Proibir a venda de carros de combustão em 2035 vai prolongar a vida/valor dos mesmos?

Hecho

Well-known member
https://www.eppgroup.eu/newsroom/news/ban-of-combustion-engines-might-cause-havana-effect-in-eu

o chamado” efeito Havana” porque algo semelhante se passou em Cuba, com as importações de carros proibidas, os carros actuais simplesmente se mantiveram em circulação.

existe alguns receio, com ou sem agenda, que a proibição em 2035 de carros novos pode provocar os carros actuais a ficarem em circulação por muito mais tempo, e até se manterem a preços altos.

do outro lado da corrente, que, acha que os carros a combustão vão perder valor e os elétricos vão satisfazer todos os casos de uso e bolsas.

Na minha opinião diria que depende do preço dos combustíveis, e dos preços dos elétricos, incluindo mercado usado

Diria que apenas os carros que privilegiam a mecânica e a ligação homem/máquina vão manter ou subir os preços. 90% das viaturas atuais são facilmente substituíveis, apenas meios de transporte...

Não sei se alguém conhece uma forma de ver a evolução dos preços médios de certos modelos na Europa. Por exemplo deixo alguns carros nos states:

Seria bastante util se deixasses o link onde consegues esta informação.

Pois os exemplo que deixas parecem-me que não representam nada, pois dizem respeito a modelos que vendem quantas unidades ? Teria interesse saber é de modelos que vendem centenas de milhares de unidades....agora modelos de nicho, vale zero.....

• Like
Reactions: nto
O que aconteceu em cuba não tem comparação, em cuba um peugeot 308 custa 250 000$ e o salário médio são 150$.

Os carros a combustão de interesse vão valer muito dinheiro. Os clios dci, 320d, e outros meios de transporte, serão para enfardar dentro de 10 ou 15 anos.

Last edited:
Além de carros desportivos/luxo, acredito que carros mais específicos orientados a trabalho, nomeadamente pick-ups e 4x4 sejam mantidos mais tempo e valorizados.

Isso de certa forma já acontece agora, devido ao preço elevado de viaturas deste tipo.

Daqui a uns 10 anos quando os eletricos quando começarem a dar problemas de idade/uso das baterias cá estaremos p te ver a vangloriar [:D][:D][:D]

Tenho um diesel de 2004 com 160 mil kms parado pois comprei carro novo a gasolina.

Tenho uma teoria: " ainda hão de os querer e não os há " por isso ainda não o vendi. 😁

eu acho que alguns carros irão valer sempre algum dinheiro, especialmente se o gasóleo/gasolina não acabarem e os preços se mantiverem minimamente aceitáveis. vá, na casa no máximo de 2,5€. isto porque parece que há já construtores a abandonarem o projeto das gasolinas sintéticas devido ao fraco interesse geral. para mim até seriam uma solução viável caso houvesse adesão. está visto que o hidrogénio não pegou, os carros a "luz" vão levar mais impostos e os kw irão ficar mais caros para pagar todas as infraestruturas que estão e estarão no futuro a ser criadas e o gpl é diminuto e não causa mossa.

se os carros elétricos se difundirem, como parece que estão a sê-lo, os preços serão mais baixos e teremos carros a conseguir fazer 600/700kms em cada carga sem grandes dificuldades. há já testes a serem feitos em baterias de 1500kms ou mais, por isso o utilizador comum já não precisará de carregar o carro 2x por semana para fazer 250 ou 350kms semanais, mas sim 1x ou 2x a cada 15 dias. quanto aos outros, é como hoje em dia, carregam mais vezes como nõs metemos combustível mais vezes também se fizermos 80 ou 100kms por semana.

ainda é tudo uma incógnita, no entanto, mas penso que pelo menos mais uns 20 anos os carros andarão por aí a circular livremente, msmo que atinjam os 2€ o litro. claro que serão cada vez menos, mas ainda existirão. é como o caso das matrículas mais recentes. cada vez vejo mais na estrada em detrimento das mais antigas, como seria de esperar. mas ainda há muitos carros velhos com 25 e 30 anos a circularem diariamente.

Resposta ao titulo:

A execução e/ou implementação da proibição ainda está para se ver.

De todo o modo a revolução na mobilidade já aí está e a tendência é para continuar.

No entanto continuo a achar que se vai fazer pela coexistência de mecânicas ice + elétricas + outras.

Deste modo sim, creio que os ice se vão manter mtos anos e os que circulam actualmente vão descer menos de valor do que os EV. A idade média vai subir o que já sucede em vários mercados, nomeadamente nos EUA, fruto da subida mto grande dos preços de novos.

Portanto na minha opinião será:
Procura a descer um pouco nos ice mas com oferta a descer mto mais.
Procura a subir nos EV mas com oferta a subir mto mais.

Tanto eléctrico com 10 anos (ou mais) com a bateria original e ainda a rolar...

Calma, disse 10 anos p não ferir suscetibilidades [;)]

Cá em PT conhecendo a mentalidade gananciosa tuga, acabando os carros a combustão os EVs vão aumentar e bem por causa da procura.[8b][8b][8b]

qual é o elétrico que tens???

Evidentemente que já tenho elétrico, e que se me disseres tenho um, sei lá, um 420d 2023 para te vender, para mim o valor é zero, não o quero para uso ... tem o valor para mim, do dinheiro que alguém der por ele no momento, para revenda, agora para meu uso... vale bola, não o quero para nada.

Já atualmente, não é preciso esperar por 2035.

Daqui a uns 10 anos quando os eletricos quando começarem a dar problemas de idade/uso das baterias cá estaremos p te ver a vangloriar [:D][:D][:D]

Tens um Model S em Portugal com 6 anos, 670.000km, que levou agora um motor atrás na garantia (2.000€), isto nas primeiras gerações que deram mais problemas de motor, quantos ICE é que tens a chegar a este numero de km de sem necessidade de mexer motor? Em relação a bateria que novamente primeiras gerações química pior, ainda é de origem com 20% de degradação a levar com carregamentos rápidos diariamente.

Nem todos os VE com 10 vão estar com baterias nas lonas, alias daqui a 10 anos estamos a falar de carros que estão a sair hoje para o mercado em que já tem baterias com quimicas mais robustas(por exemplo LFP), melhores sistemas de refrigeração, melhor gestão das baterias, etc. que faz com que sejam muito mais fiáveis no longo prazo.

Tem que entrar sempre o fundamentalismo nestas discussões de X vs Y.

Não há muito tempo era foi gasolina Vs gasóleo e quantos tópicos e discussões paralelas deu.

Venham de lá os 420d de borla que eu aceito de bom grado.[:D]

Neste momento acho que ninguém consegue prever o futuro, porque ainda serão criadas algumas soluções técnicas.

Mas tudo depende do custo €€ a circular e do preço de compra inicial.

O racional irá seguir a que for mais barato daqui a 12 anos.

2023-08_Vendas-VE_08.png

Por enquanto, tirando alguns modelos de carros usados e para empresas não vejo que compense para maioria dos particulares.

Quando chegarem os tais veículos a 25000€ que serão mais 30000€[:D] talvez mude.

Back