Professores? Bolonha? Vão todos pó.....

Não é complexa, é um curso de engh de telecomunicações computadores e electrónica, e até agora nunca ninguém fez 7 cadeiras, no máximo foram 6 com notas reles ( nao ah cá notas acima de 14), e a pala dos outros ( por outras palavras trabalhinhos fazem os outros que eu cá estudo em casa por exames....).

Isto para um aluno diurno, portanto ah que ter um pouco noção antes de se meter em aventuras.

citação:Originalmente colocada por neoxic

citação:Originalmente colocada por Mysterious

É, queres facilitismo e depois também queres algo a dizer curso xpto nocturno com menos conhecimentos (ou com borlas)??

Eu estou num curso de engh, e já me vejo negro para acompanhar 5 cadeiras, e tu inscreveste a 7......Milagres não existem.

O ultimo Heroi do meu curso a inscrever-se a 7 cadeiras no meu curso ( nota : diurno ) levou com esta resposta:
Se fizeres 7 cadeiras mereces uma estátua frente a faculdade com o teu nome.

Epá isso deve ser um curso especial de engenharia ultra complexa... 7 cadeiras é dificil mas não é impossível.

Um colega meu no ano passado inscreveu-se a 15 cadeiras (mais 5 que o normal num ano) e fê-las todas.

Engenharia mecânica.

citação:Originalmente colocada por air

É, queres facilitismo e depois também queres algo a dizer curso xpto nocturno com menos conhecimentos (ou com borlas)??

Eu estou num curso de engh, e já me vejo negro para acompanhar 5 cadeiras, e tu inscreveste a 7......Milagres não existem.

O ultimo Heroi do meu curso a inscrever-se a 7 cadeiras no meu curso ( nota : diurno ) levou com esta resposta:

Epá isso deve ser um curso especial de engenharia ultra complexa... 7 cadeiras é dificil mas não é impossível.

Um colega meu no ano passado inscreveu-se a 15 cadeiras (mais 5 que o normal num ano) e fê-las todas.

Engenharia mecânica.

porra desculpem la,

mas eu tirei engenharia mecanica e tinha 12 semestrais por ano...

Mas é mesmo!

Tenho 5 cadeiras, todas com laboratorio e nem tenho nada do ano anterior, que faria se tivesse! A sorte é que tenho tardes livres para isso tudo, nem trabalho senão não podia fazer nada e o curso é uma prioridade, mas penso faze-lo no Verão.

Bolonha veio piorar tudo, tenho duas cadeiras que eram do 4º ano e duas outras não tinham laboratorios antes de Bolonha e agora tem! E pior, como o ensino é centrado no aluno, na maior parte dos laboratorios limitam-se a dizer para seguirmos os protocolos.

Tenho colegas que por causa do trabalho andam a atrasar imenso o curso.

Eu que fiquei contente proque com a nova reforma saiu a unica cadeira a chumbei no 1º ano, mas vejo agora que seria melhor repetir essa e ter menos trabalho...se bem que com a minha idade da-me jeito um curso em menos tempo!

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

citação:Originalmente colocada por air

Engenharia mecânica.

porra desculpem la,

mas eu tirei engenharia mecanica e tinha 12 semestrais por ano...

E que tem o c* a ver com as calças? O meu irmão tirou eng. electronica e telecomunicações, tinha 8 cadeiras por ano e olha que trabalhava tanto ou mais que eu que tenho 10. Quantidade não implicada dificuldade.

Não sei qual dificil, sei do meu e mal. Mas o número de cadeiras não é proporcional à dificuldade.

Agora uma duvida, tinha 12 semestrais por ano. Isso é 12 por semestre ou 12 por ano?

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

12 por ano,é o que tenho em mecanica!

Pronto.. É mais uma por semestre. Não será por aí a dificuldade com certeza. Até pode o curso de 12 ser mais dificil que o de 10, não digo que não.

Falando do tópico agora, é realmente dificil a quem trabalha conciliar tudo. E não vejo qual o problema de terem menos trabalho e fazerem a avaliação maioritariamente por exame. É que os trabalhos só nos ajudam, por isso não iriam estar a ser benificiados.

