prós e contras

Garrett

Banido
Quem viu ontem?

Como estou dentro do assunto se alguém viu gostava de saber a opinião.

Fiquei muito desiludido com a postura tendenciosa da apresentadora (Fátima??) deu a ideia que os Politécnicos não têm pessoal docente qualificado e são uma espécie de parente pobre do ensino superior.. o que por vezes é falso.

Uma outra coisa que, enfim nem me estranhou tanto foi que a discussão foi sempre em torno de Lisboa e ministro.. e o resto do País? É esta a descentralização que querem fazer? Mais do mesmo.. Litoral, litoral, litoral..
Deviam aproveitar para fechar o interior de vez e vamos todos de uma assentada para o litoral.. um pais tão pequeno e com tantas assimetrias..
será dificil ver que na prática 2 ou 3 mil alunos a universidade do litoral não faz grande diferença? mas que esses mesmos 3 mil alunos podem garantir a sobrevivência de uma I.e.superior do interior? serei o único a ver isso? [8]

Só apanhei no fim, por isso não me apercebi disso.. Mas gostei do que o Ministro Mariano Gago disse.. Pelo menos fala bem. Vamos ver se faz tão bem quanto fala..

Na minha opinião o programa foi desperdiçado com as tricas e queixinhas habituais entre ministros e reitores.

Não vi ninguem preocupado ou interessado com a posição dos alunos sobre o Processo de Bolonha, sobre a qualidade dos seus cursos e respectivos docentes.
Vamos continuar a ter docentes capazes de aprovar 2 ou 3 (às vezes menos) alunos em 200 e mantendo serenamente as suas cadeiras sem que ninguem queira ver o que se passa e qual a razão para tão fraco aproveitamento.

Não vi ninguém a defender uma estratégia para a organização da oferta do ensino superior.

Não vi ninguém com uma proposta sobre como integrar cada vez mais as universidades no meio social e empresarial. Estamos fartos de saber que Prtugal tem carência de profissionais em muitas áreas e excesso noutras mas continuamos a fazer de conta que não se passa nada..

Enfim, falou-se de comissões para isto e comissões para aquilo.. Mas como diriam os americanos 'quando quiseres abafar um caso, cria uma comissão para o resolver'..

Quanto à apresentadora, às vezes desperdiça excelentes oportunidades para estar caladinha.. Outras vezes não [:p]

O processo de bolonha à muito que está em discussão na europa bem como toda a informação disponivel, acho que só não está informado quem não quer! Achei uma desculpa esfarrapada a de algumas universidades dizerem que não tiveram tempo para se preparar.. mentira.. a discussão está em cima da mesa á mais de 3 anos!!! O problema é que só se faz alguma coisa quando existe uma obrigação (legislação que obriga a..)

Quanto aos alunos não quero generalizar mas uma grande maioria quer é copos e guitarradas..basta ver quais as acções de fundo de uma grande maioria das associações de estudantes, que se podem resumir a uma organização de meia duzia de festas (com as semanas académicas em destaque) e outra tanta de protestos..

Acho que tens toda a razão.
Eles dizem que é preciso descentralizar, blá, blá, blá,...
quando chega na hora da verdade normalmente fazem exactamente o contrário.

Concordo absolutamente que se dê mais dinheiro para
investigação. Só que eles querem dar esse dinheiro retirando
primeiro às universidades.
O que eles vão fazer é conseguir "atrofiar" os politécnicos
e as universidades mais fracas ainda mais, ou seja,
principalmente as do interior.

Valia mais dizerem logo que o que eles querem é continuar
a manter a importância das Universidades do
Litoral, principalmente de Lisboa à custa das mais fraquinhas...
que apareceram há pouco tempo e nem tiveram tempo de se impôrem.

citação:Originalmente colocada por Garrett

O processo de bolonha à muito que está em discussão na europa bem como toda a informação disponivel, acho que só não está informado quem não quer! Achei uma desculpa esfarrapada a de algumas universidades dizerem que não tiveram tempo para se preparar.. mentira.. a discussão está em cima da mesa á mais de 3 anos!!! O problema é que só se faz alguma coisa quando existe uma obrigação (legislação que obriga a..)

Os reitores das universidades públicas têm em média, segundo dados que foram divulgados no programa de ontem e não foram contestados, cerca de 5000Euros por aluno... no privado têm cerca de metade. No entanto, no ensino privado não existe nem de perto nem de longe os problemas financeiros das universidades públicas e o ensino nestes, apesar dos escândalos pontuais, tem-se vindo a valorizar de ano para ano.

Já agora, nós somos dos países da OCDE em que o Estado mais gasta com a educação em percentagem do PIB... no entanto continuamos no fundo da tabela em termos de resultados...

Jacaré talvez porque haja docentes professores doutores com 4 horas de aulas semanais pagas a peso de ouro e depois tens assistentes com 18 horas e pagam-lhe 10... isto é a realidade do ensino superior.. o ensino privado visa o lucro e não é por um acaso que a maioria tem cursos de ciencias sociais, letras, etc.. o ensino de laboratório fica caro..

Eu vou colocar aqui um 'à parte'. Neste país sempre se pautou pelos Dr. e Eng.

Tendo estes todo o crédito que lhes pode e deve ser concedido se não houver técnicos qualificados. Venham eles de formação profissional ou técnica isto vai continuar a ser um país mediocre. ;)

Eu frequentei um politécnico e só tenho a dizer bem deste. Ensino de qualidade, associado a um bom nível práctico. Em suma, prefiro e recomendo os politécnicos a muitas pessoas.

Para mim o pós e contras começa a pecar por não haver uma voz publica interveniente no debate.

Quanto ao demérit que tenatm atribuir ao politécnico só tem uma justificação.

Dividir para governar, assim continuará a haver os chamados de 1ª e os olhados de soslaio e de 2ª.

Não está correcto, mas a muitos interessa este rótulo.

Assim vamos evoluir e muito ... [8]:(

é o lobby das Universidades.. por um exemplo os politécnicos estão em regime de instalação (desde 76) e nem quadros próprios tem.. tem contratos de provimento...q ainda ninguém sabe mt bem o que é.. uns são filhos da mamã outros da madrasta..para n dizer coisas feias..

Voltar
Superior