Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Uso 50+, mas confio cada vez menos. Não dispenso também uma licra de protecção UV.
Nos miúdos também ponho lycras em mim não.
Eu ponho em mim e no puto... Acaba por ser mais confortavel também, ficamos mais fresquinhos do que só de calções.
... O valor de SPV está inteiramente relacionado com o período de exposição. Este indica multiplicando pelo período de exposição solar sem protecção e sem ocorrência de queimadura, o período de exposição sem ocorrência de queimadura com o filtro solar aplicado. Assim, se este período for de 30 minutos e o utilizador usar um filtro com SPV 20, poderá estar até 600 minutos (10 horas) exposto ao sol até à ocorrência de queimadura.
PS: Como não me acho mais conhecedor que outro alguém, se estiver naturalmente errado em algum ponto posso ser alvo de objecção sem qualquer problema e até fico agradecido. []
Mas depois das banhocas no mar/piscina o pequenino seca a tshirt no corpo?Eu ponho em mim e no puto... Acaba por ser mais confortavel também, ficamos mais fresquinhos do que só de calções.
Mas depois das banhocas no mar/piscina o pequenino seca a tshirt no corpo?
Acho sempre que os meus se vão constipar! :sh)
Apesar de te citar, o conteúdo do meu post não se dirige exclusivamente a ti, servindo de esclarecimento....
Vejo recorrentemente pessoas referirem-se com surpresa/ suspeição à existência daquilo a que chamam químicos, em diversos produtos.
Pois bem, QUIMICOS são TODAS e quaisquer substancias, materiais, sólidos, líquidos, gasosos, à face da terra e universo, sejam elas naturais, sintéticas ou artificiais!
Posto isto, se tudo quando existe à face da terra tivesse que ter uma lista de constituintes, até a mais inofensiva alface teria uma lista gigantesca de compostos químicos. Portanto é um erro usar a palavra "químicos" no contexto a que se referem com sendo sinónimo de contaminante ou tóxico, ou xenobiótico, ou sintético ou artificial. Por sua vez todas estas palavras tem um significado especifico e um contexto de aplicação definido, não sendo novamente sinónimos ou termos equivalentes.
Por sua vez, toda a matéria, ou seja todos os químicos, podem ser classificados quanto à sua formação como naturais, sintéticos, ou artificiais.
Por exemplo, uma molécula de água é sempre ou natural ou sintética, sem que absolutamente nada as distinga.
O simples facto de algo ser sintético não implica qualquer toxicidade especifica por este facto. Quimicamente, uma determinada substancia natural é indistinguivel da mesma substancia sintética.
Por sua vez, as substancias artificiais são compostos antropogénicos, que não existiam na natureza, embora sejam constituídos pelos mesmos elementos químicos que quaisquer outra substancia.
Isto porque: Toda a matéria, ou seja todos os químicos, por sua vez são constituídos por elementos que constam da tabela periódica. Estes elementos participam num ciclo químico de matéria, reciclando-se sem nunca perderem as suas propriedades elementares, pelo que um átomo de oxigénio constituinte da mais pura molécula de água, pode esse átomo de oxigénio ter já feito parte da urina de um dinossauro, ou do efluente de uma lixeira.
De igual modo às anteriores categorias, o simples facto de uma substancia ser artificial, não implica qualquer toxicidade inerente a este facto.
A área do conhecimento que se dedica ao estudo da interação de qualquer tipo de substancia ( natural, sintética, artificial) com qualquer organismo ou seu constituinte, é a toxicologia.
O que define a toxicidade de qualquer tipo de substancia é essencialmente a sua dose ou concentração, e não a sua origem natural sintética ou artificial.
Qualquer produto á venda no mercado passivel de certificação e que cumpra escrupulosamente todos os critérios da mesma, passou obrigatoriamente por um processo de ensaios toxicológicos para averiguar a sua segurança quer para o utilizador quer para o ambiente.
A esmagadora dos produtos certificados são os medicamentos, mas com a actual implementação do sistema REACH, esta certificação é extensível a todos os tipos de produtos á venda no mercado europeu.
Resumindo este testamento: Há pessoas que se dedicam ao testes de toxicidade e que preocupam com esse tipo de questões, para que quem as use o faça em segurança.
Para um consumidor final leigo, a lista de constituintes de um qualquer produto é mais uma fonte de duvidas e preocupações infundadas do que informação relevante.
Normalmente estamos na agua, fazemos surf...
O meu nunca se constipou, se notar que está com frio seco-o com a toalha, e visto-lhe uma seca.
