[Economia] Programa IVAucher e AUTOvoucher

Serei eu o único a pensar que este ivaucher é interessante e bem concebido! Nota, todos os problemas técnicos têm naturalmente que ser corrigidos.

Na minha opinião deveriam alargar o programa a outras áreas.
Imaginem que faziam isto com a manutenção automóvel, vais reparar o carro recebes o IVA em crédito para abater nas próximas reparações.
Vais cortar o cabelo, recebes o IVA em crédito para abater nos próximos cortes.
Vais pagar a mensalidade das aulas de piano do miúdo, recebes o IVA em crédito para abater nas próximas mensalidades.

Isto promovia a eliminação da evasão fiscal, já que não é preciso pagar "por fora" para não pagar o IVA e promovia o consumo já que voltaríamos a usar os serviços para abater o crédito.

Há 2 sistemas MUITO mais simples.

1 - Reduzir impostos;
2 - Utilizar este desconto do IVA para abater noutros impostos (IMI, IMT, IUC, IRS, etc.).

Mas andar com apps e cartõezinhos e estabelecimentos aderentes e descontinhos é melhor... :sh)

Há 2 sistemas MUITO mais simples.

1 - Reduzir impostos;
2 - Utilizar este desconto do IVA para abater noutros impostos (IMI, IMT, IUC, IRS, etc.).

Mas andar com apps e cartõezinhos e estabelecimentos aderentes e descontinhos é melhor... :sh)

Que app é que utilizas? Eu não tive de utilizar nenhuma. Quanto aos "cartõezinhos", será o MB com que já pago quase tudo de qualquer forma? [:D] E quem não paga, passa a pagar qual é o problema?

Vocês estão a inventar problemas onde não existem. É falar mal por falar.

Que se formos a ver bem, tirando o simples registo (que o é, simples), tudo o resto é algo que tu em princípio já farias de qualquer forma.

É um desconto direto? Não. É o fim do mundo em burocracia/complicação? Também não.

E como já disseram acima, há um claro intuito de reintrodução de valor na economia.

O registo é simples. Mas passa por dar dados teus a uma empresa externa. Que ainda por cima se cobra bem.

Depois há a necessidade de registo do comerciante.

E sim entendo o retorno a 50% e até aceito.
Continuo a achar que receber 200€ de volta é melhor do que receber 30€ no IRS.
Mas também continuo a dizer que o programa foi bem anunciado, mas depois foi complicado claramente para não ter de haver a devolução de tudo...

Há 670.000 inscritos. E no final gostava de ver os valores descriminados de tudo... Mas já sabemos que isso não deve acontecer.

Para já o que se sabe é que há 82.000.000 em Caixa para devolver.
E que nos primeiros 17 dias foram devolvidos 5.550.000.
Ou acelera ou não devolvem tudo.

Que app é que utilizas? Eu não tive de utilizar nenhuma. Quanto aos "cartõezinhos", será o MB com que já pago quase tudo de qualquer forma? [:D] E quem não paga, passa a pagar qual é o problema?

Vocês estão a inventar problemas onde não existem. É falar mal por falar.

Peço desculpa, registos em sites [;)], mais cartões de redes aderentes, mais andar à procura de estabelecimentos aderentes. Um sistema simples "à portuguesa".

Não aderi, nem faço ideia se tenho valor em saldo. Mas duvido, já que raramente peço NIF.

O registo é simples. Mas passa por dar dados teus a uma empresa externa. Que ainda por cima se cobra bem.

Mas também continuo a dizer que o programa foi bem anunciado, mas depois foi complicado claramente para não ter de haver a devolução de tudo...

Há 670.000 inscritos. E no final gostava de ver os valores descriminados de tudo... Mas já sabemos que isso não deve acontecer.

Mas acelera quem? O Estado a devolver ou o consumidor a gastar? O pressuposto é tu veres devolvido, enquanto tiveres crédito, o IVA referente às despesas que tiveres em Outubro, Novembro e Dezembro. Mas tanto quanto sei não há um deadline para devolução do valor, apenas para realização das despesas. Claro que existia o tal prazo de 2 dias, mas isso já percebemos que foi utópico. Sem crise.

Peço desculpa, registos em sites [;)], mas cartões de redes aderentes.

