Profissões de desgaste rápido...

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

A questão, pertinente como se viu, pretende salientar e relançar um debate mais amplo, pois se sabemos que as carreiras são distintas entre si (de desgaste rápido ou não...), e já chegámos aqui a essa conclusão, porque razão se uniformizaram, ou se tendem a uniformizar, os critérios de tratamento geral (desde salários, regalias, descontos...) de onde se pode salientar a uniformização da idade da reforma?...
[:0]Tás com veia reformista ou percebi mal????

Devo ter percebido mal;).

Ah!!
E a que conclusão é que chegámos???[:p]
Diz lá o que é que, mais uma vez, não percebeste, que eu explico!...

A que conclusão é que chegámos???
E visto que chegámos a uma conclusão qq que irás explicar-me, pretendes uniformizar os critérios gerais como por exemplo... Idade de Reforma????

citação:Originalmente colocada por necos

Enfermagem, é muito desgastante, para além de ser um trabalho por turnos, vivem em permanente concentração, pois um medicamento mal ou incorrectamente administrado, pode ser a morte do "artista"...já para não falar no desgaste psicologico de lidar com o sofrimento das pessoas, para além de estarem sempre de pé. Mais os riscos que correm inerentes à profisão.

Concordo plenamente..quer fisica quer psicologicamente..é muito desgastante..:(

Só quem frequenta hospitais é que sabe a vida que levam os enfermeiros ( e a maioria dos profissionais de saúde)..

E visto que chegámos a uma conclusão qq que irás explicar-me, pretendes uniformizar os critérios gerais como por exemplo... Idade de Reforma????
OK, eu faço-te um desenho...:D:D:D

Apesar de, noutros tópicos, ter-se "batido tanto no ceguinho" e achado que não deveriam haver diferenças entre sector público e privado, e dentro de cada um destes entre todas as carreiras, sendo considerado que não há razão alguma para que uns tenham regalias (a que também chamaram privilégios...) e os outros não tenham, aqui, neste tópico, chegou-se claramente, à conclusão de que, afinal, as profissões são diferentes, muito diferentes entre si...[:p][:p][:p]

Certo? Certo!...

Umas são mais desgastantes no aspecto físico, outras no aspecto intelectual, outras são mais perigosas, outras são tudo isso junto, outras nem umas coisas nem outras e, ainda, outras tantas são mais "leves", de desempenho relativamente rotineiro e "despreocupado" para além dos objectivos produtivos e da natural fadiga consequente!

Então porque carga de água se está a uniformizar em todos os aspectos (...) o que, já se viu, não tem uniformização possível pois que, obviamente, é diferente?...

Queres mais explícito ainda? OK, olha, por exemplo, idade da reforma...:

"1, 2, 3, diga lá outra vez, idade da reforma",...

:D:D:D

Apesar de, noutros tópicos, ter-se "batido tanto no ceguinho" e achado que não deveriam haver diferenças entre sector público e privado, e dentro de cada um destes entre todas as carreiras, sendo considerado que não há razão alguma para que uns tenham regalias (a que também chamaram privilégios...) e os outros não tenham, aqui, neste tópico, chegou-se claramente, à conclusão de que, afinal, as profissões são diferentes, muito diferentes entre si...[:p][:p][:p]

Certo? Certo!...

Umas são mais desgastantes no aspecto físico, outras no aspecto intelectual, outras são mais perigosas, outras são tudo isso junto, outras nem umas coisas nem outras e, ainda, outras tantas são mais "leves", de desempenho relativamente rotineiro e "despreocupado" para além dos objectivos produtivos e da natural fadiga consequente!

Então porque carga de água se está a uniformizar em todos os aspectos (...) o que, já se viu, não tem uniformização possível pois que, obviamente, é diferente?...

issso das diferenças é tudo treta.
o criterio deve ser unico.
depois se umas são mais desgastantes, então exijam melhores ORDENADOS e não regalias porque os ordenados pagam os patrões e as regalias pagam os contribuintes.

