Professores? Bolonha? Vão todos pó.....

apagdo

New member
Incrível a quantidade de trabalhos para fazer.
Os professores e o tratado de Bolonha estão a destruir a vida aos alunos da noite.
Caríssimos, como posso fazer 6 trabalhos acordando às 7 da manhã para ir trabalhar, saindo às 18. Ir às aulas e chegar a casa à meia-noite????
Fins de semana? 2 dias para 6 trabalhos?? E descansar? E fazer exercícios??? E estar com a família, filhos e namorada/esposa?
Quem estuda de manhã tem todas as tardes para fazer trabalhos. Quem tem aulas à tarde tem as manhãs para os fazer. E quem estuda à noite??????

Infelizmente os professores universitários só sabem dizer "têm de se esforçar". Vontade não me falta...falta-me é tempo para isso caramba!!!!

Infelizmente somos tratados como se não fizéssemos mais nada durante o dia. Não vou prejudicar o meu emprego (que é quem me paga a casa e põe comida na mesa) para fazer trabalhinhos para a faculdade!!!!
Infelizmnete isto é mesmo para assassinar o ensino nocturno!!!!!

Desculpem o meu desabafo mas cada vez mais sinto que o ensino nocturno é para acabar de vez neste país!!!
É uma desmotivação enorme saber que se precisa de 18/19 valores para se ter 10 porque não se fez o trabalho X.

Numa palavra: REVOLTANTE!!!![:o)]

PS: as minhas desculpas pelo desabafo amigos mas pelo andar da carruagem acabo o curso na próxima década porque alguns se lembram de pedir trabalhos a torto e a direito a contar para 35/40% da nota!!!!...[xx(]

Eu tenho duas apresentações para fazer para a semana... e 2 dias depois começam os exames...
Ah.. e ainda estou em aulas... as aulas acabam dia 1 e os exames começam dia 2.

Bem vindo ao mundo, Bruno! Eu acabei as cadeiras todas da licenciatura pré-Bolonha (5 anos) e já era assim: testes, trabalhos, exames... Passar às vezes 14h por dia na faculdade, 7 dias por semana! Ainda para mais, o meu horário tinha tantos furos que mais parecia um queijo suíço!! Escusado será dizer que não ia a metade das aulas... [8)] Por isso é que eu admiro os trabalhadores-estudantes! Nem sei como conseguem...

A maioria dos professores do meu departamento não concorda com a multiplicação dos trabalhos para os alunos.

Mas outros há para quem as directivas gerais de Bolonha são um «maná»: a multiplicação do trabalho e transpiração permitirá dissimular a sua falta de inspiração...

Desculpa não concordar ctg Bruno...

Eu fiz a licenciatura toda à noite, assim como a parte escolar do Mestrado.

Um curso nocturno não pode nunca ser menos exigente que o curso diurno... e nem é preciso Bolonha para isso !

Muitas vezes senti-me como tu te sentes neste momento. Mas pensa assim, se não tivesses trabalhos, provavelmente estarias a criticar o curso por ser demasiado teórico ! ;)

Quando tomamos a opçao de estudar e trabalhar em simultaneo sabemos que, durate esse periodo temos q fazer mtas concessoes, o que significa que os amigos, a namorada, e tudo o resto têm que ser "postos de lado" nesta altura !

Tive periodos assim, em que era trabalho-aulas-casa trabalhar mais 2 ou 3 horitas, dormir 4/5 horas, repetir rotina, chegar ao fds e fazer trabalhos os dias inteiros... é esgotante.

Por outro lado dá-nos uma bagagem mtgrande ! ;)

O que eu acho incrível é o sermos tratados como alunos normais com muito tempo livre!!!!
Não quero nenhum regime de excepção. Apenas quero que em vez de trabalhos, façam a nota depender mais dos exames no nosso caso!!!
Em suma, apenas quero ser tratado consoante a minha actividade de trabalhador-estudante!
Não me parece que seja pedir muito!!!

citação:Originalmente colocada por hpventura

Desculpa não concordar ctg Bruno...

Eu fiz a licenciatura toda à noite, assim como a parte escolar do Mestrado.

Um curso nocturno não pode nunca ser menos exigente que o curso diurno... e nem é preciso Bolonha para isso !