O processo de Bolonha veio deresponsabilizar totalmente os professores (perdão os tipos que pensam que sabem dar aulas...)
O planenamento do semeste é obrigatório e ninguém o cumpre , as desculpas são sempre as mesmas a velha guerra da minha cadeira é mais importante que a tua...

Isso dos trabalhos diminuirem a importancia do exame é, em certos casos, totalmente falso pois alterou-se completamente os criterios de correcção para que, por exemplo, um aluno de avaliação continua de 17 nunca tenha mais de 14 no exame...

Quanto aos mestrados construiu-se a casa pelo telhado, as faculdades nem dar mestrados sabem.

Os mestrados de bolonha são compostos pelas cadeiras retiradas aos cursos aquando da passagem para 3 anos.... é baralhar e voltar a dar

cumprimentos

Bolonha numas coisas foi lixado noutras benéficas.

Se por um lado, Bolonha tratou de arrumar com alguns cursos, de os deixar mais aprumadinhos e com menos cadeiras. para além disso a harmonização que se pretende só nos ajuda se quisermos sair deste rectângulo à beira mar colocado.

Por outro, a organização do curso (apenas falarei do meu, Mecânica) tem coisas que não lembra ao Diabo, desde cadeiras que passaram a opção e que já tenho feitas mas que não dão equivalência. O horário absurdo que temos agora, os que estudam à noite foram brindados com aulas ao Sábado de manhã (quando dantes não havia) e os putos de dia à 4ª feira não têem aulas! Para além disto temos de os aturar nalgumas cadeiras. [xx(] [xx(] [xx(]

A somar isto tudo, um departamento que cada mais se afunda mais, lançando a confusão e prejudicando quem quer estudar.

Esse ensino que querem de qualidade não existe, e tem cada vez menos qualidade ainda mais face ao que se paga.

É assim Bruno, agora que já trilhaste tanto, faz mais um esforço e acaba isso. Força aí!

Bruno já passei por isso tudo durante 4 anos e o curso foi exactamente o que estás a tirar ....
Na altura estava a trabalhar e estudar em Coimbra e senti o mesmo que tu.
Acabei por fazer o Bacharelato ainda mais rápido do que alguns que andaram lá de dia .....

Depois fui para a tropa e só mais tarde uns 2 anos depois fui fazer a licenciatura. Nessa altura estava a estudar em Coimbra e a trabalhar em ....... Leiria.

Tudo se faz! Tem calma!
Mantém o pensamento positivo, dá o teu melhor, se tiveres necessidade opta por te dedicar mais a algumas cadeiras, mas sempre com a ideia de que as outras também são para fazer o mais rápidamente possivel......Não estrutures mentalmente o curso para mais 2 ou 3 anos senão aparecem-te outras coisas e nunca mais o acabas .....

Compreendo que às vezes há alturas de desespero, mas uma coisa que me ajudou muito na altura foi esquecer completamente as coisas negativas, os testes que corriam mal..... logo depois de as coisas acontecerem.
"Correu mal o exame da manhã? Azar! Para a próxima vai correr melhor.
Ora bem Sexta feira tenho exame/tenho que fazer um trabalho de ...... vamos lá organizar isto...."

Outra coisa foi a determinada altura começar a contar as cadeiras que faltavam para ir acabando o curso:
"- Bem já fiz 5, já só faltam 25 .....
- Já fiz 15, já só faltam outras tanta .....
- Já fiz 25, .... esta noite vou para a queima até às 5 da manhã que isto qq dia acaba-se e convém um gajo dormir 3 horitas para às 9 estar a bulir ....
- ...olha já está ........agora que eu estava a gostar disto"

E entre outros truques que uma pessoa vai arranjando ......

