Professores Universitários

Taveirada

New member
À dias estive a falar com um professor sobre professores universitários.

Uma das coisas que ele me disse que eu fiquei parvo (mas se pensar bem, nao percebo o espanto). "Para os professores universitários, há Deus, e depois somos nós. Ninguém nos diz o que temos que fazer, ou como fazer. Eu dou as aulas como quero, e quem nao gostar pode dizer o que disser, mas não implica que eu mude! Nenhum professor colega meu, diz-me como trabalhar! Ai dele!"
"Entro as horas que quero, não tenho horários, da-se aulas porque se é obrigado… não tenho chefe, e ninguém manda em mim. O ordenado é certinho e bem bom no fim do mês."
Entre outras coisas, ele falou também, dos alunos que se queixam de professores que não sabem dár aulas… Os professores não querem saber, e nao precisam, porque se quiserem continuam com a mesma forma de trabalho!
Disse também, que há professores que estão à anos nos departamentos e nunca fizeram nada… estão para lá… dão umas aulas e nao contribuem com nada… e ninguem diz nada. Eles tem que apresentar uns papers… mas com os alunos um gajo poem um nome e está feito!
Além disso, hoje cheguei a conclusão que há professores mal educados, e seguem a lógica do "há Deus e depois eu!". Professores, que não conseguem assumir culpas em trabalhos de investigação, e em vez disso não as assumem, culpam outros, e humilham! Depois ainda fogem das conversas, berrando e dizendo: "Para mim, esta conversa acabou!". Isto é que são professores universitários?
Acham normal uma pessoa apresentar a tese de mestrado ao orientador, ele dizer para a apresentar, dizer que está tudo correcto. Quando é a apresentação o arguente repara que se falhou numa coisa. Algo que só pessoas experientes notam, mesmo assim diz que a tese está excelente, e que é normal falhar aquilo com pessoas e universidades que não tem grande experiencia naquela area.
Dias depois o orientador vira-se para o orientando e diz que este humilhou o departamento porque falhou! Mas será que foi só ele que falhou? O orientador só serve para por o nome no relatório? Para aumentar o seu CV sem fazer bolha?

Em suma, os prof. universitários são os mestres de não fazer nada… suportarem-se nos alunos e ainda exigem deles, quando eles próprios falham. O ridiculo!

acrescento;ha professores universitarios que tem como lema:eu e depois deus.....

os universitarios meus amigos que nao fazem nenhum senao bebedeirase "orgias" nao se queixam dos professores;se calhar nem os conhecem.

os que se aplicam ao maximo queixam-se sempre!infelizmente as raras excepçoes nao servem de nada...pois nao mudam o sistema!ninguem lhes diz nada...isso e verdade!ninguem manda neles..
depois ha sempre temas para fugir as responsabilidades....vao dar aulas quando lhes apetece,fazem o que lhes apetece,...mas ai de quem se lembre de lhes retirar regalias ou atrasar oordenado ao fim do mes...ui....

portugalzinho coitadinho...

Eh pá.. tem calma, olha que isso depende muito dos professores, e da área.

Nos professores do meu curso, Eng. Informática na UC, tenho mt poucas razões de queixa.

Já os de Direito, ouço cada coisa... :(

citação:Originalmente colocada por cooperluke

Eh pá.. tem calma, olha que isso depende muito dos professores, e da área.

Nos professores do meu curso, Eng. Informática na UC, tenho mt poucas razões de queixa.

Já os de Direito, ouço cada coisa... :(

E os da Esquerda o que te dizem? ;)

Sempre disse que os profs universitários são a raça mais estranha que existe...e não é pelas melhores razões. E além disso, muito provavelmente o facto de haver tantas desistências do ensino universitário se deve a eles.

Acho que estás a falar dos professores universitários com muitos anos de ensino em cima... normalmente os mais velhotes sao os mais persistentes e chatos, mas isso é tanto é para professores como para o resto. Ainda assim há muitos bons professores universitários.

citação:Originalmente colocada por ziNde

Acho que estás a falar dos professores universitários com muitos anos de ensino em cima... normalmente os mais velhotes sao os mais persistentes e chatos, mas isso é tanto é para professores como para o resto. Ainda assim há muitos bons professores universitários.
;)é isso mesmo, à bons e maus por todo o lado, alguns mais exigentes que outros, e outros mais baldas mas no fim disso tudo é sempre o mesmo objectivo...;)Um abraço:)

É isso mesmo, eles são autênticos senhores feudais,
só fazem o que querem e não têm que prestar contas
a ninguém.

