andar bem. A direito ou a descer, anda lindamente, o problema é nas subidas. Em primeira e segunda, desenvolve bem, mas assim que meto a terceira, já começa a perder força e, a nao ser que vá acima das 4500/5000 rpm, demora muito a aumentar a velocidade (estou a falar de subidas com relativamente pouca inclinação). O que um mecânico me apontou foi falta de compressão, o que, como a maioria aqui do forum sabe, em ter de trocar os pistons e segmentos. Para ajudar à festa, ultimamente o pedal da embraiagem prendia de vez em quando, ficando em baixo (situação muito chata) e comecei a ver um ligeiro fumo branco a sair pela zona do guarda-lamas esquerdo. Ontem fui a um amigo mecânico e ele disse que esse fumo, por não vir de mais lado nenhum, quase de certeza que tem a ver com o facto da embraiagem estar a acabar. Eu não percebo nada de mecânica automóvel, mas penso que faz sentido, porque com o carro parado e ligado durante vários minutos e dando umas aceleradelas, não há fumo nenhum.
Isto tudo para vos perguntar: Tendo eu dado 1300 euros pelo carro, e tendo ainda as 4 jantes originais com pneus, mais um aileron "racing" que tirei no proprio dia em que adquiri a viatura, mais o escape de rendimento, e vendo bem as alteraçoes que estão instaladas, devo arranjar os problemas (segmentos e embraiagem) ou vendê-lo no estado em que está? É que eu adoro o carro, para além de ser confortável e beber pouco quando não piso demais, faz o barulho mais lindo que já ouvi em carros "normais" (subarus, hondas ou afins alterados, ou ferraris não contam[:p]). Por onde passo, não há como passar despercebido, no bom sentido, claro.

Já agora, um pequeno aparte: imaginando que arranjo os problemas do carro, gostaria de saber se é possivel instalar um sistema turbo. Sinceramente, não ligo a velocidades máximas, mas adoro sentir a força dum motor. Vi à venda no ebay um sistema completo que, aparentemente, é próprio para o meu modelo, aqui está o link (peço desculpa se não for permitido, sou novo no forum..:confused:): Alfa Romeo 146 T3T4 TurboCharger Turbo Kit: eBay Motors (item 260481856047 end time Oct-19-10 11:37:50 PDT)
Será que é possivel instalá-lo? Não daria problemas? E a instalação seria relativamente simples para um mecânico?

Muito obrigado a quem ler este (enorme) texto e me ajudar. Cumprimentos[:cool:]

O ser segmentos ou não verica-se bem e rapidamente com um teste de compressão...

O 146 é mais pastelão comparado com o 33 com o mesmo motor, é um bocado mais pesado, e é mais cortado por causa de poluir menos, se dizes que para puxar tem de estar acima das 4500, a cheira-me que está a andar o que devia, e que não ha problema nenhum com o carro...

Quando ao pedal da embraeagem ter ficado em baixo quase de certeza que foi alguma das bombas de embraeagem que foi á vida, muda as duas que isso é barato, +- 50€ as duas...

Confesso que não sou "alfista", mas falo com eles[;)].
E de facto quem tem um alfa - então dessa geração dos "33", "146" - adora o carro e não quer outra coisa.
Pelo que contas o teu carro já vinha com algumas (muitas!) modificações. Já passou seguramente por muitos "redlines" e outros "esticanços", pelo que o motor provavelmente já poderá estar a ressentir-se. E penso que em matéria de resistência à fadiga esses motores não serão do melhor que há...
Por isso não custa nada fazeres o tal teste de compressão.
Em relação ao kit turbo, bem, aí é outra conversa.
Eu não vejo como é que um motor que foi projectado para funcionar com cargas de 90 cv (é o que o teu carro tem, não é?...), poderá funcionar com cargas de 120, 130 ou até mais. Quer dizer, funcionar, funciona. Mas não esperes fazer muitos kms...
Os motores boxer 4 cil. dos alfas cativam pela sonoridade e pelo "nervo" que apresentam desde baixos regimes, porque aquilo é um motor para carros de corrida, a verdade é essa. Sinceramente, penso que a montagem de um kit turbo iria desvirtuar completamente o carro...
Boa sorte com o alfa![kiss]

O ser segmentos ou não verica-se bem e rapidamente com um teste de compressão...

O 146 é mais pastelão comparado com o 33 com o mesmo motor, é um bocado mais pesado, e é mais cortado por causa de poluir menos, se dizes que para puxar tem de estar acima das 4500, a cheira-me que está a andar o que devia, e que não ha problema nenhum com o carro...

Quando ao pedal da embraeagem ter ficado em baixo quase de certeza que foi alguma das bombas de embraeagem que foi á vida, muda as duas que isso é barato, +- 50€ as duas...

O teste de compressão foi feito antes de substituir o cabo do acelerador, e deu valores estúpidos, começando o primeiro cilindro com qualquer coisa como 1,5 e crescendo até 5 no quarto. :confused: De qualquer das maneiras, o carro dá 200 na boa, e chega lá razoavelmente rápido, o problema é mesmo nas subidas, como já disse..

