Proprietários de Navara D40

NR95

New member
Boas caros amigos do fórum, decidi abrir este tópico para podermos partilhar experiências, problemas e consumos das Navaras D40... [kiss] Futuramente poderá vir a ajudar quem pretender adquirir uma! Antes de mais, sou proprietário de uma Navara de meados de 2008, versão de equipamento SE com 171 Cv's! apr:) Como se estão a portar as vossas meninas?

Last edited:
Por incrível que pareça, parece que sim... Acho que a designação do veículo e ligeiro de mercadorias!

Mesmo sendo 5 lugares continua a ser considerado comercial, logo paga Iuc de comercial e terá IVA dedutivel.

Mesmo sendo 5 lugares continua a ser considerado comercial, logo paga Iuc de comercial e terá IVA dedutivel.
Exatamente, caso contrário era um valor altíssimo, uma 2.5 com emissões de 268 g/km... Espero que apareça alguém que também tenha uma para partilhar aqui alguma informação! [kiss]

Tenho uma dúvida, alguém me pode esclarecer a que rotações trabalha o motor normalmente? Disseram-me que depende da temperatura, por exemplo, do lado esquerdo do condutor tem um botão com um símbolo da bomba e antes o motor punha-se as 1500 rpm e agora fica pelas 1350/1400 rpm... Já alguém observou isto? :confused:

As de 5 lugares ainda são consideradas veículos de trabalho? Bonito... e eu pago 56 euros de IUC por um 1.5 a gasolina de 1997.
Bonito porque?!
Nao tendo 5 lugares não continua a ser para trabalhar? Às vezes tens de levar 4 trolhas mais as máquinas.. :)

Tenho uma dúvida, alguém me pode esclarecer a que rotações trabalha o motor normalmente? Disseram-me que depende da temperatura, por exemplo, do lado esquerdo do condutor tem um botão com um símbolo da bomba e antes o motor punha-se as 1500 rpm e agora fica pelas 1350/1400 rpm... Já alguém observou isto? :confused:

isso é o ralenti quando colocas a trabalhar o motor, certo? quando aquece isso baixa para 800 ou assim, não?

Bom dia

Eu também tenho uma, de 2011, a versão 2.5 de 190cv, já não me lembro qual a versão, mas é a que tem quase tudo que é equipamento.
Confirmo, o IUC é 52€ se não estou em erro, até estive para comprar a v6, para ter um v6 sem ter a anuidade de 600 ou 700eur!! E também sim, também são veículos de trabalho, a minha é a minha ajudante no meu hobbie da apicultura, foi comprada por isso, o carro não ia ao meio do monte buscar o mel!

Em relação ao botão do lado esquerdo do volante, a minha não tem, mas um amigo meu que tinha uma pré-reestiling tinha, e pelo livro de instruções, é para aquecer o motor mais rápido, até dá a entender que é para aquecer mais depressa o habitáculo. A minha versão não tem, talvez porque tem bancos aquecidos e já não faz tanta falta!

Até agora, em ritmos não muito apressados, consumos de 7.5 no CB, nem vai para cima, nem para baixo. Problemas até agora nada, só óleo (quase 7 litros de cada vez) e filtros. Vai com 65k km

Cumprimentos

isso é o ralenti quando colocas a trabalhar o motor, certo? quando aquece isso baixa para 800 ou assim, não?
Não, a minha se a colocares a trabalhar, às vezes é capaz de estar ao relenti as 700 rpm, o que acho pouco... Quanto ao botão, lembra-me do ano passado por esta altura de quando ligava esse botão, ele punha as rotações do motor as 1500 rpm certas, este inverno fica-se pelas 1350/1400 rpm... Acho estranho, será de algum sensor?

Bom dia

Eu também tenho uma, de 2011, a versão 2.5 de 190cv, já não me lembro qual a versão, mas é a que tem quase tudo que é equipamento.
Confirmo, o IUC é 52€ se não estou em erro, até estive para comprar a v6, para ter um v6 sem ter a anuidade de 600 ou 700eur!! E também sim, também são veículos de trabalho, a minha é a minha ajudante no meu hobbie da apicultura, foi comprada por isso, o carro não ia ao meio do monte buscar o mel!

Em relação ao botão do lado esquerdo do volante, a minha não tem, mas um amigo meu que tinha uma pré-reestiling tinha, e pelo livro de instruções, é para aquecer o motor mais rápido, até dá a entender que é para aquecer mais depressa o habitáculo. A minha versão não tem, talvez porque tem bancos aquecidos e já não faz tanta falta!

Até agora, em ritmos não muito apressados, consumos de 7.5 no CB, nem vai para cima, nem para baixo. Problemas até agora nada, só óleo (quase 7 litros de cada vez) e filtros. Vai com 65k km

Cumprimentos
Antes de mais, parabéns... Quanto a problemas, eu até agora também nada, apenas tive que mandar limpar o sistema de injeção todo, incluindo o depósito, pela sujidade que continha! A minha versão de equipamento já é bem recheada, mas não tenho estofos aquecidos... Mas a minha já tem espelhos com piscas e de cortesia! Quanto aos consumos agora está pelos 9,2 litros... [kiss]

Bom dia

Cumprimentos

consumos em AE a 150/160 +-?
esses 199cv devem ser qualquer coisa!

