[Economia] Programa IVAucher e AUTOvoucher

E adoram e dão vivas às senhas de racionamento...

Mais uns anos de xuxalismo e lá teremos o voucher da manteiga e do açúcar...

Esta iniciativa ficará para sempre marcada como uma das maiores argoladas e palhaçadas do xuxalismo em Portugal. A arte de complicar o que é simples, enganar o povo e dar uns milhões em ajustes directos aos amigos.

Certo, mas até agora os maiores tolos foram os que não aproveitaram os bolos [:D]
Olha eu aproveitei, mas continuo a ter vergonha, e uma coisa não impede a outra... Senti-me como um pobre desgraçado a estender a mão à cata da esmola à porta da igreja...

Mas neste caso, é a ver se devolvem o que é meu!

E adoram e dão vivas às senhas de racionamento...

Mais uns anos de xuxalismo e lá teremos o voucher da manteiga e do açúcar...

Esta iniciativa ficará para sempre marcada como uma das maiores argoladas e palhaçadas do xuxalismo em Portugal. A arte de complicar o que é simples, enganar o povo e dar uns milhões em ajustes directos aos amigos.
Já tens uma espécie de senha para electricidade e gás....

Olha eu aproveitei, mas continuo a ter vergonha, e uma coisa não impede a outra... Senti-me como um pobre desgraçado a estender a mão à cata da esmola à porta da igreja...

Mas neste caso, é a ver se devolvem o que é meu!

A mim ensinaram-me que "vergonha é roubar", por isto não és tu que deves ter vergonha. [;)]

Será que com a introdução do desconto no ISP em substituição do autovoucher os preços dos combustíveis em Portugal ficarão significativamente mais baixos do que em Espanha fazendo com que a actual realidade se inverta e passem a ser os espanhóis a vir abastecer em Portugal?

Será que com a introdução do desconto no ISP em substituição do autovoucher os preços dos combustíveis em Portugal ficarão significativamente mais baixos do que em Espanha fazendo com que a actual realidade se inverta e passem a ser os espanhóis a vir abastecer em Portugal?

Não. Se fôr como na restauração, as gasolineias e postos estarão prontas para ficar com a margem para elas.

Como é que isso poderia acontecer? Lá os preços são muito mais em conta que cá! Esta redução no ISP, quando acontecer, terá um impacto de cerca de 16cts no PVP. Atualmente, a diferença de preços em Espanha é já muito superior a 16cts. Só a última medida que o Governo espanhol tomou, retirou pelo menos 20cts ao preço dos combustíveis.

À data de hoje, o preço médio em Portugal de 1 litro de gasolina 95 Simples custa €1,996 (Fonte: ENSE). A decomposição desse preço é a seguinte:

(1) 0,760 - Preço+Frete (CIF Lisboa)
(2) 0,064 - Adicional por incorporação de biocombustível
(3) 0,006 - Descarga, armazenagem e reservas
(4) 0,631 - ISP
(5) 0,336 - IVA de 23% (incide sobre todas as parcelas anteriores; se o IVA passasse hoje para 13% este valor seria igual 0,190)

(6) 1,797 - Preço de Referência (1)+(2)+(3)+(4)+(5) (exclui a componente de distribuição para os pontos de venda e a margem de comercialização).

(7) 0,162 - Margem
(8) 0,037 - Iva de 23% (incide sobre a Margem; se o IVA passasse hoje para 13% este valor seria igual 0,021)

(9) 1,996 - P.V.P. (6)+(7)+(8)

Se o IVA passasse hoje para 13%, e a margem se mantivesse igual, o novo P.V.P. seria 1,834, ou seja, uma redução de 16,2cts.

Última edição:
O problema é a procura externa que faz com que o preço jamais desça para valores razoáveis. Outra parolice é o enquadramento temporal da baixa fiscal, uns míseros dois meses (:confused:[:D]), sim a rapaziada do Leste vai a correr reconstruir e restabelecer a confiança no investimento energético.

Voltar
Superior