Profissões de desgaste rápido...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Frase contraditória? Onde?...

1ª- ao que parece, existem de facto - ou parece ou existem de facto[:p].
2ª- profissões de desgaste rápido, umas mais perigosas, outras menos - desgaste rápido não tem a ver com serem perigosas.
3ª- profissões de desgaste rápido....mas existem efectivamente actividades profissionais - aqui já passámos de profissões a actividades, tá muito melhor na minha opinião;).
4ª- certo?... - Então com tantos existem de facto e existem efectivamente e ainda perguntas???:D:D

Não ligues muito, tou na brinca;).

citação:E não viste nenhuma profissão de desgaste rápido citada, ou não te lembras de nenhuma?...

:(:(:(:(:(
Ainda não vi e não me lembro.
Mas pode haver. Não digo que não.
Aqui estou a sério;).

http://quartetoeditora.regiaocentro.net/olivro/default.asp?PnIDLivro=45
Este livro está a fazer furor nas nossa FP[:p].
Interessante:D[}:)][}:)].

A profissão mais desgastante:

- (alguns!!!) funcionários públicos da loja do cidadão, da segurança social, ..., das conservatórias predial, civil e comercial. Chega? [8][8]

Deviam ser feitos estudos empíricos sobre o desgaste físico e psicológico que estes profissionais estão sujeitos no seu dia a dia.

Cá para nós deve ser lixado passar o dia inteiro a fazer algo que não se gosta, que não acrescenta adrenalina e ainda por cima ter que atender o zé povinho.

citação:Originalmente colocada por air

Então, ao que parece, existem de facto profissões de desgaste rápido, umas mais perigosas, outras menos, mas existem efectivamente actividades profissionais que se destacam das demais por "envelhecerem" prematuramente os respectivos profissionais, certo?...

Acho que ninguém tem duvidas disso.

Há, pelos vistos quem tenha duvidas.

Quando se vê os outros a trabalhar, é fácil achar que não é nada, afinal quem vê está mesmo ali a olhar e não sente desgaste nem nada.

citação:Originalmente colocada por Nthor

Quais são, o que são, justificam-se diferenciações?...

Acho que são os bailarinos/as de ballet classico, os mineiros, os futebolistas, controladores de tráfego aéreo.

Há quem trabalhe por turnos em trabalho nocturno, ou o trabalho de policia, bem como forças especiais militares que a partir de certa idade não há já condições físicas nem psicológicas para os fazer.

Não sei qual é o critério, mas por exemplo no caso dos futebolistas, embora a carreira deles no futebol acabe eles não ficam impossibilitados nem física nem psicologicamente de desempenhar outras funções.
Eis a palavra chave, critério! Alguém sabe?

É que existem diferenciações, sobretudo laborais, fiscais e na aposentação que, em última análise, representam gastos ao país!...
Mas todos sabemos que a profissão de desgaste mais rápido de todas é a de deputado ou membro de um governo, afinal doze anos bastam para uma reforma.

Dentista.

Quer do ponto de vista psiquico, quer do ponto de vista fisico.

É uma profissão em q se cansa mto a vista, adoptam posições viciosas q levam por exemplo a hernias discais, pra não falar no temido sindrome do tunel metacarpiano. Tb se apanha radiação, se está sujeito ao ruído(a boca é um autentico altifalante, apesar das turbinas de hoje em dia terem rolamentos mais silenciosos).

Edit - Varizes. [xx(]

citação:Originalmente colocada por MariaR

- (alguns!!!) funcionários públicos da loja do cidadão, da segurança social, ..., das conservatórias predial, civil e comercial. Chega? [8][8]

Deviam ser feitos estudos empíricos sobre o desgaste físico e psicológico que estes profissionais estão sujeitos no seu dia a dia.

Cá para nós deve ser lixado passar o dia inteiro a fazer algo que não se gosta, que não acrescenta adrenalina e ainda por cima ter que atender o zé povinho.