Quanto à situação da embraiagem, quem me dera que fosse esse o problema, mas assim fico sem perceber de onde vem o fumo branco...:confused:

Confesso que não sou "alfista", mas falo com eles[;)].
E de facto quem tem um alfa - então dessa geração dos "33", "146" - adora o carro e não quer outra coisa.
Pelo que contas o teu carro já vinha com algumas (muitas!) modificações. Já passou seguramente por muitos "redlines" e outros "esticanços", pelo que o motor provavelmente já poderá estar a ressentir-se. E penso que em matéria de resistência à fadiga esses motores não serão do melhor que há...
Por isso não custa nada fazeres o tal teste de compressão.
Em relação ao kit turbo, bem, aí é outra conversa.
Eu não vejo como é que um motor que foi projectado para funcionar com cargas de 90 cv (é o que o teu carro tem, não é?...), poderá funcionar com cargas de 120, 130 ou até mais. Quer dizer, funcionar, funciona. Mas não esperes fazer muitos kms...
Os motores boxer 4 cil. dos alfas cativam pela sonoridade e pelo "nervo" que apresentam desde baixos regimes, porque aquilo é um motor para carros de corrida, a verdade é essa. Sinceramente, penso que a montagem de um kit turbo iria desvirtuar completamente o carro...
Boa sorte com o alfa![kiss]

Sim, o meu de origem tem 90 cv. Tem algumas modificaçoes, mas nao deve andar longe desse valor devido à idade que já tem... De qualquer das maneiras, ainda não fiz um teste num banco de potência (ou lá como se chama [:D]). Pois, percebo o que queres dizer, talvez seja muita potência para aquilo que o carro está preparado. A última coisa que eu quero é estragar o meu querido alfa [:)]

passando a parte em que me ri que nem um parvo ao ver um americano (povo que nao sabe conduzir carros, muito menos se forem manuais) a estragar um carro americano (que para mim valem zero), fiquei elucidado com o facto de a embraiagem poder deitar fumo. Obrigado pelo esclarecimento. Agora, outra dúvida: o fumo e o facto do pedal prender de vez em quando, poderá querer dizer que a embraiagem precisa de ser mudada, ou poderá , como ja foi sugerido, ter a ver com as bombas de embraiagem?

Mas como é que ele fez aquilo?

Sinceramente não consigo entender!

O burnout é a coisa mais fácil de fazer.. Prego a fundo e levantar de repente.. E lá vai ele a derrapar.. Queima um bocado a embraiagem.. Mas daí a deitar fumo por lá?!

Pelo histórico aqui relatado do carro, esse carro já foi bem escafiado!!!!:(
Por isso o mais provavel é teres o motor nas "lonas"[;)]

pois, é capaz.. só que nunca faz barulhos estranhos, nunca tinha deitado fumo, nunca foi abaixo sem motivo, enfim, nunca mostrou estar a dar o berro, simplesmente demora a desenvolver nas subidas...

pois, é capaz.. só que nunca faz barulhos estranhos, nunca tinha deitado fumo, nunca foi abaixo sem motivo, enfim, nunca mostrou estar a dar o berro, simplesmente demora a desenvolver nas subidas...

Boas!
Isso de demorar a desenvolver nas subidas é relativo.
Em que mudança vais? A que velocidade? A que rotação? O carro está cheio ( pessoas, gasolina)? Estás a ver a ideia?
Quanto ao fumo penso que será da embraiagem, muito provavelmente das bombas como alguém já referiu.
Fica bem!

Boas!
Isso de demorar a desenvolver nas subidas é relativo.
Em que mudança vais? A que velocidade? A que rotação? O carro está cheio ( pessoas, gasolina)? Estás a ver a ideia?
Quanto ao fumo penso que será da embraiagem, muito provavelmente das bombas como alguém já referiu.
Fica bem!

Por exemplo, a ligeira subida na IC19 a seguir à recta do Hospital Amadora-Sintra, antes da recta do Estado-Maior da Força Aérea, se for a 80 na 4a mudança, demora séculos até começar a subir nas rotações. Mesmo quando meto a 3a, continua a demorar um bocado... Isto apenas comigo como ocupante e menos de meio depósito de gasolina. Para alguns até pode parecer algo normal para um motor 1.4 e com 8 válvulas, mas parece-me estranho uma vez que quando ando a direito é bastante rápido..:confused:

Quanto ao fumo, espero mesmo que seja da bomba, sai bem mais barato[:p]

confirma-se, fui ao mecânico e é preciso substituir a bomba de embraiagem[;)]

edit: fogo, também é preciso mudar a bomba de direcção, é daí que vem o ligeiro fumo.. Anda-me a secar o óleo de direcção todo, de 3 em 3 dias tenho de "atestar"... Alguém me sabe dizer o valor aproximado duma bomba destas usada? É que nova é um preço proibitivo..

Última edição:
Voltar
Superior