Professores? Bolonha? Vão todos pó.....

citação:Originalmente colocada por ClioII

Caso aqui:

Trabalho de dia (mais horas que o necessário, e n há vencimento extra p/ ninguém), part-time à noite ("dou aulas"), tese na calha.

Pois é, é duro, e compreendo bem a posição do Bruno.

Se serve de algum consolo, tenho a dizer que os alunos à noite são no geral melhores que os de dia: porque sabem o que a vida custa, porque fazem o real esforço. De dia são, boa parte das vezes, crianças grandes.

Tabem é a ideia que tenho e é aquilo que os os professores nos dizem mas como tu dizes... não deixa de ser um pequeno consolo.

Os trabalhos de grupo, na minha turma o que fazemos é destribuir um trabalho por cada elemento, se somos 3 elementos e são tres trabalhos de grupo, cada elemento faz um.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

citação:Originalmente colocada por hpventura

So uma nota, em termos de aprendizagem, trabalhos são muito mais eficazes que exames... Epa, eu sei que custa muito mais, mas já diz o outro:

"No pain, no gain" ! ;)

Mas isso eu sei amigo!:)
Se eu tivesse tempo para os fazer...e alguns deles em grupo vejam bem!!! Como trabalhar em grupo? Com toda a gente que no dia seguinte vai trabalhar??[xx(]

Mas concordo em absoluto contigo!;)

Epa, vão todos viver juntos para uma casa na Venda do Pinheiro!!! :D:D

So uma nota, em termos de aprendizagem, trabalhos são muito mais eficazes que exames... Epa, eu sei que custa muito mais, mas já diz o outro:

"No pain, no gain" ! ;)

Mas isso eu sei amigo!:)
Se eu tivesse tempo para os fazer...e alguns deles em grupo vejam bem!!! Como trabalhar em grupo? Com toda a gente que no dia seguinte vai trabalhar??[xx(]

Mas concordo em absoluto contigo!;)

Epa, vão todos viver juntos para uma casa na Venda do Pinheiro!!! :D:D

:D:D:D

Incrível a quantidade de trabalhos para fazer.
Os professores e o tratado de Bolonha estão a destruir a vida aos alunos da noite.
Caríssimos, como posso fazer 6 trabalhos acordando às 7 da manhã para ir trabalhar, saindo às 18. Ir às aulas e chegar a casa à meia-noite????
Fins de semana? 2 dias para 6 trabalhos?? E descansar? E fazer exercícios??? E estar com a família, filhos e namorada/esposa?
Quem estuda de manhã tem todas as tardes para fazer trabalhos. Quem tem aulas à tarde tem as manhãs para os fazer. E quem estuda à noite??????

Infelizmente os professores universitários só sabem dizer "têm de se esforçar". Vontade não me falta...falta-me é tempo para isso caramba!!!!

Infelizmente somos tratados como se não fizéssemos mais nada durante o dia. Não vou prejudicar o meu emprego (que é quem me paga a casa e põe comida na mesa) para fazer trabalhinhos para a faculdade!!!!
Infelizmnete isto é mesmo para assassinar o ensino nocturno!!!!!

Desculpem o meu desabafo mas cada vez mais sinto que o ensino nocturno é para acabar de vez neste país!!!
É uma desmotivação enorme saber que se precisa de 18/19 valores para se ter 10 porque não se fez o trabalho X.

Numa palavra: REVOLTANTE!!!![:o)]

PS: as minhas desculpas pelo desabafo amigos mas pelo andar da carruagem acabo o curso na próxima década porque alguns se lembram de pedir trabalhos a torto e a direito a contar para 35/40% da nota!!!!...[xx(]

Estou na mesma situação estudo de manha e trabalho até as 10 da noite...excluind a sexta que n tenho aulas de manha e fins de semana...e mesmo assim trabalho alguns dos sabados das 6 da manha ate as 2 da tarde...complicado confesso..mas hei-de conseguir

eu estou igual
tenho que até ao fim desta semana preparar uma apresentação
concluir um relatório
elaborar um poster
fazer um relatório de um seminário
e para piorar o grupo é de 3 pessoas todas trabalhadoras estudantes
se pensam que ajuda???
o nosso problema é conseguir juntarmo-nos entre o trabalho,as aulas, e a família

"No pain, no gain" ! ;)

ora bem! eu este ano mudei de curso, mas um muito mais pratico e já de bolonha... as diferenças foram que basicamente passei o semestre todo a fazer noitadas para trabalhos e apresentações.

Se estivesse no meu antigo curso não fazia nada durante o semestre e depois enterrava-me todo nos exames a valer 100%.

Ao menos assim sei que chego ao fim do semestre e estão feitas.