Não aderi, nem faço ideia se tenho valor em saldo. Mas duvido, já que raramente peço NIF.
São quase todas [:D]

[FONT=&quot]- Caixa Geral de Depósitos;[/FONT]
[FONT=&quot]- Novo Banco;[/FONT]
[FONT=&quot]- Novo Banco Açores;[/FONT]
[FONT=&quot]- Banco Best;[/FONT]
[FONT=&quot]- Millennium BCP;[/FONT]
[FONT=&quot]- Activo Bank;[/FONT]
[FONT=&quot]- Banco Santander Totta;[/FONT]
[FONT=&quot]- BPI;[/FONT]
[FONT=&quot]- Banco Montepio;[/FONT]
[FONT=&quot]- BBVA;[/FONT]
[FONT=&quot]- Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal:[/FONT]
[FONT=&quot] Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A - Sucursal em Portugal;[/FONT]
[FONT=&quot]- Caixa de Crédito Agrícola;[/FONT]
[FONT=&quot]- Unicre;[/FONT]
[FONT=&quot]- Banco CTT;[/FONT]
[FONT=&quot]- Universo, IME, S.A;[/FONT]
[FONT=&quot]- Banco Atlântico Europa

[/FONT]
Quanto a não pedires NIF, é uma opção tua.. Errada quanto a mim, e não é pelo IVAucher, mas isso vai de cada um.

- Caixa Geral de Depósitos;
- Novo Banco;
- Novo Banco Açores;
- Banco Best;
- Millennium BCP;
- Activo Bank;
- Banco Santander Totta;
- BPI;
- Banco Montepio;
- BBVA;
- Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal:
Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A - Sucursal em Portugal;
- Caixa de Crédito Agrícola;
- Unicre;
- Banco CTT;
- Universo, IME, S.A;
- Banco Atlântico Europa

Quanto a não pedires NIF, é uma opção tua.. Errada quanto a mim, e não é pelo IVAucher, mas isso vai de cada um.

Como referi no meu post. Um sistema simples "à portuguesa".[;)]

O Ivaucher é mais um sistema para ajudar a economia, sinceramente não sei será bom, é concerteza mais uma tentativa para redução da fuga ao fisco. Se for com esse intuito continuo a defender, em vez destes programas, um maior controlo e fiscalização a empresas e não só, ao próprio contribuinte que quando procura este tipo de compra tb ele deve ser acusado de tentativa de fuga, só a fiscalização e respectiva multa poderá diminuir esta falta de tributação, que depois resvala em mais impostos para todos. Salvaguardo que é claramente impossível acabar com a economia paralela, mas se a reduzirmos todos ganhamos de certeza.

Isso é um dos proncipais problemas.

Vais almoçar a um sítio, pedes fatura com NIF e está automaticamente no IVAucher.

Voltas lá com ideia a receber, pagas com cartão bancário em teu nome, chegas e nada. Questionas o comerciante que te diz que não aderiu...

Há uma coisa que me está a gerar dúvida relativamente aos combustiveis.
Ora o suposto saldo que se acumulou em IVAUCHER não é mais que um adiantar do beneficio fiscal do ano seguinte sendo que se o cidadão optar por não o gastar, o mesmo será utilizado em sede de IRS.
Até aqui tudo certo. A minha dúvida agora prende-se com o suposto cashback de 5€ mês/60€ em combustível. Ora o combustível, para o cidadão comum que é para quem o cashback foi projectado, não tem benefício fiscal. Neste sentido estará o governo a beneficiar apenas quem se inscreve no efatura criando assim uma desigualdade entre cidadãos? Eu no meu caso tenho 0 interesse no IVAUCHER mas não tenho interesse em perder benefícios.

Ora o suposto saldo que se acumulou em IVAUCHER não é mais que um adiantar do beneficio fiscal do ano seguinte sendo que se o cidadão optar por não o gastar, o mesmo será utilizado em sede de IRS.
Até aqui tudo certo. A minha dúvida agora prende-se com o suposto cashback de 5€ mês/60€ em combustível. Ora o combustível, para o cidadão comum que é para quem o cashback foi projectado, não tem benefício fiscal. Neste sentido estará o governo a beneficiar apenas quem se inscreve no efatura criando assim uma desigualdade entre cidadãos? Eu no meu caso tenho 0 interesse no IVAUCHER mas não tenho interesse em perder benefícios.

