Processo de estupidificação em curso

jfangio

Suspenso
O novo mundo está aí!

O paradigma com o digital alterou, textos longos, nem pensar! As pessoas gostam de consumir vídeos de no máximo 10s ou frases em jeito de slogan, ávidos de um reforço positivo imediato. Resulta numa redução da capacidade de atenção, foco e abstração. O padrão de consumo alterou para conteúdos superficiais e sensacionalistas que validam no imediato o sistema de crenças de cada um.

Quando paramos para observar uma qualquer rede social ou outro do tipo com muitos participantes, começa-se a observar uma espécie de anti-intelectualismo, há mesmo uma repulsa por quem usar de lógica e discernimento. É uma forma de estar que sustenta fundamentalismos, religiosos, políticos ou outros.

Temos então uma sociedade cada vez mais estupidificada que despreza o conhecimento e desvaloriza a educação formal, quem nunca ouviu a celebre frase “nunca precisei do teorema de Pitágoras para viver”. Desprezam a ciência médica, preferem o romantismo de alguém que tem a panaceia para todos os males, seja ela em forma de taças tibetanas, ervas ou uma alimentação de carne crua. As teorias de conspiração crescem e florescem e há-as para todos os gostos e assuntos.

O ChatGPT, passou a fazer a vez do cérebro, sem filtro, inevitavelmente ajudando à crescente estupidificação em curso.

Este fenómeno vem de mãos dadas com a brutificação da sociedade, cada vez mais visível nas ruas, no transito, ou até mesmo enquanto somos clientes de um qualquer serviço/estabelecimento.

Há vários estudos concluídos e em curso (atacados pelo anti-intelectualismo naturalmente) sobre a inversão do efeito flynn, Portugal sofre do mesmo mal que o resto do mundo desenvolvido.

Mais uma vez neste fórum, ressalto o filme Idiocracy de 2006, uma sátira sobre a sociedade do futuro aos olhos da sociedade de 2006, que num espaço de 20 anos começa a parecer-se mais com um documentário do que com uma comédia satírica.

Não vislumbro forma de inverter esta tendência, e como a história recente da humanidade nos ensina, só esbarrados contra uma parede se muda o paradigma.

O problema é a imprevisibilidade de até onde isto vai!

(este texto não foi escrito pelo chatgpt:confused:)

simpsons-grandpa-simpson.gif

"Old Man Yells at Cloud" is a popular meme from "The Simpsons," representing outdated opinions and resistance to change.

Origin of the Meme

The phrase "Old Man Yells at Cloud" originates from a scene in the 2002 episode of "The Simpsons" titled "The Old Man and the Key." In this episode, Abe Simpson, the grandfather of the main character Homer Simpson, is seen angrily shaking his fist at a cloud while holding a newly issued driver's license. The scene is accompanied by a faux newspaper headline that reads "Old Man Yells at Cloud," which has since become a widely recognized meme.

Meaning and Usage
The meme is often used to poke fun at individuals who express cranky or outdated opinions, particularly about modern trends or changes in society. It serves as a humorous commentary on people who complain about trivial matters or resist new ideas, often reflecting a generational divide.

Cultural Impact
Since its inception, the "Old Man Yells at Cloud" meme has been repurposed in various contexts across the internet. It is frequently used as a reaction image or template, where users modify the headline to reflect their own grievances or observations about contemporary issues. The meme gained traction in the late 2000s and has remained popular in internet culture, often appearing in discussions about generational differences and societal changes.

In summary, the "Old Man Yells at Cloud" meme encapsulates the humorous frustration of those who feel out of touch with modernity, making it a relatable and enduring part of meme culture.

https://knowyourmeme.com/memes/old-man-yells-at-cloud

provavelmente escrito pelo chatGPT [:D]

provavelmente escrito pelo chatGPT [:D]

Tens uma noção estranha de modernidade! Se era isso que querias criticar, repara que não há nenhuma critica no meu texto à evolução, só mesmo a involução.
Mas se pensas que o que apontei é evolução, então o meu post ganha ainda mais preponderância. [:D]

Eu não gosto de ser tão pessimista. Existe pessoas que estão sendo contaminadas por essas tecnologias de maneira negativa. Mas também existe pessoas inteligentes, que pensam por si mesmas, que consomem cultura. Existe países onde as pessoas enfrentam dificuldades e mal tem acesso a tecnologia. Essas seguem frequentando a biblioteca, lendo jornais. Países onde todo mundo tem acesso talvez seja pior. Eu uso a inteligência artificial para fazer trabalhos, pesquisas. Eu resumo a matéria, uso para estudar. Criar questões. Não devemos ver somente o lado negativo das coisas. Tem pessoas que abusam e utilizam mal a plataforma. Outras não. Eu achei a inteligência artificial algo magnífico. Eu adorei.

Eu não gosto de ser tão pessimista. Existe pessoas que estão sendo contaminadas por essas tecnologias de maneira negativa. Mas também existe pessoas inteligentes, que pensam por si mesmas, que consomem cultura. Existe países onde as pessoas enfrentam dificuldades e mal tem acesso a tecnologia. Essas seguem frequentando a biblioteca, lendo jornais. Países onde todo mundo tem acesso talvez seja pior. Eu uso a inteligência artificial para fazer trabalhos, pesquisas. Eu resumo a matéria, uso para estudar. Criar questões. Não devemos ver somente o lado negativo das coisas. Tem pessoas que abusam e utilizam mal a plataforma. Outras não. Eu achei a inteligência artificial algo magnífico. Eu adorei.