Atenção que isto não é verdade. Não sei qual a fundamentação mas o meu médico disse-me com todas as letras que esta interpretação do SPF é totalmente incorrecta.
Um bom protector solar deve possuir algumas características que são fundamentais. Em primeiro lugar deve ser resistente à água para manter elevada actividade mesmo depois do banho e após sudação intensa. Esta propriedade depende da natureza dos princípios activos mas, também, da formulação do veículo. Além disso deve ser cosmeticamente bem concebido de modo a que a sua utilização seja bem aceite. Não deve ter acção irritativa local, nem conter subst âncias susceptíveis de criar problemas de sensibilização. Finalmente é indispensável que seja eficaz na protecção contra as radiações nocivas cujos efeitos se pretende neutralizar.
A eficácia dos protectores solares é avaliada através do chamado factor de protecção (FP), expresso por um número que representa a relação entre a dose de radiação necessária para produzir um determinado grau de eritema na pele protegida pelo produto em causa e a dose necessária para produzir o mesmo eritema na pele não protegida. As doses referidas são, habitualmente, as doses eritematosas mínimas.
Sociedade Portuguesa de Dermatologia Sol e Pele
O FPS mede a eficácia de um protetor solar, indicando quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem risco de vermelhidão, pode ser aumentado com o uso do protetor.2,3
É importante destacar que o FPS é determinado em condições específicas (testes clínicos padronizados), portanto, o período de tempo durante o qual a pele ficaria protegida com protetor solar é um dado numérico, o que não significa que uma pessoa possa ficar 5 horas sem reaplicar o protetor solar. Hoje a padronização é reaplicar o protetor a cada 2 horas.[SUP]3
[/SUP]http://www.sunmax.com.br/fotoprotecao/para-que-serve-o-fatar.htm[SUP]l[/SUP]
1. Como é que eu escolho o Factor de Protecção Solar correcto?
A escolha de um Factor de Protecção Solar depende do tempo que a pele consegue estar exposta ao Sol sem protecção sem sofrer uma queimadura solar. Dependendo do tipo de pele, localização e estação do ano, pode demorar entre 5 a 30 minutos. O FP dá-nos uma indicação sobre o grau de protecção contra queimaduras solares. À medida que o FP aumenta, a quantidade de radiação UV, que provoca as queimaduras ao entrar em contacto com a pele, é reduzida. O FP deve ser escolhido consoante o tipo de pele, estação e localização. Por favor, veja no nosso Guia NIVEA SUN que tipo de protecção a sua pele precisa.
Conselhos NIVEA SUN | Conselhos sobre Factor de Protecção Solar & Produtos - NIVEA
Nferrari, a questão não é a linha de raciocínio (maior SPF, maior tempo de exposição), mas sim o cálculo que resulta do período de exposição sem protector sem correr risco de queimadura, multiplicado pelo valor do SPF. Esse cálculo é que está totalmente incorrecto. Como aliás as citações que retiraste da net confirmam. Não podemos simplesmente pensar: se às 13:00 eu aguento 10 minutos sem começar a queimar, então meto um projector com SPF 30 e posso ficar 5 horas ao sol sem problemas.
Sunblock protects your skin by absorbing and/or reflecting UVA and UVB radiation. All sunblocks have a Sun Protection Factor (SPF) rating. The SPF rating indicates how long a sunscreen remains effective on the skin. A user can determine how long their sunblock will be effective by multiplying the SPF factor by the length of time it takes for him or her to suffer a burn without sunscreen.
For instance, if you normally develop a sunburn in 10 minutes without wearing a sunscreen, a sunscreen with an SPF of 15 will protect you for 150 minutes (10 minutes multiplied by the SPF of 15). Although sunscreen use helps minimize sun damage, no sunscreen completely blocks all wavelengths of UV light. Wearing sun protective clothing and avoiding sun exposure from 10 a.m. to 3 p.m. will also help protect your skin from overexposure and minimize sun damage.
Sunblock
Atenção que há ainda outros factores que nos dias de hoje se esquece muito, que é a alimentação. Uma dieta, principalmente no verão rica em antioxidantes ajuda e de que maneira. Eu sempre gostei de comer coisas variadas, mas nestes dias como muita fruta de cor escura. O melão, melancia, cereja, tomate, pêssego, manga, mamão, etc, são muito bons para proteger a pele. Por outro lado o açafrão e a cenoura são muito bons também.
Tudo bem que nem toda a gente come disso, mas acaba também por ser eficaz.
+ 100? Parece-me que o +50 já é marketing, quanto mais o +100...