Mas basicamente, na função pública em geral é assim.
Só que no caso dos prof. Universitários ainda é pior
porque ninguém controla se faltam ou não, podem pura
e simplesmente faltar e não dar aulas, não fazer investigação.
Ou seja, podem não fazer nada, e no entanto continuam
a receber um salário altissimo para os padrões do país.
É um dos melhores empregos que se pode ter em Portugal,
e as pessoas ainda pensam que é tudo gente muito importante
e que sabe muito...[8)][8)][8)]

Só conhecendo as universidade por dentro é que se
tem de facto a verdadeira noção da incompetência
e da falta de profissionalismo da maior parte deles.

Nos states por exemplo, nas melhores universidades,
os professore têm que publicar x artigos por ano ou
vão para a rua.
As pessoas são contratadas para produzir, e se não produzem
vão procurar outro emprego.

Em portugal, assim que se é Prf. Doutor e se
passa a pertencer aos quadros de uma Universidade,
acabou-se o trabalho e começa a boa-vida até ao resto da sua carreira.
Não são todos, mas são à vontade 80%.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

"Para os professores universitários, há Deus, e depois somos nós. Ninguém nos diz o que temos que fazer, ou como fazer. Eu dou as aulas como quero, e quem nao gostar pode dizer o que disser, mas não implica que eu mude! Nenhum professor colega meu, diz-me como trabalhar! Ai dele!"

"Entro as horas que quero, não tenho horários, da-se aulas porque se é obrigado… não tenho chefe, e ninguém manda em mim. O ordenado é certinho e bem bom no fim do mês."

o que eu te digo é que esse professor, é tremendamente mentiroso, ou então é um priveligiado muito especial que muito poucos, ou quase nenhuns se podem gabar...

os professores do ensino público, primeiro nem ganham por aí além, depois, se quiserem progredir minimamente na carreira, têm de trabalhar e muito, terceiro, prestam contas aos alunos, ao concelho pedagógico, ao seu chefe (sim, porque tal como numa empresa nas universidades todos têm chefes até ao reitor) e a várias entidades (dependendo de onde tenham alguns fundos a entrar)...

Acredita que ser-se professor de uma universidade pública não é um tacho assim tão bom quanto isso... e por isso mesmo, é que muitos (eu incluído) não o querem ser, preferindo trabalhar no sector privado (indústria ou serviços).

citação:Originalmente colocada por Rasec

o que eu te digo é que esse professor, é tremendamente mentiroso, ou então é um priveligiado muito especial que muito poucos, ou quase nenhuns se podem gabar...

os professores do ensino público, primeiro nem ganham por aí além, depois, se quiserem progredir minimamente na carreira, têm de trabalhar e muito, terceiro, prestam contas aos alunos, ao concelho pedagógico, ao seu chefe (sim, porque tal como numa empresa nas universidades todos têm chefes até ao reitor) e a várias entidades (dependendo de onde tenham alguns fundos a entrar)...

Acredita que ser-se professor de uma universidade pública não é um tacho assim tão bom quanto isso... e por isso mesmo, é que muitos (eu incluído) não o querem ser, preferindo trabalhar no sector privado (indústria ou serviços).

Os professores do ensino público não ganham por aí além????

Não sei os valores exactos, mas um professor universitário ganha
mais ou menos entre 3000 (professor auxiliar) e 5000 € (professor catedrático). Isto nas Universidades, nos politécnicos
ganham menos, e têm que dar mais horas de aulas...

Para mim pagar 1000 contos a um funcionário público num país
com um salário mínimo de 400 € é escandaloso. E mesmo os 3000€
são muito bons para o país que temos. É muito dificil
arranjar estes salários no sector privado, excepto talvez
em Lisboa, mas tem que se trabalhar a sério e as responsabilidades
são outras.

Essa história de prestar contas é completamente falsa,
ninguém os obriga a fazer nada, quantos professores
universitários é que tu coneces que tenham sido despedidos
por não trabalharem ou serem inocmpetentes?

Olha, eu trocava já hoje o meu trabalho no sector privado
por um cargo de professor sem pestanejar. Depois ainda tinha
o tempo (quase) todo livre para trabalhar no sector privado
e ainda ganhar mais, que é o que alguns fazem.
No meu trabalho no sector privado não tenho tempo
nem disponibilidade para fazer mais nada e ganho menos.

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

Tenho um primo que é professor universitário... dos bons...