Ah é verdade, fazes o curso, concorres às finanças e depois vens trabalhar comigo que o que é preciso por cá é pessoal que saiba aliar a teoria à prática ...........;)

citação:Originalmente colocada por ragazzito

Engraçado que eu quando faço uma cadeira tambem penso assim... "bem so ja falta X" :)

Poix idem... Tou a ver que "Bolonha" devia ser um nome de vaselina...

[8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

Eu feliz ou infelizmente não apanho bolonha. Acabo este ano. Posso fazer uma tese e depois dão-me equivalência. Os curriculos mudaram um pouco, e quem fica na transição não sei como será.

Mas pelo que dizem acho que nem vaselina trás.. É mesmo a frio!

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Se por um lado, Bolonha tratou de arrumar com alguns cursos, de os deixar mais aprumadinhos e com menos cadeiras. para além disso a harmonização que se pretende só nos ajuda se quisermos sair deste rectângulo à beira mar colocado.

Por outro, a organização do curso (apenas falarei do meu, Mecânica) tem coisas que não lembra ao Diabo, desde cadeiras que passaram a opção e que já tenho feitas mas que não dão equivalência. O horário absurdo que temos agora, os que estudam à noite foram brindados com aulas ao Sábado de manhã (quando dantes não havia) e os putos de dia à 4ª feira não têem aulas! Para além disto temos de os aturar nalgumas cadeiras. [xx(] [xx(] [xx(]

A somar isto tudo, um departamento que cada mais se afunda mais, lançando a confusão e prejudicando quem quer estudar.

Esse ensino que querem de qualidade não existe, e tem cada vez menos qualidade ainda mais face ao que se paga.

É assim Bruno, agora que já trilhaste tanto, faz mais um esforço e acaba isso. Força aí!

Bem, onde eu tirei o curso andavamos ja a preparar bolonha pelo que estou a ver.

Para alem do relato do autor do topico ser algo que eu vivi constantemente, também sempre tive aulas ao sábado.

E para quem comentou acerca do nivel de dificuldade não ser proporcional ao nº de cadeiras, concordo...mas qualquer pessoa sabe que engª mecânica é bastante dificil e se juntares a isso a 6 cadeiras por semestre...e por exemplo no 5º ano tens projecto final de curso no 2º semestre, mais 5 cadeiras...!

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Bem, onde eu tirei o curso andavamos ja a preparar bolonha pelo que estou a ver.

Para alem do relato do autor do topico ser algo que eu vivi constantemente, também sempre tive aulas ao sábado.

E para quem comentou acerca do nivel de dificuldade não ser proporcional ao nº de cadeiras, concordo...mas qualquer pessoa sabe que engª mecânica é bastante dificil e se juntares a isso a 6 cadeiras por semestre...e por exemplo no 5º ano tens projecto final de curso no 2º semestre, mais 5 cadeiras...!

Eu estou a tirar engenharia mecânica e por isso é que digo que não é o nº de cadeiras que indica a dificuldade do curso. O curso em si é que é dificil. Estou no 5º ano e além de projecto tive 4 cadeiras e já achei um exagero porque há pouco tempo para pegar no projecto. Então quando temos uma cadeira e que o professor quer trabalhos e relatórios todas as semanas nem vos digo qual era a minha vontade. Agora no 2º semestre são 3 cadeiras mais projecto, mas mesmo assim acho que uma ouo duas cadeiras já chegavam e sobravam pois o importante é o projecto.

Mas acho que ficou entendido o que queria dizer..

Gracias pelo apoio amigos.
Tou hoje e até 6ª feira de "férias" para poder marrar e fazer pelo menos 1 ou 2 trabalhitos...a ver vamos...a este ritmo, no Verão não me sobram férias nenhumas para descansar e ir à praia...[xx(]

Mas enfim.:)

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Gracias pelo apoio amigos.
Tou hoje e até 6ª feira de "férias" para poder marrar e fazer pelo menos 1 ou 2 trabalhitos...a ver vamos...a este ritmo, no Verão não me sobram férias nenhumas para descansar e ir à praia...[xx(]

Mas enfim.:)

Sacrificio desses já sabias que terias de fazer ;) Boa sorte.

Voltar
Superior