Consumos a 150/160 vai para os 12 l/100 km... Já lhe cheguei a queimar mais de metade do depósito em 120 km... Em andamentos proibitivos! [;)]

Eu nunca testei velocidades acima de 150km, mas nota-se que acima dos 100km/h, os consumos aumentam mais depressa que num carro normal. A aerodimanica mais o peso não devem ajudar. A minha quase nao anda em AE, só nacional da cidade para a aldeia em ritmos calmos, um pouco de cidade e um pouco de caminhos de terra com grandes desniveis, daí os 7.5. Mas permite viajar com bastante conforto e a subir, é capaz de envergonhar alguns carros ligeiros.

A ver se vem uma nevada a serio este ano para testar o 4wd como deve ser. Supostamente a minha teria lsd e aqueles bloqueios pela accão do esp nos travões, mas o ano passado numa subida com uns 20% de inclinação, apanhei metade do caminho com uma grande camada de gelo. Parei, e ao tentar arrancar, em vez de progredir, começou a andar para trás, isto com as rodas esquerdas em atrito zero e as direitas com atrito, não sei o que falhou. O panda cross com o eld, sentia-se mesmo as rodas sem atrito a travar e as outras a levar o carro para a frente.

A minha tem estofos e parte das portas em cabedal electricos e aquecidos, sistema multimedia com disco, gps e camara de marcha-atras, tecto de abrir, etc, etc. E desde uma vez, que a olhar para o ecrã a fazer marcha-atrás, e a ver o poste a aproximar-se no ecrã, apesar de dar para ver muito bem o parachoques a aproximar-se, parecia que estava a ver tv e só parei depois de encostar (nao deixou marcas que ao meio é borracha e o poste so abanou um nadinha), coloquei sensores atrás e à frente da cobra pintados os da frente à cor e os de trás em cromado e ficou muito bem.

De passar de carros ligeiros para a navara faz um pouco de impressão manobrar devido ao tamanho, o volante da muitas voltas e vira menos que um carro, e a alavanca da caixa, podia ter um curso menor. De resto é bem divertida e confortavel.

Eu nunca testei velocidades acima de 150km, mas nota-se que acima dos 100km/h, os consumos aumentam mais depressa que num carro normal. A aerodimanica mais o peso não devem ajudar. A minha quase nao anda em AE, só nacional da cidade para a aldeia em ritmos calmos, um pouco de cidade e um pouco de caminhos de terra com grandes desniveis, daí os 7.5. Mas permite viajar com bastante conforto e a subir, é capaz de envergonhar alguns carros ligeiros.

A ver se vem uma nevada a serio este ano para testar o 4wd como deve ser. Supostamente a minha teria lsd e aqueles bloqueios pela accão do esp nos travões, mas o ano passado numa subida com uns 20% de inclinação, apanhei metade do caminho com uma grande camada de gelo. Parei, e ao tentar arrancar, em vez de progredir, começou a andar para trás, isto com as rodas esquerdas em atrito zero e as direitas com atrito, não sei o que falhou. O panda cross com o eld, sentia-se mesmo as rodas sem atrito a travar e as outras a levar o carro para a frente.

A minha tem estofos e parte das portas em cabedal electricos e aquecidos, sistema multimedia com disco, gps e camara de marcha-atras, tecto de abrir, etc, etc. E desde uma vez, que a olhar para o ecrã a fazer marcha-atrás, e a ver o poste a aproximar-se no ecrã, apesar de dar para ver muito bem o parachoques a aproximar-se, parecia que estava a ver tv e só parei depois de encostar (nao deixou marcas que ao meio é borracha e o poste so abanou um nadinha), coloquei sensores atrás e à frente da cobra pintados os da frente à cor e os de trás em cromado e ficou muito bem.

De passar de carros ligeiros para a navara faz um pouco de impressão manobrar devido ao tamanho, o volante da muitas voltas e vira menos que um carro, e a alavanca da caixa, podia ter um curso menor. De resto é bem divertida e confortavel.

Sim, tem muito pouca brecagem, noto isso quando tento tentar na garagem e tenho de alagar imenso a volta, enquanto com um carro normal só preciso de virar logo.
a do meu pai não é navara, é isuzu, e pelo que vejo, os consumos são muito melhores, quanto ao resto só testando as navaras.
Braga Algarve a medias de 140/150/160, fez-se 9.6, por vezes a 150 o CB marcava 8,6. Não tenhas a mínima dúvida que envergonha muitos, mas mesmo muitos carros ligeiros! Tenho pena que a mais de 150 comece a ser muito ruidosa!
Em cidade é para esquecer e não é nada porreira de conduzir a não ser que seja para subir passeios [:D] estacioná-la é um cabo dos trabalhos, não tem câmera traseira e não consigo ter noção, às vezes tenho de sair feito totó para ver quanto falta, porque não tenho grande experiência de condução com a carrinha , mas quando é para ir para a serra , de preferência com as bikes ou acampar no fim do mundo, não há nada que bata uma pick-up!

A minha Navara já lhe fiz dar os 220 km/h de ponteiro... apr:) Anda muito bem, o senão é mesmo os consumos! A minha é apenas carrinha de passeio, sai de vez em quando da garagem e poucas vezes vai aos terrenos que temos! Para estacionar lá está, e um bico de obra... em estacionamentos paralelos fica metade da caixa na estrada! [:D] Mas em termos de conforto e qualquer coisa! Como extras da minha versão tem volante multifunções, estribos, faróis de nevoeiro, para-choques da cor da carroçaria, estofos bicolor, rádio com caixa de 6 CDS e Bluetooth, ar condicionado automatico, jantes em liga leve, espelhos de cortesia com piscas embutidos, e mais algumas coisinhas... Esta muito bonita! [:cool:] Pneus utilizo Continental de estrada...

Back