Quanto aos trabalhadores estudantes... tenho muitos colegas assim... os desgraçados matam-se entre o trabalho e as aulas! Compreendo perfeitamente a tua posição... mas se tivesses num curso onde era tudo por exame começavas a ver a tua vida a andar para trás. [xx(]

E pronto... acabei ontem o semestre e na proxima segunda feira começam as aulas do 2º! [xx(]

eu no mestrado, tenho trabalhos de 300 paginas para entregar com pesquisas que nao lembra ao diabo, fazer inquéritos a 400 pessoas...........

e tenho 5 cadeiras destas para fazer.....

pá...quando não dá, marco uma reunião com os profs e explico porque é que não dá!se eles aceitarem tudo bem, se nao aceitarem tou no Lodo!

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Bem vindo ao mundo, Bruno! Eu acabei as cadeiras todas da licenciatura pré-Bolonha (5 anos) e já era assim: testes, trabalhos, exames... Passar às vezes 14h por dia na faculdade, 7 dias por semana! Ainda para mais, o meu horário tinha tantos furos que mais parecia um queijo suíço!! Escusado será dizer que não ia a metade das aulas... [8)] Por isso é que eu admiro os trabalhadores-estudantes! Nem sei como conseguem...

X2

Este semestre deve ter sido o pior de sempre!Dos professores só ouvimos:
"No tempo dos meus pais o curso era de 6 anos e se chumbassem a uma cadeira perdiam o ano. Por isso não têm razões" Ah pois nao...eu sei lá os trabalhos que eles tinham para fazer...

Este semestre tive 6 cadeiras todas elas com trabalhos, Impressionante!Bem me avisou um professor meu "o 4º ano é eliminatório" Fixe saber...Felizmente tudo me correu bem, só tou a espera de saber 2 notas de resto tá tudo feito e com nota na minha média mas a saude que eu perdi neste periodo...já a perdi e pronto!:(

De certa forma ate se torna mais facil passar com este sistema, embora seja absurda a quantidade de trabalhos em certas cadeiras.

E ter de ouvir constantemente dos profs "ah o bolonha n é para alunos trabalhadores estudantes, estes vao ter de fazer 1 ano em 2 vezes..." eh pah!...

De qualquer forma havendo qs o mesmo valor para testes (50%) e trabalhos escritos/orais (40&) torna-se mais facil passar. So é exigido ter o minimo de 7,5 num dos momentos avaliativos, e a media dos 2 momentos de avaliaçao dar 9,5.

O pior é aqueles anormais de cadeiras que ate devim ser mais compreensiveis (psicologia educacional por ex) q põe 5 pequenos trabalhos para avaliar 10% da participaçao na aula..

ok é verdade que o pessoal estudava pouco, mas o aumento brutal de carga horaria foi exagerado! Há coisas que nao fazem sentido. Estou no 3º ano e apanhei o bolonha, os proprios profs dizem que nos somos as cobaias. No fim do ano fico com a licenciatura, e dps logo vejo se sigo para mestrado! Ah e estou no ispa que é a unica privada de psicologia que ganhou no concurso de mestrado integrado, ou seja posso deixar 12 creditos e seguir para mestrado!

Vamos la ver no que isto dá! Agora ter testes e continuar com aulas é que é a maior estupidez de sempre!

Os professores e o tratado de Bolonha estão a destruir a vida aos alunos da noite.
Caríssimos, como posso fazer 6 trabalhos acordando às 7 da manhã para ir trabalhar, saindo às 18. Ir às aulas e chegar a casa à meia-noite????
Fins de semana? 2 dias para 6 trabalhos?? E descansar? E fazer exercícios??? E estar com a família, filhos e namorada/esposa?
Quem estuda de manhã tem todas as tardes para fazer trabalhos. Quem tem aulas à tarde tem as manhãs para os fazer. E quem estuda à noite??????

Infelizmente os professores universitários só sabem dizer "têm de se esforçar". Vontade não me falta...falta-me é tempo para isso caramba!!!!

Infelizmente somos tratados como se não fizéssemos mais nada durante o dia. Não vou prejudicar o meu emprego (que é quem me paga a casa e põe comida na mesa) para fazer trabalhinhos para a faculdade!!!!

Desculpem o meu desabafo mas cada vez mais sinto que o ensino nocturno é para acabar de vez neste país!!!
É uma desmotivação enorme saber que se precisa de 18/19 valores para se ter 10 porque não se fez o trabalho X.

PS: as minhas desculpas pelo desabafo amigos mas pelo andar da carruagem acabo o curso na próxima década porque alguns se lembram de pedir trabalhos a torto e a direito a contar para 35/40% da nota!!!!...[xx(]

Não penses que quem estuda de manha tem a vida facilitado, o meu horario é da tarde e vejo-me á rasca pa fazer trabalhos de grupo individuais, apresentações etc. E agora as frequencias graças a bolonha o tempo entre elas encurtaram e os exames sao todos em cima ou seja duas semanas para exames e frequencias, um total de 10! Bolonha traz muitos inconvenientes... Como politicos e profs gostam de dizer á boca cheia: É UM NOVO PARADIGMA....

