PT Sapo vs Clix - ajuda

Torque

New member
Mudei recentemente do CLix ADSL para o Sapo ADSL.

A mudança em termos técnicos não fez mudar nada, ou seja a velocidade que tinha é mais ou menos a mesma (agora para melhor).

O problema centra-se agora na facturação.
Em 15/10/2009 esteve cá em casa o comercial da PT.
De acordo com ele, assinava o pedido de rescisão de contrato e portabilidade do número que a PT trataria de tudo com o CLIX. E como era portabilidade a coisa demoraria 3 a 4 semanas.
Até aqui tudo bem.
Recebo um SMS da PT a 2 ou a 3 de Novembro dizendo que ia ficar sem serviço dia 4 e que me iam ligar da PT.
Fizeram isso no dia 7 de Novembro. Activei depois o Sapo ADLS e no dia 10 tinha net outra vez.
Agora o problema é com as facturações.
1º recebo um factura do clix facturando até ao dia 09/11/2009. Contactei-os e a resposta que me deram foi de que receberam de facto um pedido de rescisão e portabilidade para o número xxx e para o dia 04.11.2009. No entanto, como é necessário 30 dias de pré-aviso, só no dia 27.11.2009 é que será anulado o contrato e que até lá tenho de pagar. Lembro que desde o dia 07.11.2009 que não tenho sinal do CLIX.

2º recebo também uma factura da PT cobrando desde o dia 07.11.2009 até ao dia 30.11.2009. Para meu espanto, além do preço para este período, colocaram 5€ de imposto de selo. Nunca, em nenhuma altura foi referido tal imposto. Aliás, quando me ligaram sempre disseram que era a "custo zero" a mudança. Mails para a PT desde o dia 23.11.2009 e até hoje nada, não responderam. Ah e enganaram-se no nome. Um dos meus apelidos do meio está errado.

O imposto de selo é devido? E sou eu que o tenho de pagar?
Estou irritado com a PT por não saberem que é necessário um pré-aviso de 30 dias para cancelar? Parece que estavam com medo que o CLIX melhorasse a oferta deles e eu voltasse atrás e foram a correr mudar a linha.

Ainda não paguei nenhuma das contas e estou seriamente a ponderar não pagar enquanto não me resolverem o problema.

Last edited:
Situação complicada.
O que fazes melhor é ir à DECO e perguntar. Eles não te vão resolver o problema, mas provavelmente conhecem melhor a legislação do que ninguém e sabem como deves agir.

Mudei recentemente do CLix ADSL para o Sapo ADSL.
(...)

Erro!
Este é apenas o início de todos os teus problemas.

Ninguém muda de X para a PT, apenas da PT para X.

Quanto ao resto, ainda há uns meses pedi uma portabilidade da PT para a
NOVIS (Optimus Negócios), e não tive de pagar nada. Nem sei de que imposto
é que estás falar... é que imposto de selo no valor de 5€... :eek:
Tens a certeza que é imposto de selo, e são 5 EUROS?!?!

Normalmente o imposto de selo de 5€ é pela celebração do contrato.

(por vezes até vem com uma ladaínha associada do género "Imposto de Selo - verba nº 8 da TGIS nos termos da lei nº 150/99 de 11/09/99.)

Last edited:
Normalmente o imposto de selo de 5€ é pela celebração do contrato.

(por vezes até vem com uma ladaínha associada do género "Imposto de Selo - verba nº 8 da TGIS nos termos da lei nº 150/99 de 11/09/99.)

Agora é que eu já sei a quem o JUMBO chama de RATO... só pode ser à PT!
[:)]

Acho piada a esse bater na cabeça da PT. Querem ver que os outros operadores não pagam o Imposto de Selo de novos contratos?!?! Se não, então gostaria de saber se é a PT que é rato ou se são os outros operadores que fazem fuga ao fisco?:sh)

Esse bicho papão que é a PT tem as costas cada vez mais largas....[:p]

Acho piada a esse bater na cabeça da PT. Querem ver que os outros operadores não pagam o Imposto de Selo de novos contratos?!?! Se não, então gostaria de saber se é a PT que é rato ou se são os outros operadores que fazem fuga ao fisco?:sh)

Esse bicho papão que é a PT tem as costas cada vez mais largas....[:p]

Esqueces-te da possibilidade de pagarem o I.S. e não o facturarem ao cliente...
[;)]

Quanto ao resto...
Já fui cliente PT (telefone fixo), TMN, TELEPAC, TV CABO.
Fui embora para nunca mais voltar.
Da PT só quero as acções (estou a ganhar bem com elas).
Cliente? Jamais (c) Mário Lino.

Também já fui cliente da PT noutros tempos e do ZAPP e nunca me lembro de ter pago I.S.

Tu podes não o pagar, mas ele é pago. Cabe à entidade que o paga decidir se o cobra posteriormente ao cliente ou se suporta a despesa.

Tu podes não o pagar, mas ele é pago. Cabe à entidade que o paga decidir se o cobra posteriormente ao cliente ou se suporta a despesa.
Precisamente. O problema é anunciarem que é a 'custo 0'. E, obviamente, ninguém, no seu juízo perfeito muda para a PT, a menos que não tenha opção![:D]

Essa de imposto de selo não lembra o diabo.:sh) Não parece nada bem

E como foi dito, mudar de Clix para SAPO não é muito sensato.

Quanto à uns tempos, li o contrato da Clix e, se não me engano, dizia algo do tipo. Após o período de fidelização, o contrato é prolongado por períodos de um mês sucessivamente até pedido em contrário da parte do cliente.

Ou seja, a facturação da Clix pode mesmo estar correcta.

Back