Não é nada disso.
Não é adiantamento nenhum, nem o mesmo será devolvido.

O que acontece é que o que sobrar irá de volta para o e-fatura onde só recuperas 15% do valor e não os 100%

Se o governo cair isso já não será implementado.

- Caixa Geral de Depósitos;
- Novo Banco;
- Novo Banco Açores;
- Banco Best;
- Millennium BCP;
- Activo Bank;
- Banco Santander Totta;
- BPI;
- Banco Montepio;
- BBVA;
- Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal:
Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A - Sucursal em Portugal;
- Caixa de Crédito Agrícola;
- Unicre;
- Banco CTT;
- Universo, IME, S.A;
- Banco Atlântico Europa

Não bastaria ser português e ter NIF?

É preciso ser cliente de um banco, mas não qualquer um, tem de ser da lista. Ah, e não esquecer o cartãozinho.

Ainda não recebi nada de volta e nem estou preocupado. Nem apetece reclamar face à "simplicidade" do processo.

Isso é um dos proncipais problemas.

Vais almoçar a um sítio, pedes fatura com NIF e está automaticamente no IVAucher.

Voltas lá com ideia a receber, pagas com cartão bancário em teu nome, chegas e nada. Questionas o comerciante que te diz que não aderiu...

Ou mete um autocolante a dizer que aderiu...mas pode nem ter aderido. [:D]

Incrível a complexidade que conseguem meter numa treta tão simples.

Ainda não vi nenhum autocolante...

também nunca vi um autocolante.
Eu fiz assim, na 1ª transacção pretendia marcar um restaurante onde ia gastar uma quantia "grandita", liguei perguntei se era aderente, sim, marquei.
Na segunda, como já não tinha muito saldo não perguntei mais nada, mas logo na segunda vez que jantei fora apareceu-me o dinheiro na conta.

Ainda não vi nenhum autocolante...

Eu já vi, já consumi, usei cartão alegadamente do esquema, no início do mês, e ainda nada. Mas foi mera coincidência, nem procurei.

Só vi um, mais nada. De resto sempre sem nada, e nem sei se são aderentes.

Independentemente da opinião que se possa ter sobre o Ivaucher faz-me alguma confusão como é que há tantos relatos de problemas e comigo tem corrido sempre bem.

Tinha acumulado cerca de 100€ de saldo, já só tenho aproximadamente metade, já vi o selo à porta de vários estabelecimentos, nunca mudei os planos por ter ou não ter selo, já usei cartões e MbWay de mais do que um banco e neste momento só ainda não me reembolsaram 50% do que paguei no almoço de hoje.

Não é nada disso.
Não é adiantamento nenhum, nem o mesmo será devolvido.

O que acontece é que o que sobrar irá de volta para o e-fatura onde só recuperas 15% do valor e não os 100%

Tens razão. Escapou-se-me nas entrelinhas a questão dos 15% vs 100%. Mas continua sem estar explicado a palhaçada do combustivel.
Acabei por mes inscrever e surgiram novas dúvidas:
1.Como é que eles sabem para onde devem fazer o reembolso se eu não associei nenhuma conta bancária?
2. Como funciona, em particular com contas internacionais? (Revolut)
3. E com contas de crédito?
4. Suponho que o identificador seja, de novo e afim de usufruir, o NIF do consumidor não?

Tens razão. Escapou-se-me nas entrelinhas a questão dos 15% vs 100%. Mas continua sem estar explicado a palhaçada do combustivel.
Acabei por mes inscrever e surgiram novas dúvidas:
1.Como é que eles sabem para onde devem fazer o reembolso se eu não associei nenhuma conta bancária?
2. Como funciona, em particular com contas internacionais? (Revolut)
3. E com contas de crédito?
4. Suponho que o identificador seja, de novo e afim de usufruir, o NIF do consumidor não?

Ao início pediram para adicionar cartões e assim sabiam quais tinham pago.
Mas viram que isso era pedir demais e ainda mais confuso.

Por isso simplificaram o processo.
Basta o cartão estar em teu nome.

Mas por trás deve haver muita informação.
A Salt Pay recebe o pagamento com o Cartão X do Dono Y e diz ao banco que aquele cartão pagou num espaço Ivaucher e que tem saldo, e o banco depois devolve metade do valor.

Back