citação:Originalmente colocada por Liberal
A pergunta correcta deveria ser: "Porque é que é proibida a venda de algumas drogas?"
Sempre foi uma pergunta que me coloquei a mim mesmo.
As duas drogas mais devastadores na saúde em Portugal (e na maior parte do mundo) são o álcool e o tabaco.
Não estou com isto a defender a liberalização das drogas ou a defender a ilegalização do álcool e do tabaco. Nada disso.
Estou apenas a dizer que sempre achei curiosas estas contradições das nossas sociedades. E na enorme fiscalidade que por coincidência incide nestes 2 produtos. Quer cá em Portugal, quer em quase todo o mundo.
Se eu, como empresário por exemplo, quiser lançar no mercado um qualquer produto alimentar, um brinquedo, automóvel ou avião tenho que seguir toneladas de regras e disposições legais, quer nacionais, quer comunitárias, por razões de saúde, de segurança, etc,etc.
Recordo-me até de a certa altura a nível comunitário alguns quererem ilegalizar as Pizzas no Carvão em Itália ou o nosso Frango de Churrasco pelos efeitos cancerígenos.
Mas os mesmos Estados que impõe (e bem) todo o tipo de regras com vista à protecção da saúde dos consumidores são os mesmos Estados que permitem a venda de um produto como o Tabaco e com o pormenor delicioso de obrigarem o produtor a afixar na embalagem que o produto mata. No minimo é irónico.