Passa fins de semana e feriados a trabalhar... dorme 4 horas por noite... sempre a trabalhar[xx(]

Tens a certeza que já é professor universitário efectivo?
Não andará a fazer o doutoramento?

Caso seja mesmo efectivo, podes dar-llhe os meus parabéns,
casos como o dele é para aí 1%.

Eu às vezes tenho a sensação que os professores universitários funcionam à imagem da praxe académica!
Quando és caloiro, és praxado, um dia és veterano e praxas tu os caloiros.
Com os professores universitários é tal e qual, eles foram estudantes e tal como nós, tambem devem ter passado as situações do costume, até que chegaram a profs. universitário, e agora é a vez deles "praxarem", tentando atrasar os possiveis futuros concorrentes ou colegas.
Quando se é gozado e reprovado em provas orais uma vez, uma pessoa fica chateado. Quando isso acontece outra e outra vez, começa-se a perceber que no fundo estou a ser "praxado", como um prof me disse certa vez após uma oral "tu até sabes tanto como um aluno de 11, mas vens cá para o ano e até tiras melhor nota. Estás reprovado".

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por XlPower

Os professores do ensino público não ganham por aí além????

Não sei os valores exactos, mas um professor universitário ganha
mais ou menos entre 3000 (professor auxiliar) e 5000 € (professor catedrático). Isto nas Universidades, nos politécnicos
ganham menos, e têm que dar mais horas de aulas...

Para mim pagar 1000 contos a um funcionário público num país
com um salário mínimo de 400 € é escandaloso. E mesmo os 3000€
são muito bons para o país que temos. É muito dificil
arranjar estes salários no sector privado, excepto talvez
em Lisboa, mas tem que se trabalhar a sério e as responsabilidades
são outras.

Essa história de prestar contas é completamente falsa,
ninguém os obriga a fazer nada, quantos professores
universitários é que tu coneces que tenham sido despedidos
por não trabalharem ou serem inocmpetentes?

Olha, eu trocava já hoje o meu trabalho no sector privado
por um cargo de professor sem pestanejar. Depois ainda tinha
o tempo (quase) todo livre para trabalhar no sector privado
e ainda ganhar mais, que é o que alguns fazem.
No meu trabalho no sector privado não tenho tempo
nem disponibilidade para fazer mais nada e ganho menos.

Pois, aquilo que eu vejo é que a profissão de professor universitário pelos vistos tem muito status aqui por estas paragens... achas mesmo que um professor auxiliar ganha 3000€/mês??

Professores universitários, conheço muitos... a sacarem esse valor, diria que nem 1%...

eu próprio recusei ser PU e a seguir a carreira de investigador... a minha irmã chegou a ser, e deixou para se dedicar ao sector privado...

...prestar contas, acredita naquilo que quiseres nem vou insistir mais...

... se vocês fizessem ideia de como é que funcionam as progressões de carreira nos meios académicos... e isto é só para dar um exemplo...

Pois, aquilo que eu vejo é que a profissão de professor universitário pelos vistos tem muito status aqui por estas paragens... achas mesmo que um professor auxiliar ganha 3000€/mês??

Professores universitários, conheço muitos... a sacarem esse valor, diria que nem 1%...

eu próprio recusei ser PU e a seguir a carreira de investigador... a minha irmã chegou a ser, e deixou para se dedicar ao sector privado...

...prestar contas, acredita naquilo que quiseres nem vou insistir mais...

... se vocês fizessem ideia de como é que funcionam as progressões de carreira nos meios académicos... e isto é só para dar um exemplo...

Tu sabes o que é um professor auxiliar?
Não estás a confundir professores com assistenes?
Com a categoria de prof auxiliar já se é efectivo.
E sim, são mais ou menos os valores que coloquei.
Só que são valores brutos. Limpo, é muito menos, mas começa
nos 300 e tal contos.

Recusaste ser PU ou recusaste ser assistente?
Não me digas que tinhas doutoramento e tinhas um
lugar efectivo à tua espera e recusas-te????

A carreira de investigador é lixada, trabalha-se muito
e ganha-se pouco mas é até ser professor efectivo.
A partir daí só trabalha quem quer.

citação:Originalmente colocada por englfsantos

SÓ UMA CURIOSIDADE

Existem 11300 Doutorados em Portugal, destes apenas 100 Trabalham na Industria 0,88%

Não chega a 1%

Infelizmente, eu sou um desses 0.88%, é preciso ter azar...

Voltar
Superior