Q3 2.0Tdi 150cvs Sport - Opiniões?

Pois, acredito que sim :)
Acho piada a esses vendedores, se tivesses lá entrado interessado no Q2 aposto que ele te dizia que era topo de gama e a última Coca-Cola do deserto lançado pela Audi...assim é fraquito Ehehehehe

Por acaso acho que não foi nesse registo... até porque os que lá estavam era sensivelmente o mesmo preço ou até mais caros. Não ganhou nada em fazer isso.

Por acaso, um puto novo bastante normal e zero clichês e parvoíces comerciais...

Há uns dois anos, pediram-me para ensaiar um carro desses, por isso posso-te deixar com o texto que escrevi na altura:

Como já o referimos por algumas vezes, o segmento dos SUV cresce e cresce, não havendo nenhum construtor que se possa dar ao luxo de negligenciar a oferta de um modelo com estas características. Ora, como é natural, as marcas premium incluem-se nesse lote e o Audi Q3 representa a marca dos quatro anéis no segmento compacto, tendo o BMW X1 e o Mercedes-Benz GLA como os seus principais rivais.
Não sendo propriamente um êxito de vendas, o Q3 precisava de refrescar um pouco a sua imagem e foi isso que a Audi conseguiu para 2015. As alterações são mais técnicas do que visuais, passando pela oferta, de série, dos faróis de xénon - sendo os de LED uma opção - pela nova chapeleira, que deixa de ser fixa para passar a recolher, ou, mais importante do que tudo, pela actualização da gama de motores, com destaque para a versão aqui em ensaio, com o bloco 2.0 TDI que ganhou 7 cv, chegando agora aos 150 cv, ao mesmo tempo que está mais frugal, e suspensão com nova configuração de amortecimento.

Na prática, as alterações operadas no Audi Q3 deixam-no mais prático, já que a nova chapeleira é um evidente progresso e com um recheio de equipamento de série um tudo ou nada melhor, continuando a faltar uns quantos elementos mundanos. Já as alterações operadas no motor 2.0 TDI resultam num maior refinamento, fruto da maior contenção das vibrações e maior linearidade na entrega de potência. Não sendo especialmente rápido, o bloco Diesel permite prestações mais do que satisfatórias e, acima de tudo, tem disponibilidade desde os regimes mais baixos, só se sentindo perda de fulgor nas duas últimas relações de caixa, de tão longas que são. A verdade é que este escalonamento da caixa é que permite consumos medidos comedidos para um automóvel com estas características, cotando-se como um dos melhores da classe.

Refinado é também o amortecimento, beneficiando de uma suspensão com um excelente binómio conforto/comportamento, capaz de isolar todas as irregularidades do asfalto, ao mesmo tempo que controla de forma bastante eficaz os movimentos da carroçaria. Claro que, aqui, muito deste resultado advém do facto da versão ensaiada contar com jantes de apenas 17”, perfeitas para elevar os níveis de conforto. Uma escolha acertada, sem qualquer dúvida.
Não sendo o pináculo da diversão ao volante, o Q3 consegue manter ritmos vivos, mesmo em estradas sinuosas, cativando pela confiança incutida e facilidade de perceber as suas reações.

É no habitáculo que o Audi Q3 revela as suas maiores limitações. O desenho está bastante datado face aos modelos mais modernos, apresentando diversas soluções antiquadas e vistas em modelos que já não se produzem, como é o caso do painel de instrumentos ou comandos da climatização, importados da segunda geração do Audi A3. Isto resulta num ambiente pouco premium, até porque a qualidade também está bastante longe do actual A3, por exemplo. Ao mesmo tempo, há soluções de ergonomia pouco aceitáveis num automóvel deste segmento de preço, como o caso da colocação do controlo do sistema multimédia, ou dos comandos de climatização. A versão ensaiada, Design, ainda acentua o ambiente pouco premium, recorrendo a uns bancos sem qualquer apoio lateral, com um padrão muito anos 90, e um volante de quatro braços de desenho muito pouco interessante. Para enquadrar o caro leitor, o Audi Q3 coloca-se como o SUV da gama A3, mas, no fundo, o interior é o do A1, com um desenho menos interessante. Pouco, muito pouco, para um automóvel com um PVP acima dos 42.000 euros.

O Audi Q3 está melhor, mais prático, mais eficiente, faz tudo bem, mas precisa de uma reformulação profunda do seu habitáculo para ser realmente premium.

Há uns dois anos, pediram-me para ensaiar um carro desses, por isso posso-te deixar com o texto que escrevi na altura:

Já tinha lido. [;)]

Concordo em praticamente tudo, aliás já aqui mencionei várias das coisas que referes.

Os 42k que referes era/é o "a partir de"... o que torna tudo ainda mais absurdo.

Jamais em tempo algum este carro vale os 50k que está marcado...:sh)

Por 39750, dentro do que vimos e com as exigências definidas, foi a escolha acertada.

Não obstante e como já referi antes, parece me igualmente absurdo pagar 35/36/37/38 por outras soluções do segmento equipadas com motorizações bem mais "castradas" ...

Este segmento está carregado de absurdos.

E test drive feito.

Gostou bastante e é para avançar. Entregam em cerca de uma semana.

A ver se está à altura de um Hondista convertido que foi obrigado a sair da marca... À primeira chatice estão feitos! [:)]

Em princípio esta porreiro, sline exterior, xenón, pack iluminação, jante 17", forro tecto interior escuro, PRE instalação navegação (estou a negociar a oferta do SD..).

0kms, matriculado a 11/2016, 4 anos de garantia... <40K

O Velhote não gostou de conduzir o S4, nem o C200... da A4 gostou mas como fixou os 40K como plafond...só chega às business líne que são zero "sexy"...