Uniformização já , sem excepções

citação:Originalmente colocada por pmct
...issso das diferenças é tudo treta.
depois se umas são mais desgastantes, então exijam melhores ORDENADOS e não regalias porque os ordenados pagam os patrões e as regalias pagam os contribuintes.

Bem, se começarmos pelas deduções fiscais, ou seja na possibilidade das despesas dedutíveis serem iguais para todos podemos começar já!...;)

Certo? Certo!...
sim certo
citação:
Exactamente[:X].

citação:
[:0][:0]
HEIN?????
citação:

Sim. IDADE DA REFORMA.

Igual para todos.
Qual a tua dúvida???

citação:
Explica-me, com outro desenho, esta parte:).

...
citação:Então porque carga de água se está a uniformizar em todos os aspectos (...) o que, já se viu, não tem uniformização possível pois que, obviamente, é diferente?...

Hummm? Ainda não?...[8)]

Então se as profissões são diferentes porque razão têm de ser de ser tratadas por igual? Nunca ouviste dizer que "não há maior desigualdade do que tratar todos por igual"?

Então (e falando da idade da reforma, por exemplo...) achas bem teres bailarino/as, cirurgiões, controladores de tráfego aéreo, pilotos da aviação civil, atletas de alta competição, mineiros, soldadores, polícias, árbitros, etc..., a trabalhar até aos 65 anos de idade?...

citação:Originalmente colocada por pmct
...issso das diferenças é tudo treta.

Bem, se começarmos pelas deduções fiscais, ou seja na possibilidade das despesas dedutíveis serem iguais para todos podemos começar já!...;)

eu acho que sim.
Eu deduzo no IRS o mesmo que tu.[}:)]
so que eu acabava com todas as deduções, execpto as de saude.
e mesmo essas.......

...
citação:Então porque carga de água se está a uniformizar em todos os aspectos (...) o que, já se viu, não tem uniformização possível pois que, obviamente, é diferente?...

Hummm? Ainda não?...[8)]

Então se as profissões são diferentes porque razão têm de ser de ser tratadas por igual? Nunca ouviste dizer que "não há maior desigualdade do que tratar todos por igual"?

Então (e falando da idade da reforma, por exemplo...) achas bem teres bailarino/as, cirurgiões, controladores de tráfego aéreo, pilotos da aviação civil, atletas de alta competição, mineiros, soldadores, polícias, árbitros, etc..., a trabalhar até aos 65 anos de idade?...
Começando pelo fim: ACHO.
ACHO MUITO BEM.
Não há PROFISSÕES de DESGASTE RÁPIDO, repito: PROFISSÕES.
Tu podes ser Enfermeiro ou médico cirugião ou Mineiro e teres uma actividade.... "descansada" e podes ser um FP escriturário numa repartição qq e estares em "desgaste rápido".

Fora as diferenças individuais que tem que ser PREMIADAS.
Se és um enfermeiro que aguenta trabalhar até aos 65 na boa deves ser recompensado por comparação com um que deu o "berro" (leia-se aposentado por invalidez) aos 60 anos.

Eu bem me queria parecer que não querias dizer isto:

citação:Umas são mais desgastantes no aspecto físico, outras no aspecto intelectual, outras são mais perigosas, outras são tudo isso junto, outras nem umas coisas nem outras e, ainda, outras tantas são mais "leves", de desempenho relativamente rotineiro e "despreocupado" para além dos objectivos produtivos e da natural fadiga consequente!
Queres normalizar o inormalizável.

Mineiro: Não dependerá das condições da MINA??? Céu aberto vs fechado, por exemplo.
etc,etc,etc para tudo.

E tu queres colocar uma idade de reforma para cada profissão?????[:0][:0][:0]

Toma JUÍZO.

Existem actividades que não podem ser feitas por pessoas de certa idade. Daí a REFORMÁ-LAS... vai um passo DEMAGÓGICO que foi dado e as consequências tão aí.

