Punto Evo 1.2

Goncalo1999

New member
Acho que estou decidido em qual será o meu primeiro carro, acho que vou para o Punto Evo 1.2 de 2011 com 50 mil km (sensivelmente). O dono do stand pede 5750 euros pelo o mesmo, mas vou tentar negociar com ele:
Fica-se o mesmo valor mas com 2 anos de garantia (a lei diz que os stands são obrigados a dar 2 anos de garantia (apesar de muitos dizerem que só dão 1));
Ou então reduz-se o preço e fica-se com 1 ano de garantia.

Sei que o carro poderá ser um pouco pastelão graças a que é um motor "curto" para o carro em si, mas penso que para mim (que sou recém-encartado) penso que seja suficiente. Dizem que o carro é fiavel, mas o meu pai disse que a manutenção pode acabar por sair dispendiosa, confirmam isso?
Se puderem dar o máximo de informação sobre o mesmo, agradecia!

Esse Punto tem das manutenções mais acessíveis do mercado, desde logo por levar apenas 2,5l de óleo e passando peças peças que custam todas meio tostão [;)]

o teu pai anda um bocado a leste das coisas o fiat é dos mais fiaveis que ai andam e manutenções mais que acessiveis e não é de todo gastador, por isso força na compra...

Oiço falar um bocado sobre a parte do "city" e que algumas pessoas tem problemas com isso, mas também li que se deve ao facto de andarem sempre com isso ligado. Poderá ser verdade?

Se há marca que costuma ter peças baratas é a Fiat. Para ajudar esse tem um motor básico que pouco tem para avariar. Se fosse um multijet as avarias seriam mais dispendiosas.
Quanto à direcção eléctrica, existem alguns problemas nos modelos mais antigos. Nos mais recentes desconheço. Mesmo o meu antigo Panda de 2004, em quase 200.000 kms não teve problemas no City.

Oiço falar um bocado sobre a parte do "city" e que algumas pessoas tem problemas com isso, mas também li que se deve ao facto de andarem sempre com isso ligado. Poderá ser verdade?
Tal como o xtrusion disse, só os os 188 (Mk2) é que tiveram problemas com o City. Nos 199 (Mk3) creio que só houve algo muito pontual nos primeiros anos do Grande Punto, tendo o problema sido completamente resolvido após.
Tenho um Punto 1.3 Multijet de 2014 e um Punto Abarth de 2013 em casa e nunca tiveram quaisquer problemas com isso.

Passou cá por casa um de 2010, versão 1.4 77cv.

Se eu já me queixava do pouco pulmão do que tive, imagino o 1.2. Mas é questão de teres cuidado nas ultrapassagens, calcular sempre bem e de resto deverá ser tranquilo.

Comprei-o novo em 2010 e em 7 anos na minha mão levou bateria nova após dois anos, dois elevadores dos vidros traseiros (verifica se sobem e descem bem), um jogo de luzes novos e de resto foi a manutenção normal, nada do outro mundo em preços, aliás das mais baratas das marcas que já passaram aqui por casa.

Verifica como te disse a questão dos vidros, a direcção (sim porque os problemas com o City não se cingiram aos Mk2, tive um vizinho meu com problemas na coluna de direcção que ficou sem direcção assistida) e assim de repente mais nada de especial. Vê também se as portas traseiras rangem. Têm a tendência a dilatar e a fazer um ranger dos diabos com a mudança do frio para o calor que só lá vai com muito lubrificante. Também já vi em mais do que além daquele que tive.

Recomendo que o óleo seja sempre Selenia. É mais caro, mas previne chatisses...

As portas dos Fiats rangerem é mais feitio que outra coisa, confirmo pois o Punto da minha namorada também faz o mesmo [:D], já nem me lembrava, o óleo não concordo contigo delsol desculpa, nesse motor qualquer protagonizado pelo manual (viscosidade e normas) não terá qualquer problema.

Se estão a falar das portas rangerem ao abrir, é perfeitamente normal em qualquer carro. Geralmente o que faço é limpar bem as dobradiças com WD-40 e no dia seguinte pincela-se um pouco de massa consistente ou, preferencialmente, de lítio. E resolvem o problema durante uns anos.

Passou cá por casa um de 2010, versão 1.4 77cv.

Se eu já me queixava do pouco pulmão do que tive, imagino o 1.2. Mas é questão de teres cuidado nas ultrapassagens, calcular sempre bem e de resto deverá ser tranquilo.

Comprei-o novo em 2010 e em 7 anos na minha mão levou bateria nova após dois anos, dois elevadores dos vidros traseiros (verifica se sobem e descem bem), um jogo de luzes novos e de resto foi a manutenção normal, nada do outro mundo em preços, aliás das mais baratas das marcas que já passaram aqui por casa.

Verifica como te disse a questão dos vidros, a direcção (sim porque os problemas com o City não se cingiram aos Mk2, tive um vizinho meu com problemas na coluna de direcção que ficou sem direcção assistida) e assim de repente mais nada de especial. Vê também se as portas traseiras rangem. Têm a tendência a dilatar e a fazer um ranger dos diabos com a mudança do frio para o calor que só lá vai com muito lubrificante. Também já vi em mais do que além daquele que tive.

Recomendo que o óleo seja sempre Selenia. É mais caro, mas previne chatisses...

se eu já me queixo todos os dias da falta de potência do 1.6 103cv, imagino nesse 1.2 e já conduzi um durante 3 dias e 150kms. não deixa de ser um motor bastante fiável e em nacional chega bem, mas com subidas é para esquecer.

já agora, escreve-se chatiCes.

Voltar
Superior