Assim sendo, pu-lo outra vez nos carris do mini SUV que era a ideia inicial.

Este Q3, imho, não é claramente o mini SUV mais bonito do mercado (antes pelo contrário) mas fiz uns 500kms num o ano passado e gostei.

Este está bem equipado e acho que cumpre com o objectivo inicial.

Para mim, falta-lhe ali os bancos em pele é um tecto panorâmico e os Velhotes ficam 100% satisfeitos... assim sendo, é "apenas" um bom compromisso.

Gosto dos Audi, como digo sempre, "são carros muito certinhos". [;)]

Já vi a resposta: Até novembro de 2020. Muito bom. O tecto panoramico rouba altura, nota-se bem no GLA, mas da outro ar ao carro. Depende das prioridades dos teus pais.

Feio e caro.
Aproveita-se o excelente motor, mas isso é transversal a toda a gama Vw e Audi.
Um modelo que já nasceu velho.

Em certas configurações gosto bastante do Q3, e essa que apresentas parece estar bem porreira, e a vantagem de se comprar agora em fim de carreira está no equipamento que se ganha e na qualidade de construção que está mais do que aprimorada.
Quanto ao motor, gosto muito dessa versão. Na minha Avant esse motor é extremamente agradável, faz viagens excelentes em todas as circunstâncias.

Mas agora com o novo Q2, não sei qual escolheria... este bem configurado fica mais moderno e "irreverente"

Tenho uma opinião completamente contra a "corrente", acho o carro giro, ainda que discreto, gosto muito da traseira.

Também não concordo com parte dos comentários relativos ao interior, pode ter a ver com a unidade que conduzi !? no mesmíssimo dia conduzi um dos novos Discovery Sport e o Audi pareceu-me mais robusto e não me pareceu mais "datado".

Convém no entanto explicar que sou pouco adepto das mariquices bling-bling e que nem sempre acho o mais recente melhor.

Quanto a ergonomia, não seria honesto falar muito nisto porque não me lembro o suficiente, mas aquela sensação que está tudo arrumadinho como deve ser, que tém as dimensões e o peso certo, lembro-me de ter. Ou seja toda a interacção gera satisfação e é muito coerente.

O Q2 que só conheço estáticamente tem muito pouco espaço. Se o Q3 já não impressiona, o Q2 compromete mesmo, nomeadamente atrás.

Last edited:
Tenho uma opinião completamente contra a "corrente", acho o carro giro, ainda que discreto, gosto muito da traseira.

Também não concordo com parte dos comentários relativos ao interior, pode ter a ver com a unidade que conduzi !? no mesmíssimo dia conduzi um dos novos Discovery Sport e o Audi pareceu-me mais robusto e não me pareceu mais "datado".

Convém no entanto explicar que sou pouco adepto das mariquices bling-bling e que nem sempre acho o mais recente melhor.

Quanto a ergonomia, não seria honesto falar muito nisto porque não me lembro o suficiente, mas aquela sensação que está tudo arrumadinho como deve ser, que tém as dimensões e o peso certo, lembro-me de ter. Ou seja toda a interacção gera satisfação e é muito coerente.

O Q2 que só conheço estáticamente tem muito pouco espaço.

Relativamente ao interior do Q3, se entrares num Audi mais recente sobretudo ao nível do grafismo do painel de instrumentos e consola central nota-se bem a diferença.

Quanto ao Q2, tem pouco espaço sim. Eu cheguei a ponderar a compra de um, mas quando vi o interior e sobretudo o espaço na bagageira (que necessito bastante) fiquei desiludido, ainda é mais pequena que a do Golf. E mesmo alguns plásticos no Q2 não me convenceram de todo quanto à sua aparente qualidade.
De qualquer forma, em termos de espaço parece-me muito idêntico ao Q3, que também não é nada famoso neste aspecto.

O Q2 é muito mais fraco nos materiais utilizados, pelo mesmo preço nem pensava duas vezes, mil vezes o "velhinho" Q3.

Com esse motor, equipamento e preço foi uma boa compra, quem discorda que apresente uma alternativa melhor SUV com motor 2.0 150cv...

5.jpg

Sim parece mais um A3 de saltos altos do que um verdadeiro SUV, foi uma solução infeliz da Audi, mas não é feio de todo.

Relativamente ao interior do Q3, se entrares num Audi mais recente sobretudo ao nível do grafismo do painel de instrumentos e consola central nota-se bem a diferença.

Quanto ao Q2, tem pouco espaço sim. Eu cheguei a ponderar a compra de um, mas quando vi o interior e sobretudo o espaço na bagageira (que necessito bastante) fiquei desiludido, ainda é mais pequena que a do Golf. E mesmo alguns plásticos no Q2 não me convenceram de todo quanto à sua aparente qualidade.
De qualquer forma, em termos de espaço parece-me muito idêntico ao Q3, que também não é nada famoso neste aspecto.

Conheço praticamente todos os Audis actuais por dentro [;)]

O Q2 é bastante pior em espaço que o Q3.

Alternativas SUV com 2.0 de 150 cv até novos se arranjam até aos 40.000€ e que eu preferia do que um Q3, por exemplo um Mini Countryman dos novos ou o Peugeot 3008 2.0 GT Line...no meu caso até preferia um Q2, mas o importante é que os pais do Vrumm fiquem satisfeitos e o Q3 é capaz de se encaixar melhor na sua faixa etária

O Tiguan 2.0 Tdi Confortline com Pintura metalizada e despesas de transporte, preparação e documentação fica em 41 mil

Back