Olá MariaR, sê bem vinda!
Desculpa lá mas ainda não te tinha visto por cá!

Olha eu sou FP. E como podes ver no post que meti na pág. 2 ser FP não é uma profissão de desgaste rápido.

Mas sabes, eu sou daqueles FP que até gostam do trabalho que fazem.
E eu cada vez gosto mais daquilo que faço e das pessoas com quem trabalho e com quem me relacciono no dia-a-dia quer sejam colegas quer seja o "Zé povinho", quer seja o "Zé povão".....

Se precisares de ajuda na minha área, estás à vontade!
;)

Acho que são os bailarinos/as de ballet classico, os mineiros, os futebolistas, controladores de tráfego aéreo.

Há quem trabalhe por turnos em trabalho nocturno, ou o trabalho de policia, bem como forças especiais militares que a partir de certa idade não há já condições físicas nem psicológicas para os fazer.

Não sei qual é o critério, mas por exemplo no caso dos futebolistas, embora a carreira deles no futebol acabe eles não ficam impossibilitados nem física nem psicologicamente de desempenhar outras funções.

É que existem diferenciações, sobretudo laborais, fiscais e na aposentação que, em última análise, representam gastos ao país!...
Mas todos sabemos que a profissão de desgaste mais rápido de todas é a de deputado ou membro de um governo, afinal doze anos bastam para uma reforma.
:D:D:D:D:D[xx(]

citação:Originalmente colocada por MariaR

Mas isso sabias qdo foste para FP.;)

Acho é que para se trabalhar tem que se gostar ou fazer por isso, já fiz muita coisa que nem gosto mas tive de gostar para as fazer.
Atender publico tem o diferente de cada dia ser um dia unico, possivelmente igual a muitos outros.
Trabalhar fechado numa sala tem é uma seca...é á chuva? e ao frio? sol?...em trabalhos arriscados? pestilentos?

Se a pessoa gostar acho que tudo se faz melhor.:)

CLARO. BEM VISTO.

Taxistas também... pelo menos já apanhei por diversas vezes taxistas a adormecerem ao volante. Uma das situações dei-lhe uma palmada no ombro e pedi-lhe para me deixar naquele local.

Enfermagem, é muito desgastante, para além de ser um trabalho por turnos, vivem em permanente concentração, pois um medicamento mal ou incorrectamente administrado, pode ser a morte do "artista"...já para não falar no desgaste psicologico de lidar com o sofrimento das pessoas, para além de estarem sempre de pé. Mais os riscos que correm inerentes à profisão.

A questão, pertinente como se viu, pretende salientar e relançar um debate mais amplo, pois se sabemos que as carreiras são distintas entre si (de desgaste rápido ou não...), e já chegámos aqui a essa conclusão, porque razão se uniformizaram, ou se tendem a uniformizar, os critérios de tratamento geral (desde salários, regalias, descontos...) de onde se pode salientar a uniformização da idade da reforma?...

A questão, pertinente como se viu, pretende salientar e relançar um debate mais amplo, pois se sabemos que as carreiras são distintas entre si (de desgaste rápido ou não...), e já chegámos aqui a essa conclusão, porque razão se uniformizaram, ou se tendem a uniformizar, os critérios de tratamento geral (desde salários, regalias, descontos...) de onde se pode salientar a uniformização da idade da reforma?...
[:0]Tás com veia reformista ou percebi mal????

Devo ter percebido mal;).

Ah!!
E a que conclusão é que chegámos???[:p]

Trabalhar em M&A num banco de investimento.

E' das 9... as 2 da manha, num dia normal. fora nos dias complicados:).

E o mais incrivel e' que eu estou a ver se vou para essa area[}:)][8)]

cobrador, desgaste extremamente rápido, andar sempre atrás dos devedores não é fácil e fica-se velho ainda para mais com a crise que o país atravessa, sujeito a levar um balázio o que faz com que fique todo gasto de uma só vez:(:(:D

Voltar
Superior