Quem vos ouvir falar até pode pensar que antes do Bolonha era uma alegria e não havia trabalhos…

Eu tenho pena mesmo de quem fez mestrados a sério antes de Bolonha.

Antes do bolonha, tinha 1 trabalho anual a uma cadeira pre definida, tinha talvez 1 trabalho de grupo a uma cadeira qualquer. Durante o ano nao fazia nenhum e na vespera estudava para a frequencia. Se nao passasse à frequencia havia exames em julho, depois em Setembro e ainda em Outubro...

Digamos que foi de extremos ...

citação:Originalmente colocada por pink_star

Antes do bolonha, tinha 1 trabalho anual a uma cadeira pre definida, tinha talvez 1 trabalho de grupo a uma cadeira qualquer. Durante o ano nao fazia nenhum e na vespera estudava para a frequencia. Se nao passasse à frequencia havia exames em julho, depois em Setembro e ainda em Outubro...

Aqui uma bom exemplo da utilidade de bolonha... Não fazias nenhum e passaste a fazer. Optimo.:D:D:D

citação:Originalmente colocada por neoxic

Quem vos ouvir falar até pode pensar que antes do Bolonha era uma alegria e não havia trabalhos…

A questão não é haver ou não trabalhos.
Simplesmente antes pediam um trabalho para fazer em uma semana mas os professores coordenavam-se entre si para não pedirem todos ao mesmo tempo. Agora à 2ª feira tenho 3 ou 4 professores a pedirem trabalhos para entregar na 6ª feira seguinte.

citação:Originalmente colocada por pink_star

Aqui uma bom exemplo da utilidade de bolonha... Não fazias nenhum e passaste a fazer. Optimo.:D:D:D

Pois é...falar é fácil caro amigo...:)
Se antes de Bolonha já era difícil...imagina agora.

Dou-te já um exemplo da inutilidade de Bolonha: em vez de 1 ou 2 trabalhos de qualidade onde aprendes alguma coisa, fazes 4 ou 5 trabalhos de caca onde pouco ou nada aprendes porque tens de fazer á pressa de maneira a fazeres todos os trabalhos que te são pedidos.
Em suma, em vez de fazeres um trabalho a pensar num 16 ou mais, tens de fazer um trabalho a pensar num 10 ou 11 porque os outros também são para fazer.
Em suma...passa-se a apostar na quantidade em vez de apostarmos na qualidade...[xx(]

;)

Eu ainda estou a fazer a tese segundo as regras "antigas". E não vou mudar !

;)

A questão não é haver ou não trabalhos.
Simplesmente antes pediam um trabalho para fazer em uma semana mas os professores coordenavam-se entre si para não pedirem todos ao mesmo tempo. Agora à 2ª feira tenho 3 ou 4 professores a pedirem trabalhos para entregar na 6ª feira seguinte.

isso já acontecia antes de bolonha na universidade de aveiro, pelo menos.

A única diferença que senti foi ter mais cadeiras com avaliação continua, do que antes.

É, queres facilitismo e depois também queres algo a dizer curso xpto nocturno com menos conhecimentos (ou com borlas)??

Eu estou num curso de engh, e já me vejo negro para acompanhar 5 cadeiras, e tu inscreveste a 7......Milagres não existem.

O ultimo Heroi do meu curso a inscrever-se a 7 cadeiras no meu curso ( nota : diurno ) levou com esta resposta:
Se fizeres 7 cadeiras mereces uma estátua frente a faculdade com o teu nome.

citação:Originalmente colocada por Mysterious

É, queres facilitismo e depois também queres algo a dizer curso xpto nocturno com menos conhecimentos (ou com borlas)??

Eu estou num curso de engh, e já me vejo negro para acompanhar 5 cadeiras, e tu inscreveste a 7......Milagres não existem.

O ultimo Heroi do meu curso a inscrever-se a 7 cadeiras no meu curso ( nota : diurno ) levou com esta resposta:
Se fizeres 7 cadeiras mereces uma estátua frente a faculdade com o teu nome.

Epá isso deve ser um curso especial de engenharia ultra complexa... 7 cadeiras é dificil mas não é impossível.

EU também tirei a licenciatura (4º e 5º ano) em horario pos laboral, antes de bolonha, e sinceramente já me acontecia aquilo que descreves...

É uma vida que exige muitos sacrigicios e acima de tudo muita força de vontade...

Ainda por cima como no meu caso era um curso de engenharia, a nota baseava-se 50 ou mais % em trabalhos...

Agora também te digo uma coisa, andava mais desperto e atento nesta vida louca do que quando só estudava (1º 2º e 3º ano).

Na minha opinião é tudo uma questão de optimização de tempo

Força com isso ;)

Voltar
Superior