A causa não é a IA.
Há muitas causas apontadas, mas sobre a IA a causa é o mau uso da tecnologia e não a tecnologia, mau uso esse, influenciado por outras causas mais sociais e culturais, como o facilitismo e imediatismo.

[:)] [:p]

O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante dos idiotas alimentados primeiro na wikipédia, e mais recentemente no chatgpt
​​

Tens uma noção estranha de modernidade! Se era isso que querias criticar, repara que não há nenhuma critica no meu texto à evolução, só mesmo a involução.
Mas se pensas que o que apontei é evolução, então o meu post ganha ainda mais preponderância. [:D]

ao longo da História, todas as gerações mais velhas acharam que as gerações mais novas eram mais estúpidas, mais impulsivas e menos preparadas, e que a nova tecnologia traria mais problemas que soluções - este fenómeno não é novo.

mas quando se olha para a História com o distanciamento suficiente, percebe-se que é o contrário - a civilização e o conhecimento humano avança continuamente, na direcção certa, e isto resulta constantemente em mais avanços tecnológicos e melhoria global da qualidade de vida.

e é este o significado do "old man yells at cloud".

ao longo da História, todas as gerações mais velhas acharam que as gerações mais novas eram mais estúpidas, mais impulsivas e menos preparadas, e que a nova tecnologia traria mais problemas que soluções - este fenómeno não é novo.

mas quando se olha para a História com o distanciamento suficiente, percebe-se que é o contrário - a civilização e o conhecimento humano avança continuamente, na direcção certa, e isto resulta constantemente em mais avanços tecnológicos e melhoria global da qualidade de vida.

Concordo!

Estás a falar sobre outra coisa. Aqui não estamos a discutir achismos das gerações mais velhas de um ponto de vista filosófico (há vários autores a falar sobre esse assunto), que tem mais que ver com as gerações mais velhas que com as mais novas.
Quando olhamos para a história, conseguimos perfeitamente perceber o que trouxe avanços e o que trouxe recuos. Deverias saber isso muito bem, tantas são as vezes que criticas a história do comunismo (e bem).

O que agora temos é mais um movimento sociológico, com implicações claras na sociedade e no individuo, e, também decorrente da evolução (não da involução) hoje percebemos cientificamente e de forma mensurável que os teus filhos (se os tiveres) inverteram a tendência da evolução da inteligência humana. Os teus filhos não é literal, é uma representação das gerações mais novas da atualidade, não vá ficares ofendido.

De forma mensurável, a sociedade (como um todo) está a ficar mais estupida, independentemente dos avanços tecnológicos que felizmente e bem continuam a aparecer.

Alguns desses avanços tecnológicos, são parte da estupidificação da sociedade como um todo, não pela tecnologia, mas pela má aplicação da tecnologia. São claramente exemplo disso os tiktok's e semelhantes.

Já não consigo ver videos no Youtube com duração de mais de 5 minutos. A menos que sejam de quem sigo há mais tempo e com quem interagi e mantenho genuíno interesse.
Nunca liguei a mínima a influencers, tal como aqueles videos tipo "5 minute hacks".
Cada vez mais me fartam as redes sociais e a cultura do exibicionismo supérfluo.

Já não consigo ver videos no Youtube com duração de mais de 5 minutos. A menos que sejam de quem sigo há mais tempo e com quem interagi e mantenho genuíno interesse.
Nunca liguei a mínima a influencers, tal como aqueles videos tipo "5 minute hacks".
Cada vez mais me fartam as redes sociais e a cultura do exibicionismo supérfluo.

Estás a querer dizer que os influencer de rede social trabalham com a estupidez da audiência?

Pedi ao chatgpt para responder a mais este devaneio:

"A civilização em queda livre e tu a travá-la com textões no fórum — sempre entre o café das 10 e a saída às 16. Brilhante."
"A educação morreu, a ciência está sob ataque… mas calma, o funcionário público do Fórum motorguia já escreveu o seu manifesto entre carimbos e cafes. Das 10 às 16, claro.

[:)]não é que o bicho está a ficar esperto!![:D].

A causa não é a IA.
Há muitas causas apontadas, mas sobre a IA a causa é o mau uso da tecnologia e não a tecnologia, mau uso esse, influenciado por outras causas mais sociais e culturais, como o facilitismo e imediatismo.

Tudo bem usando corretamente não vejo o problema. E a vida de hoje está muito corrida. Alguns talvez recorrem a inteligência artificial por preguiça. Poderiam pesquisar manualmente. Outros por falta de tempo. A nossa vida nunca esteve tão corrida como hoje. Cursos, empresas querem tudo de imediato, para ontem. E a própria inteligência artificial adverte que algumas respostas podem estar erradas. Eles não enganam ninguém. Eu adoraria conseguir calcular tudo a mão porque as provas de concurso público exigem isso e você perde o hábito. Só que em uma empresa que por exemplo tem um monte de cliente, poucos funcionários, ou você sozinho não tem como ficar calculando a mão. Tem que usar calculadora. Eu adoraria ir até a biblioteca e continuar pegando livros. Só que a passagem é cara. Acabei aderindo totalmente a tecnologia. Algo triste eu sinto muita falta de livros. Mas fazer o que. Então existe vários fatores. É até triste ver como as bibliotecas estão vazias. Mas fazer o que. Passagem caríssima de ônibus.

Outro estudo interessante debruça-se sobre o uso dos telemoveis (redes sociais, streaming, etc) e o impacto na personalidade das pessoas.

image.png

O traço de personalidade conscienciosidade no percentil 30 para a idade 16-39! Pessoas com baixa conscienciosidade ​são normalmente desorganizadas, sem foco nas metas, procrastinadoras e evitam tarefas difíceis.

Voltar
Superior