[Pol?tica] Proposta de Revisão Constitucional (PSD)

1- O PSD começou... o PS democratizou.
2- Juras? E o PS, que em campanha disse jamais? Não subiu nenhum, pois não?:sh)
3- Já estava quando chegaram... e continua até hoje, estando hoje muito pior (agora com 5 anos Sócrates) os números falam por si.
4- Estamos à 10 anos em recessão (ou crescimento reduzido) e nos últimos 2 na pior dos últimos anos
5- figura de palhaços na golden share, a acatar ordens da França e Alemanha (que remédio), guerra com os mercados (só para enumerar os últimos meses)...
6- isso ou multa da CE.
7- O PS ainda não fez?
8- Infelizmente ainda não fugiu... dava tanto jeito.
9- Estava em causa a aniquilação de um ramo das forças armadas com quase 100 anos ou não. Devemos aniquilas as nossas FA? As negociações começaram com Guterres.

Freeport, Cova da Beira, Independente, caso PT (maior escândalo pós 25 de Abril), etc. etc.
Decisões feitas com base em senso comum, sem qualquer estudo (credível). Parecem decisões tomadas na peixaria ou algo do género. O nível de profissionalismo a este nível é zero!

:sh)

Se estivesses dentro da área, perceberias bem em como os Hospitais EPE são bem diferentes dos SA em termos de garantia de serviço público... em muitas coisas são a mesma m****, mas houve uma mudança que parece subtil de SA para EPE, mas que em certos aspectos é como o dia da noite...

Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê?

Quanto aos submarinos, nem falo da utilidade questionável que possam ter (porque não uma bomba de hidrogénio? Também era fashion...), mas dos termos muiiiito obscuros do negócio...

O País depara-se com gravíssimos problemas económicos e está à beira do colapso. Estes problemas deveriam ser a preocupação essencial das forças políticas, daí que não compreendo porque raio é que o PSD lançou para a agenda política este assunto.

Existem N tópicos inclusive com sondagens onde se debate o pior Governo, pior PM, etc., não se consegue discutir estas propostas ou outras que seriam pertinentes e deixar essa "guerra" para o lado?
[;)]

Concordo, aliás é quase inevitável que esta guerrinha PS/PSD aconteça nestes tópicos.

Discutindo apenas as propostas do PSD, já dei a minha opinião, claramente de tendências ultra-liberais muito à direita, e no que respeita à minha área, uma vontade inabalável de criar handicaps aos SNS que permita a preponderância de um sistema de saúde baseado em unidades privadas e em seguros de saúde...

Se estivesses dentro da área, perceberias bem em como os Hospitais EPE são bem diferentes dos SA em termos de garantia de serviço público... em muitas coisas são a mesma m****, mas houve uma mudança que parece subtil de SA para EPE, mas que em certos aspectos é como o dia da noite...

Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê?

Quanto aos submarinos, nem falo da utilidade questionável que possam ter (porque não uma bomba de hidrogénio? Também era fashion...), mas dos termos muiiiito obscuros do negócio...

Não respondeste sobre os submarinos!
Deve-se ou não acabar com este ramo das FA?
Deve-se acabar com as FA?

Quanto a recessões, houve uma no princípio no ano nos finais dos anos 90 inícios de 2000.... que Portugal nunca recuperou verdadeiramente. São factos!

Se disseres o que é assim de tão diferente sobre os hospitais, ajuda. Não te esqueças que este governo tem sido o grande impulsionador das parcerias público/privadas.

[:)]
Não és nada tendencioso...
[:)] [:)]

Portanto, se ninguém morrer a medida é boa...
[:)] [:)] [:)]

Hospitais SA... Morreu alguém?
Aumento de impostos... Morreu alguém?
País de tanga... Morreu alguém?
Recessão... Morreu alguém?
etc.

[:)]

Sócrates... matou alguém?
[:)] [:)]

Não te cures, não...
[;)]

Porquê que te ris da tua ignorância?!

Last edited:
O País depara-se com gravíssimos problemas económicos e está à beira do colapso. Estes problemas deveriam ser a preocupação essencial das forças políticas, daí que não compreendo porque raio é que o PSD lançou para a agenda política este assunto.

É preciso começar por algum lado.

O PSD ao querer começar pela constituição meteu a fasquia muita alta, porque vai precisar do apoio do PS e não estou a ver o PS apoiar grande parte do que é pedido.

