Protecção UV para placas

ESPRIT

New member
Como este forum têm um enorme número de seguidores pode ser que alguém me dê umas luzes sobre isto.

Vamos colocar a concurso uma série de placas anual que deverão ser em chapa de aluminio, com 25x36 e ter impressões directas a 4 cores. Estas placas devem resistir a um mínimo de 4 anos de exposição solar e às agressões pelos elementos.

Alguém sabe qual a norma ou onde posso ver qual o nível de protecção UV que devo especificar?
Sei que existe uma denominação par especificar estas exigências mas não sei onde a encontrar.

Qual é o fornecedor?, o cliente não especifica a exigência?, em empresa a candidatar-se surge a referência por norma.

A referência que tenho em base de dado é em plástico (petroquímica), e não a tenho aqui para consulta.

Qual é o fornecedor?, o cliente não especifica a exigência?, em empresa a candidatar-se surge a referência por norma.

A referência que tenho em base de dado é em plástico (petroquímica), e não a tenho aqui para consulta.

O cliente sou eu.
Queria especificar além do apenas descrever o ambiente e as condições a que estarão sujeitas.

Tenho essa norma no escritório.
No fundo, o fornecedor define um parâmetro delta para cada cor ao fim de x anos, sendo a norma a que se usa para fazer a medição por colorimetria.

Que me lembre, não fala de uv.

Last edited:
Tenho essa norma no escritório.
No fundo, o fornecedor define um parâmetro delta para cada cor ao fim de x anos, sendo a norma a que se usa para fazer a medição por colorimetria.

Que me lembre, não fala de uv.

O UV e/ou intempérie afecta a prazo a colorimetria aplicada no alumínio em linha, correcto?, coloca aqui a norma.
[;)]

E os possíveis fornecedores não esclarecem que materiais têm e com que durabilidade?

Assim de repente, com cores variadas e em alumínio, estou-me a lembrar, claro, das matrículas dos automóveis. A 3M deve ter o que procuras.

A norma que define os métodos e instrumentos de medida pode ser esta: EN 13523-3 ( já que se trata de alumínio pintado). Há tb ISO 16474-1:2013

Alguém ( o fornecedor por regra pois ele é que sabe as limitações da sua pintura) define um Delta E ao fim de X anos.
Color difference - Wikipedia, the free encyclopedia

E chegam acordo.

Trata-se dum ensaio relativamente simples e barato desde que tenha o equipamento à mão.

Agora cabe a ti definir o DE que queres pois depende da aplicação que queres e de qt queres pagar.

E como não podia deixar ser, já fiz tb ensaios desses e posso indicar locais onde se faz. Só me falta guiar um space shutle...[:D]

Back