Bem me queria parecer que não estavas a DESENHAR bem[:p][:p][}:)][}:)].

giggle.gif

A questão, pertinente como se viu, pretende salientar e relançar um debate mais amplo, pois se sabemos que as carreiras são distintas entre si (de desgaste rápido ou não...), e já chegámos aqui a essa conclusão, porque razão se uniformizaram, ou se tendem a uniformizar, os critérios de tratamento geral (desde salários, regalias, descontos...) de onde se pode salientar a uniformização da idade da reforma?...
O que está em causa nem é uma maior carreira contributiva, até os reformados passaram a pagar impostos, o que está em causa é a insaciável maquina governativa que entende deverem ser os cidadãos a pagar o pacto de estabilidade e sem afectar as margens de lucro e riqueza das empresas e governo.

Juízo teve a Inglaterra que não foi em modas.

Só mesmo que nunca fez nada na vida pode advogar que todas as profissões são iguais em desgaste, ou que determinados condicionantes justificam que numa só carreira possa haver quem seja merecedor e quem não seja.

citação:Originalmente colocada por Nthor

Só mesmo que nunca fez nada na vida pode advogar que todas as profissões são iguais em desgaste, ou que determinados condicionantes justificam que numa só carreira possa haver quem seja merecedor e quem não seja.
Só mesmo quem tem graves problemas pode inferir isso do que aqui foi dito.
Mas isso não é nada de novo:).
Vai-te divertindo com o que tu pensas que os outros... pensam[8D].

Uma profissão lixada era feito pelos novatos que iam trabalhar para os correios e era colocados num vagão correio na linha lisboa-porto e vice versa ou noutras linhas.
Iam a noite toda de pé em velocidade e separar cartas por zonas que iam deixando á medida que o comboio parava nas estações .

Hoje é diferente já o correio nem é feito de comboio

citação:...Queres normalizar o inormalizável.

Mineiro: Não dependerá das condições da MINA??? Céu aberto vs fechado, por exemplo.
etc,etc,etc para tudo.
Bem, tu andas a dar com cada pontapé na gramática que nem te conto...[}:)][}:)][}:)]

Eh pá, o J.R., então tu fazes distinção entre trabalho a céu aberto e a "céu fechado" (como tu dizes...) no trabalho dos mineiros? Bem, ainda não tomaste os comprimidos hoje...:D:D:D

Já viste como se trabalha numa mina? Sabes, por exemplo, que o trabalho a "céu aberto" e a "céu fechado" ([}:)]) é rotativo? Sabes que existe um ou vários mineiros que rendem os seus colegas e fazem tudo (como nas fábricas) o que os que são rendidos fazem?

Realmente não pareces andar cá...[8)]

citação:E tu queres colocar uma idade de reforma para cada profissão?????[:0][:0][:0]
Se todos descontarem à proporção do tempo que contribuirem na vida activa relativamente ao salário que ganham, correspondendo esse valor encontrado a um valor justo na reforma não vejo porque é que não possa haver distinções!

Queres mais um desenho?

Um exemplo, um estivador ganha 1000 contos mês, mas trabalha 16 horas por dia, em turnos rotativos, durante seis dias por semana (se não forem sete). Ao fim de vinte anos está rebentado, estoirado, sem capacidade para continuar a trabalhar...

Desses mil contos que ele ganhou supunhamos (e continuamos no exemplo) ele desconta o valor proporcionalmente ajustado para que a sua carreira contributiva no activo dure apenas vinte anos e, depois, passe a ter uma reforma digna à razão do trabalho que executou, do vencimento que ganhou e daquilo que estoirou em saúde e passaria a ter de reforma, digamos, 500 contos / mês... Achas mal?

citação:Toma JUÍZO.
Se for em comprimidos tomo eu, se for em injecções tomas tu...[:p][:p][:p]

citação:Existem actividades que não podem ser feitas por pessoas de certa idade. Daí a REFORMÁ-LAS... vai um passo DEMAGÓGICO que foi dado e as consequências tão aí.
Sim, existem! Muitas até: viver o resto da vida em alegria, passeio e qualidade!

