[Sociedade] Projecto habitação R/C+1ºandar

Touguinha

New member
Não faço a minima ideia disto:

Quanto genericamente custa a elaboração de projecto para habitação tipo R/Chão e 1º andar com nº de divisões normal tipo T3,aprovação na camara,licenças e afins.

Assim tipo "quero uma casa assim" e depois receber o projecto aprovado para depois construir.

Então ficará algo tipo em euros de ?

Digo eu que não faço a minima ideia 10.000€?

EDITADO PELA MODERAÇÃO

Obg desde logo,mas não estou "comprador" de projecto ,apenas em conversa com colegas surgiu esta dúvida e não faço mesmo a minima ideia de quanto custam este tipo de coisas.

Last edited by a moderator:
Obg desde logo,mas não estou "comprador" de projecto ,apenas em conversa com colegas surgiu esta dúvida e não faço mesmo a minima ideia de quanto custam este tipo de coisas.

o preço varia de projecto para projecto e consoante arquitectos ou engenheiros que trabalhem nele. Mas claro tens é de salvaguardar e só pagares depois de aprovados entre outros pormenores.

E depois pedes ao vizinho do lado que é arquitecto p'ra dar um autografo? :sh)

Nephilim a presidente da republica [:)]

Não peço nada a ninguem... os projectos sao feito no gabinete de engenharia e arquitectura, e todos com termos de responsabilidade de acordo com a lei.

Não peço nada a ninguem... os projectos sao feito no gabinete de engenharia e arquitectura, e todos com termos de responsabilidade de acordo com a lei.

Concluo então que projecto e licenças de construção e afins ficariam a rondar os 5000euros.

Concluo então que projecto e licenças de construção e afins ficariam a rondar os 5000euros.

sim nunca mais que isso...e até pode ser menos mas agora com a nova legislação e com o projecto de segurança de obra sim por volta desse valor.

É giro como se fala de preços sem se saber mais nada...

T3 ok. Mas um T3 de 100m2 ou um T3 de 200m2?

Terreno? Arranjos exteriores? Piscina? Ar Condicionado? Sistemas de Robótica?

E depois ainda mais, Projecto de execução? Só licenciamento?

Etc etc etc...

É giro como se fala de preços sem se saber mais nada...

T3 ok. Mas um T3 de 100m2 ou um T3 de 200m2?

Terreno? Arranjos exteriores? Piscina? Ar Condicionado? Sistemas de Robótica?

E depois ainda mais, Projecto de execução? Só licenciamento?

Etc etc etc...

Pois a minha ideia é no geral ,como não estou comprador de projetcto não tenho uma ideia em especifico para tais promenores.

Apenas pretendia ilucidar-me do género são a rondar os 5000€ ou 20000€.

Pois a minha ideia é no geral ,como não estou comprador de projetcto não tenho uma ideia em especifico para tais promenores.

Apenas pretendia ilucidar-me do género são a rondar os 5000€ ou 20000€.
O problema está mesmo ai.

Se é uma casa simples de 100m2 com pouco terrenp (e logo com pouca intervenção no resto)

Ou se é uma casa de 300M2 com um terreno grande com piscina e afins.

Depois depende do projecto que é desejado. Apenas licenciamento, ou com projecto de execução.

Por fim, antigamente havia uma Tablea de Honorários para Obras Públicas que como o nome indica era o que os arquitectos cobravam para as obras públicas. Esta tabela hoje em dia é ilegal, mas a Ordem dos Arquitectos ainda a disponibiliza como suporte. (depois como mercado livre cada um pede o que quer). E nesta tabela é visto +/- os m2 e o que é necessário, é calculado um valor por M2 e depois temos uma valor bruto do custo da casa, e para cada valor há uma percentagem a cobrar que depois é dividida por diversas fazes de projecto!

Por isso é impossivel dizer-te do pé para a mão quanto é que isso te custa.

Hás de encontrar quem te faça por 1.000€ e por 20.000€... Depende de muita coisa.

O problema está mesmo ai.

Se é uma casa simples de 100m2 com pouco terrenp (e logo com pouca intervenção no resto)

Ou se é uma casa de 300M2 com um terreno grande com piscina e afins.

Depois depende do projecto que é desejado. Apenas licenciamento, ou com projecto de execução.

Por fim, antigamente havia uma Tablea de Honorários para Obras Públicas que como o nome indica era o que os arquitectos cobravam para as obras públicas. Esta tabela hoje em dia é ilegal, mas a Ordem dos Arquitectos ainda a disponibiliza como suporte. (depois como mercado livre cada um pede o que quer). E nesta tabela é visto +/- os m2 e o que é necessário, é calculado um valor por M2 e depois temos uma valor bruto do custo da casa, e para cada valor há uma percentagem a cobrar que depois é dividida por diversas fazes de projecto!

Por isso é impossivel dizer-te do pé para a mão quanto é que isso te custa.

Hás de encontrar quem te faça por 1.000€ e por 20.000€... Depende de muita coisa.

OK esclarecido

Ainda bem este tópico.
Como o meu pai já deu casa aos meus irmãos, está na minha hora.
Pessoalmente gosto de casas grandes, com espaço, mas não sei por onde começar para a idealizar.
Orçamento 200 a 250M €

Bem Nephilim, se não resolveres entretanto o assunto, até daqui um mês ;)
Espero que a banição não seja definitiva porque apesar de tudo dás um certo andamento aqui a cena [:D]

Viva,

Touguinha, mandei-te uma PM, vê quando puderes.

Abraço

Cuidado com os conteúdos dessas PM's. Recordamos aqui que:

4. As regras são aplicáveis em todo o forum e suas funcionalidades, passando pelas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" (...) ou por qualquer outro meio.

Back