Muitas vezes senti-me como tu te sentes neste momento. Mas pensa assim, se não tivesses trabalhos, provavelmente estarias a criticar o curso por ser demasiado teórico ! ;)

Quando tomamos a opçao de estudar e trabalhar em simultaneo sabemos que, durate esse periodo temos q fazer mtas concessoes, o que significa que os amigos, a namorada, e tudo o resto têm que ser "postos de lado" nesta altura !

Tive periodos assim, em que era trabalho-aulas-casa trabalhar mais 2 ou 3 horitas, dormir 4/5 horas, repetir rotina, chegar ao fds e fazer trabalhos os dias inteiros... é esgotante.

Por outro lado dá-nos uma bagagem mtgrande ! ;)

Mas a questão é que eu apenas tenho razões de queixa na quantidade de trabalhos e também no prazo/tempo que nos dão para os fazer!
É incrível chegar a uma 5ª feira e dizerem-nos, façam isto para 2ª feira. Se fosse só um ou 2 trabalhos nestas condições...ainda era suportável...mas fazer 4, 5 ou 6...epá...santa paciência!!![8]

E nem estou a pedir que a exigência seja menor! Estou a pedir que alguma dessa exigência seja transferida para outros items como assiduidade ou exames p.ex.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

O que eu acho incrível é o sermos tratados como alunos normais com muito tempo livre!!!!
Não quero nenhum regime de excepção. Apenas quero que em vez de trabalhos, façam a nota depender mais dos exames no nosso caso!!!
Em suma, apenas quero ser tratado consoante a minha actividade de trabalhador-estudante!

Ó Bruno, tudo bem, como te disse, muitas vezes senti-me exactamente dessa forma.

Só que não podes ter 2 cursos, percebes onde quero chegar ?

Se está instituido de uma forma para o dia, para a noite tem q forçosamente ser igual, sob pena de teres um curso mais facil no qual não aprendes o mesmo !

Não pode haver essa diferença de estatutos, senão toda a gente arranjava umas declaraçoes quaisquer e ia tirar o curso à noite pq era mais fácil ! ;)

Para trabalhador estudante é mais duro ?! Sim, sempre foi, não é de agora !

hpventura, tens razão, mas concordo com o Bruno. Não é o número de trabalhos que pode estar em causa, mas sim a sua relevância para a nota final. E tirar um curso de dia não é, por muito que queiram fazer parecer, igual a tirar um de noite, com 9h ou mais de trabalho por dia.

Daí a ideia de que os trabalhos deveriam valer menos comprativamente aos exames.. E concordo.

Eu queria ingressar este ano num curso universitário, mas como tenho de sustentar uma casa ou arranjo um bom part time ou tenho de manter o trabalho e tirar o curso de noite, portanto já estou a ver o que me espera [xx(]

Ainda te falta muito tempo para acabar Bruno?

citação:Originalmente colocada por Jfamendes

hpventura, tens razão, mas concordo com o Bruno. Não é o número de trabalhos que pode estar em causa, mas sim a sua relevância para a nota final. E tirar um curso de dia não é, por muito que queiram fazer parecer, igual a tirar um de noite, com 9h ou mais de trabalho por dia.

Daí a ideia de que os trabalhos deveriam valer menos comprativamente aos exames.. E concordo.

Eu queria ingressar este ano num curso universitário, mas como tenho de sustentar uma casa ou arranjo um bom part time ou tenho de manter o trabalho e tirar o curso de noite, portanto já estou a ver o que me espera [xx(]

Ainda te falta muito tempo para acabar Bruno?

Pelo menos mais 2 ou 3 anos...[xx(]
Mas o problema são as aulas que se perdem por ficar a trabalhar até mais tarde ou de repente me dizerem "vais para Londres para uma reunião. São 4 dias..."

Lá se vão carradas de aulas pó galheiro...[xx(]

Bruno,

Eu também trabalhei de dia e estudei à noite... Aos FDS ainda tinha outro part-time. Tens que aproveitar todos os intervalos para estudar...

Não é fácil.

citação:Originalmente colocada por hpventura

Ó Bruno, tudo bem, como te disse, muitas vezes senti-me exactamente dessa forma.

Só que não podes ter 2 cursos, percebes onde quero chegar ?

Se está instituido de uma forma para o dia, para a noite tem q forçosamente ser igual, sob pena de teres um curso mais facil no qual não aprendes o mesmo !