De qualquer maneira, o problema é estrutural, a começar pelas elites completamente deslocadas do país real, passando pelo povo, maioritariamente de direita, sempre fomos um país de direita, mas depois do 25de Abril por causa de certos fantasmas lá votamos à esquerda, e depois, ninguém, ou quase ninguém se revê no que os políticos andam a fazer.

A constituição, é de facto um problema base, o PSD faz bem em começar pela base, mas vai ser difícil, ninguém quer mexer nos alicerces, preferem dar uns retoques no telhado da casa que está quase a ir abaixo.

O país tá condenado a ficar os próximos 10anos a crescer mal, e ninguém parece querer contrariar isso. Vai tudo continuar a atirar as culpas para cima dos outros e manter tudo na mesma, e quando é preciso fazer mesmo algo, escolher a opção mais fácil.

De qualquer maneira, o problema é estrutural, a começar pelas elites completamente deslocadas do país real, passando pelo povo, maioritariamente de direita,

Agora é que disseste tudo! E dá para ver bem, por esta proposta de revisão...

Só podia mesmo vir de quem está completamente deslocado do país onde vive.

eu acho alguma piada a estas ideias do PSD.

por 2 razões:

-podem custar-lhe as eleiçoes[:)]

-e, sobretudo, a ideia peregrina de privatizar saude e educação, mas mantendo o nível de impostos

o que é uma sacanisse.

uma espécie de modelo americano das barracas[:D]

(...)
Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 (...)

Dizias?!?!

gdp-portugal-3.JPG

Se há alguma coisa que o Durão conseguiu fazer foi inverter a tendência
recessiva dos governos de Guterres.

Em 1999 já eu sabia que íamos entrar em crise. Lembro-me perfeitamente
dos despedimentos de 1999 e de começarem com cortes nos prémios de
produtividade em grandes multinacionais. Guterres foi muito mau. Mas
Sócrates conseguiu ser muito pior.

Quanto a Coelho... não sei, mas, com esta proposta de revisão constitucional
não auguro nada de bom.

Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê

Consequência de dois governos seguidos de Gueterres... :rolleyes:

O que é que este Passos Coelho já fez na sua vida, que se veja?

Quais são as sua habilitações?

Chegámos à altura em que os partidos políticos não querem pessoas formadas e integras, querem actores principais para poderem usar como marionetas para os interesses que estão por trás.

Vamos a isso portugueses. Toca a votar neles. A miséria ainda pode ser maior.

Eu por acaso tenho uma teoria da conspiração do Passos Coelho que comunga um pouco desta ideia.

A ideia que tenho do PSD actual é um pouco do "Partido do Antonio Variações"

- " Estou bem.....aonde eu não estou....porque eu só quero ir....a onde eu não vou..."

Ou seja, a sensação que tenho é que efectivamente o Passos Coelho está lá a dirigir o partido porque dá jeito que esteja a meia duzia de historios que só mandam bitaites de fora como é o caso do Marcelo, do Ganda Noia e do Pacheco Pereira...!!! Tanto que quando foi o congresso, todos se regiam pela mesma pauta e o mesmo tipo de dialogo...sem excepção todos se diziam afastados da liderança do partido, mas sempre com opiniões muito formadas e conselhos sensatos para dar e que dariam certamente ao proximo partido do PSD.

Passos Coelho está lá a, meu ver, porque dá jeito aos outros que esteja...é uma especie de "job for the boys" mas fico com a ideia que mais tarde ou mais cedo dentro do partido lhe vão puxar o tapete...mas que antes vão deixa-lo queimar-se...

A questão da saúde e da educação não se pode tirar conclusão nenhuma dali.

O problema é que o "problema" tende a manter-se.
Quem trabalha e paga através de impostos, continua a pagar também as consultas.
Quem não trabalha (muitas vezes por opção) e não tem rendimentos declarados, continua a não pagar nada.

No caso da escola, aquela história de ser gratuita é muito bonita... mas ser gratuita para quem não quer estudar não me parece que seja a solução (que está a funcionar assim)

Está tudo dito.[;)]

No meu caso pessoal isto resume-se assim:

Até hoje o PSD tinha (em princípio) o meu voto nas próximas eleições.
A partir de hoje deixou de o ter.

De aberração em aberração, no que a "propostas" deste género diz respeito, lá vamos matando Abril de 74...

