Projecto CAD3D

ibnelmuftar

New member
Olá,
Este ano entrei para a faculdade (Eng. Aeroespacial no IST) e na cadeira de Desenho e Modelação Geométrica tenho de arranhar um projecto em CAD3D (provavelmente no solidworks) em que tenha de construir qualquer coisa composta por entre 40 e 60 peças (pode ser mais se for em grupo). Ah, e o professor disse que dava preferência a coisas inovadoras... Alguém tem alguma sugestão, sendo que preciso de um manual, qualquer coisa que dê umas medidas e especificações do projecto. Ajudas?:sh)

Cumps,
Gonçalo

Num instante chegas às 60 peças.

Recomendo-te a fazer algo com articulações que possas animar, para impressionar mais um bocado...

Eu preciso é de um manual com medidas e referências ao que vou desenhar... Se tem de ser tudo junto, não sei, mas penso que sim, que tem de ser um assembly...Vou averiguar...

A malta de mecânica costuma fazer projectos de veículos de modelismo (carros, barcos e helicópteros). Não tens nenhum carro telecomando ou um electrodoméstico avariado ai em casa que possas desmanchar!? Depois, é só pegar numa craveira, tirar medidas e desenhar no solidworks...

Não precisas de um manual com medidas. Podes simplesmente fazer a tua modelação 3d a partir de um modelo real. Não sei para que quer o prof 60 peças, no fim vais cotar apenas, no máximo dos máximos, 20. Ele disse isso para vocês escolherem peças complexas.

Podes fazer um motor, um turbo, uma bicicleta, um compressor, etc etc etc.

Puxa pela cabeça [;)]

eu em tempos andei a ajudar uns colegas num projecto identico. o projecto consistiu num motor de rega antigo. o trabalho foi em solidworks

Olha eu já tou no 5ºano de MEAer e na altura fiz um motor completo de aeromodelismo + um avião de aeromodelismo. Em princípio irão trabalhar no solidworks. A base do projecto é pegares numa peça complexa, tipo motor, carro, avião, barco, helicóptero e passares para 3D com a maior exactidão possível pois todas as peças terão de encaixar. Depois terás que fazer o drawings com determinadas vistas e com as dimensões, toleranciamento. rugosidade do material, etc...

Last edited:
Arranja um orgão mecânico (bomba, moto redutor, caixa de direcção, etc), desmonta-o todo, mede as peças e modela... [;)]

Back