Não pode haver essa diferença de estatutos, senão toda a gente arranjava umas declaraçoes quaisquer e ia tirar o curso à noite pq era mais fácil ! ;)

Para trabalhador estudante é mais duro ?! Sim, sempre foi, não é de agora !

Claro que sempre foi duro. mas antes de Bolonha, ía às aulas e fazia os exames e pronto.
Agora sem tempo para trabalhinhos de caca, tenho de tirar belíssimas notas. Antes já pouco tempo tinho para estudar...agora ainda menos.
Enquanto antes, estudava 7 cadeiras para 12 ou 13 valores, agora tenho de estudar as mesmas cadeiras para 17, 18 ou mais...afinal de contas acabo por ter de me esforçar ainda mais chegando ao ponto de estar literalmente a dormir nas aulas porque os olhos teimam em se fechar!![xx(]

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Bruno,

Eu também trabalhei de dia e estudei à noite... Aos FDS ainda tinha outro part-time. Tens que aproveitar todos os intervalos para estudar...

Não é fácil.

Exactamente! Tive de abdicar de dar explicações e perder esse euros extra para poder acompanhar o ritmo...[xx(]

Claro que sempre foi duro. mas antes de Bolonha, ía às aulas e fazia os exames e pronto.
Agora sem tempo para trabalhinhos de caca, tenho de tirar belíssimas notas. Antes já pouco tempo tinho para estudar...agora ainda menos.
Enquanto antes, estudava 7 cadeiras para 12 ou 13 valores, agora tenho de estudar as mesmas cadeiras para 17, 18 ou mais...afinal de contas acabo por ter de me esforçar ainda mais chegando ao ponto de estar literalmente a dormir nas aulas porque os olhos teimam em se fechar!![xx(]

Relativamente ao bold: a prof de matemática esteve duas semanas (antes do Natal) a dizer: "Quando estiverem de férias e como têm mais tempo..."

QUAIS FÉRIAS, SRA??!!? Eu trabalho e não tenho férias marcadas!! [8)]

e primeiro que percebesse, foi uma carga de trabalhos!

Sempre foi duro!! eu tb estudo á noite (comecei este ano) e sei o que é... correr pra aqui, correr pra ali...
Os trabalhos é que lixam tudo!! Existe aquele nº de horas que tem de se dedicar semanalmente, contudo os professores pedem tudo para a mesma altura... e esses trabalhos contam demasiado para nota!!

Contudo, há professores que concordam com Bolonha mas sabem o que custa e optam por outros métodos de avaliação! Tenho um prof de Inglês que não dá trabalhos pra fazer (porque sabe que as pessoas têm de ter vida propria e os outros profs afundam o pessoal) mas faz avaliações surpresa (um tipo de mini-oral em tempo de aula da qual não somos avisados quando vai acontecer)... Este SENHOR, sim!! Dignifica a profissão de professor... ninguém falta ás aulas e melhorou bastante o inglês!

No fundo, faço escolhas! o elemento mais fraco perde ou seja, deixo pra trás aquele trabalho que contará menos nota e sei que tenho de compensar em frequência/exame...

Pois, não posso dizer que compreendo, pq estudei sempre de dia.

Mas sei que na minha faculdade os professores "facilitavam" um pouco a vida de quem estudava a noite. Ao ponto de haver pessoal a estudar a noite por opção, já que durante o dia nada faziam!

Eu no meu curso queixava-me mais era do dinheiro investido... havia meses em que eram mais de 500€ em material... argh

Bruno, se calhar deves tentar fazer menos disciplinas por cada semestre...

O Ensino, para ter qualidade, tem que ser exigente. E os trabalhos têm um valor pedagógico muito superior a exames escritos.

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

Eu tenho duas apresentações para fazer para a semana... e 2 dias depois começam os exames...
Ah.. e ainda estou em aulas... as aulas acabam dia 1 e os exames começam dia 2.
já fiz as apresentações,mas ainda não começei a estudar![xx(]

Se virmos de outro ponto de vista, um exame é MUITO Penalizador.

Imagina que és um excelente aluno, tens os trabalhos 17/18/19 e nas semanas de exames tens algum azar pessoal, doença, familiar, namorada. sei lá, perdes os apontamentos, os livros, sei lá.

10meses de aplicação ficam resolvidos num exame de 2h...

Tb não é justo.

Voltar
Superior