Como alguém disse, trata-se de um retrocesso civilizacional, e, quanto a mim, muito grave... Estamos, como eu dizia outro dia, noutro tópico, a entrar na lógica da descartabilidade. Até percebo que tenham andado encolhidos algumas décadas, mas, parece-me, agora "estão-se a esticar", para usar uma expressão popular actual!

Jorge Miranda tem razão, não é mudando a Lei que se resolvem os problemas do país!

A Democracia está em perigo, pois as conquistas de Abril estão a ser sistematicamente debeladas em nome de seja lá que desculpa for! Falta, lá está, um respeito forte pelo passado, pelas referências "de referência", passo o pleonasmo, e pelo sonho de Abril. Mas neste país parece que já nada se respeita... Passo a passo, estamos a caminhar para lá do passado...

E este povo não acorda mesmo... [8b]

Portanto, para ti um ignorante é aquele que não comunga da tua orientação
política... é isso?
[:)] [:)] [:)]
[8b]

Provavelmente até votamos no mesmo partido.

Mas o fecho dos hospitais vem de encontro a critérios internacionais, e em conformidade com critérios internacionais. E existem estudos que mostram que isto salva vidas(fecho das maternidades na decada de 90, lembras-te?).

Agora, o fecho das escolas e criação de mega-agrupamentos já vem em contra ciclo com o que se faz lá fora, ainda à poucos dias vinha um estudo no DN(ou JN, já não sei) que em nova Iorque os mega agrupamentos deram maus resultados e iam voltar aos pequenos.

O que é que este Passos Coelho já fez na sua vida, que se veja?

...
Grande parte dos problemas actuais do país passa, por um lado, por recalcamentos de índole fascista que agora começam a renascer e, depois, por este tipo de situação, de gente que parece não saber muito bem que opções tomar e adopta, quiçá sem a necessária reflexão, "ideias peregrinas" deste género! Gente que nunca vergou o aço, nem viveu história, debita demasiada prosa e tem demasiada audiência, esta última por ser desatenta e a parecer não ter ideias próprias.

Nem falo deste Passos Coelho. Falo de muitos meninos de papá, de barriguinha cheia, que nunca fizeram um sacrifício com esse nome, que mordem agora a mão que lhes deu uma existência de veludo, e que, agora, debitam teorias deste tipo que, convenhamos, mais tarde ou mais cedo terão corporização...

De aberração em aberração, no que a "propostas" deste género diz respeito, lá vamos matando Abril de 74...

Como alguém disse, trata-se de um retrocesso civilizacional, e, quanto a mim, muito grave... Estamos, como eu dizia outro dia, noutro tópico, a entrar na lógica da descartabilidade. Até percebo que tenham andado encolhidos algumas décadas, mas, parece-me, agora "estão-se a esticar", para usar uma expressão popular actual!

Jorge Miranda tem razão, não é mudando a Lei que se resolvem os problemas do país!

A Democracia está em perigo, pois as conquistas de Abril estão a ser sistematicamente debeladas em nome de seja lá que desculpa for! Falta, lá está, um respeito forte pelo passado, pelas referências "de referência", passo o pleonasmo, e pelo sonho de Abril. Mas neste país parece que já nada se respeita... Passo a passo, estamos a caminhar para lá do passado...

E este povo não acorda mesmo... [8b]

O 25 de Abril é daquelas coisas que nunca deviam ter existido, e culpa não é de quem o fez, é do Caetano que não teve coragem para fazer as reformas necessárias para termos dito uma passagem suave para a democracia.

O povo está acordado, e vai emigrando, para paises onde curiosamente não existem essas tais maravilhas de abril(excepto a liberdade) e não parecem muito chateados com isso nem com vontade de regressar...

E a base da constituição Portuguesa nasceu nessa altura, e tem que ser mudada. E nossa constituição é demasiado de esquerda, tem no mínimo de ser mais neutral.

Até digo mais, este país só vai evoluir verdadeiramente quando toda a gente que estava viva em 74 morrer, e levarem com elas certos fantasmas.

Last edited:
Não vale a pena discutir cores partidárias, como diz o Medina Carreira (apesar de saber que agora vou ser apedrejado), o problema está nos partidos que são um nojo.

Enquanto continuarem preocupados com tretas de cidadania em votar nesta gente, eles lá vão andando por lá.

Back