Actividades até morrer? Claro, se o idoso as quiser e lhe der prazer! E há muitas, no voluntariado... Mas, obrigá-lo a trabalhar até morrer? Ó J.R., não sou eu quem está a precisar de ter juízo...[:p][:p][:p]

citação:Bem me queria parecer que não estavas a DESENHAR bem[:p][:p][}:)][}:)].
Já vi gente assim nas exposições de desenho e pintura, olham, olham, mas...[}:)][}:)][}:)][:p]

;)

Pessoal da distribuição.
Andamos sempre a fundo, sempre atrasados, e a levar com os clientes por tudo e por nada. Alem de q temos os fugareiros como nossos inimigos naturais que fazem de tudo para nos dificultar a vida. Se somos mais lentos somos passados para trás, estamos constantemente sobre pressão.
Além das cargas que alombamos. [8)]

Pe Leve o J.R. qundo se referiu a mina a ceu a berto referiu-se não a alternacia entre actividades numa mesma mina, mas a sim a mina diferentes.

Um pedreira de extração de marmore é uma MINA mas a ceu aberto , ja uma mina "tipica" de tunel é a "ceu fechado";).
O trabalho de extração de marmore , ou seja mineiro, não é mais pesado que o de um agricultor, carpinteiro ou pedreiro, no entanto , do ponto de vista legislativo é um mineiro=desgaste rapido;).

O nosso pais so vai avançar quando conseguirmos ser firmes em eliminar todas as excepçoes.

Por exemplo um futebolista é um desportista de alta competição, logo de desgaste rapido. Pergunta sera que o figo merece ja a reforma? De preferencia por inteiro?:D

Não volta a dar, não ha a talho a seguir o fim das excepções esta na ordem do dia e veo pra ficar:)

PéLeve

Reposta dada pelo pmct sobre minas em poços e galerias (céu fechado) e em buracos no chão enormes (céu aberto)

Qual é o ponto:</u> É humanamente impossível conseguires para cada profissão qual a medida certa e quantificável</u>que resolve isto:
Para cada profissão.... tipo TODAS:D.... tinhas que criar inúmeras alinéas para salvar cada diferença verificada para eleminar as injustiças.
MISSÃO IMPOSSÍVEL;)

Por cada solução que arranjas.... arranjas n injustiças.

Não é possível.
Exemplo do estivador eleminando a ilegalidade do horário de trabalho[:p].

Acharia bem se ele descontar em 20 anos o que um carregador de armazém desconta em 40 anos[8D].

Pq o estivador começa a trabalhar aos 20 e pára aos 40 anos. E por ti.... REFORMA.
E um tipo que trabalha as mesmas horas (Código do Trabalho) mas o trabalho não o arrebenta tem que descontar mais 20 anos???
Mas que justiça é esta????

E se um estivador no porto de Setúbal opera um guindaste todo XPTO e um do porto da Figueira da Foz opera um guindaste da 2ª WW. É a mesma coisa?????

É IMPOSSÍVEL.
NÃO CONSEGUES RESOLVER NADA PQ CRIAS OUTRAS INJUSTIÇAS.
Podes ter na mesma profissão situações muito dispáres.

citação:Se for em comprimidos tomo eu, se for em injecções tomas tu...
Tudo bem desde que evitemos os supositórios[}:)].

Não é até morrer, PéLeve:(;).
É até deixarem de poder trabalhar.
Trabalha-se até se poder;).
Não se reforma pessoas com capacidades para trabalhar.
É válido para o FIGO ou para o jogador profissional da 3ªB.
Não pode desempenhar o que fazia... parte-se para outra.

E assim, defendendo isto, tenho toda a coerência para achar vergonhosas as reformas dos gestores e deputados e etc.

Sem excepções..... ZERO.... NADA.....

P.S. Nos pontapé na gramática a taça é minha:D;).

Back