Problemas peugeot 106 xsi

nightrider

New member
Bom dia, não sei se me podem ajudar, mas se puderem agradecia, eu tenho um peugeot 106 xsi de 96 e o problema é o seguinte ou melhor problemas...., no tempo de calor o meu volante ao virar a direcção ou a manobrar faz um ruido de como se tivesse penro, sem oleo,mas bastante ruido, como se tivesse a roçar em plástico,sabem me dizer o k poderá ser isso? O outro problema é o ponteiro do oléo que já não sobe para nada, nem quando se liga a chave na situaçao em que o ponteiro desce e sobe rapido nem em andamento, já não marca nada? Se me puderem ajudar agradecia!
Obrigado

Pessoal dos xsi, deem aqui uma ajuda!
Há aqui mta gente q já teve, e outros q ainda teem carros destes.

Bom dia, não sei se me podem ajudar, mas se puderem agradecia, eu tenho um peugeot 106 xsi de 96 e o problema é o seguinte ou melhor problemas...., no tempo de calor o meu volante ao virar a direcção ou a manobrar faz um ruido de como se tivesse penro, sem oleo,mas bastante ruido, como se tivesse a roçar em plástico,sabem me dizer o k poderá ser isso? O outro problema é o ponteiro do oléo que já não sobe para nada, nem quando se liga a chave na situaçao em que o ponteiro desce e sobe rapido nem em andamento, já não marca nada? Se me puderem ajudar agradecia!
Obrigado

Relativamente ao ruido na direcção, só investigando de onde vem o ruido, pode ser da coluna da direcção ou mesmo da cava da roda.
Em relação o manometro do oleo, quando comprei o meu 106 xsi, já o manometro não marcava a leitura da temperatura, somente fazia o diagnostico inicial (subida e descida rápida do ponteiro). Mandei arranjar no concessionario da peugeot na estrada da luz e deu barraca, o ponteiro da gasolina ficou torcido, o ponteiro da temperatura da agua ficou meio preso e o ponteiro da temperatura do oleo ficou a marcar valores muito altos. Resultado, já troquei o painel de instrumentos, mas agora tem o sintoma do ponteiro da temperatura do oleo uma vez por outra não dar qualquer leitura momentaneamente. Sei que tenho 2 fios enchertados mas o que estão lá a fazer não sei (deve ser mais uma invenção fatelosa dos nabos da oficina da peugeot da estrada da luz). Será mau contacto ? não sei. Neste momento não faz o sobe e desce rápido do ponteiro do oleo, só mostra o nivel do oleo, mas mal.

Diagramas do oleo no 106

Diagramas do oleo no 106

Diagramas dos sensores do oleo no motor do mostrador no painel de instrumentos. Falta o diagrama do circuito eletrico, depois mais tarde tento.

engine_oil_sensors.jpg

Painel_Instrumentos.JPG

Last edited by a moderator:
Boa Tarde, não sei se me podem ajudar, mas se puderem agradecia, eu tenho um peugeot 106 xsi de 96 e o problema é o seguinte ou melhor problemas...., no tempo de calor o meu volante ao virar a direcção ou a manobrar faz um ruido de como se tivesse penro, sem oleo,mas bastante ruido, como se tivesse a roçar em plástico,sabem me dizer o k poderá ser isso? O outro problema é o ponteiro do oléo que já não sobe para nada, nem quando se liga a chave na situaçao em que o ponteiro desce e sobe rapido nem em andamento, já não marca nada? Se me puderem ajudar agradecia!
Obrigado

quanto ao volante nao sei...pode ser mesmo falta de lubrificaçao...

o ponteiro...é o quadrante avariado...tens de desmontar isso tudo e ver se esta alguma coisa desligada...mas aconcelho-te a levar o carro á peugeot

Last edited by a moderator:
quanto ao volante nao sei...pode ser mesmo falta de lubrificaçao...

o ponteiro...é o quadrante avariado...tens de desmontar isso tudo e ver se esta alguma coisa desligada...mas aconcelho-te a levar o carro á peugeot

Aconselho que vá à peugeot, mas não de todo à oficina da estrada da luz que foi aonde o levei, pois o mais certo é vir de lá com o painel de instrumentos com umas agulhas muito artisticas (torcidas), depois disso comprei um painel em segunda mão para conseguir ficar com aquilo em condições. Na Peugeot, fui informado que o painel já não é fabricado e se hovesse rondavam os 400 euros. Consegui comprar um já usadado a trabalhar correctamente por 200 euros não na peugeot, mas numa oficina dum individuo que é mecanico e arranja peugeot 106 (entre outras coisas). Se quizer, entre em contacto comigo e eu empresto o meu quandrante antigo, para ver se a dificiencia é no quandrante ou despistar se é o proprio sensor ou problerma na propria fiação.

eu 1º verificava o sensor... chantas os dois terminais da ficha e se o ponteiro subir ao máximo então tens o sensor avariado, se tal n acontecer tudo indica ou cablagens maradas ou mesmo o quadrante estragado...

cumps \m/

eu 1º verificava o sensor... chantas os dois terminais da ficha e se o ponteiro subir ao máximo então tens o sensor avariado, se tal n acontecer tudo indica ou cablagens maradas ou mesmo o quadrante estragado...

cumps \m/

Será que é recomendavel chantar os 2 terminais da ficha do sensor ? Isso não irá queimar a parte eletronica do manometro da temperatura/ nivel do oleo que se encontra dentro do quadrante do painel de instrumentos ? Eu pessoalmente nunca experimentei.

Acho que o mais correcto seria ler com um multimetro os valores nos terminais da sonda (a resistencia), com a ficha desligada. Com a ficha ligada, ler a diferença de potencial entre os 2 terminais, com o motor ligado e depois tambem com o motor desligado. Outro teste será montar um outro quadrante e ver o que acontece com o manometro do oleo.

Back