Quadrante com ponteiro para a bateria,é útil?

sempreabrir

Well-known member
Penso que é mais ou menos raro,mas é assim tão útil?
Uma luz avisadora de um nível baixo não será suficiente?
Ainda por cima neste caso espetam um ponteiro quase do tamanho do ponteiro do conta-rotações...
É do novo Insignia.

Screenshot_20180902-022324.png

honestamente isso é a coisa mais inútil que se podia por num quadrante, tanta coisa mais relevante, vão por um voltímetro, quando a bateria falha existe logo sintomas disso não se necessita de um voltímetro permanente no quadrante para se olhar...

E ,diga-se ,para um modelo novo,um quadrante com muito pouco bom gosto.
O carro em si até acho que está bem catita.

Há uns anos tiraram o ponteiro da temperatura do liquido de arrefecimento no Astra,agora espetam um ponteiro enorme neste Insignia.Tá certo![:D]

O indicador da bateria é tão ou tão pouco útil como o da temperatura - pode-se dizer que este último também é inútil, pois basta um aviso de “tá quente” quando é relevante.

Não conheço o Insignia, mas parece que aquela zona do quadrante é digital - será que não é reconfigurável para mostrar outro indicador que não o da bateria?

O velocímetro é digital. Mas neste nível deveriam oferecer (nem que fosse opção) tudo digital.

quando a bateria falha existe logo sintomas disso
Depende do carro.

Por exemplo, na minha Espace IV, as baterias morrem de um instante para o outro sem qualquer aviso ou sintoma prévio. Já me aconteceu ligar o carro normalmente, parar num hipermercado e o carro nunca mais ligar, devido à bateria morta.

De facto, seria útil uma informação qualquer (poderia ser um aviso digital) a indicar o estado da bateria. E o estado da bateria não é apenas a tensão elétrica, mas também a corrente que ela é capaz de fornecer no arranque.

Eh lá, quandrante com muita informação, tal como eu gosto.

E sim com esses indicadores a substituir apenas luzes, dá para prever algumas avarias.

Graças a isso substituí a bateria do meu antigo C5 em tempo útil em vez de ficar parado sabe-se lá onde, como aconteceu depois com o C1 :sh) Claro que o voltímetro não descobre todas as anomalias de bateria mas algumas dá para detectar.

E tambem foi graças ao voltímetro que troquei o alternador pois vi que a bateria estava a receber carga de forma anómala.

O mesmo é válido para pressão do óleo, temperatura do óleo, do radiador, etc etc. E falo de indicadores em tempo real e em simultâneo e não 1 de cada vez nos menus.

E não me venham dizer que é informação a mais por amor da santa !

6329f7_4ab685434aba44bc984d8145632c0d06~mv2.gif

E ,diga-se ,para um modelo novo,um quadrante com muito pouco bom gosto.
O carro em si até acho que está bem catita.

Há uns anos tiraram o ponteiro da temperatura do liquido de arrefecimento no Astra,agora espetam um ponteiro enorme neste Insignia.Tá certo![:D]

O que está errado é terem tirado o do astra !

Só quem é muito mau apreciador de automóveis e de condução é que pode achar lógico ter muito pouca informação no imediato ao lato do velocímetro e afins.

Honestamente, creio que ter um manómetro de pressão de óleo e outra de temperatura de óleo deveria ser standard.

O que está errado é terem tirado o do astra !

Só quem é muito mau apreciador de automóveis e de condução é que pode achar lógico ter muito pouca informação no imediato ao lato do velocímetro e afins.

Claro que é errado terem tirado o da temperatura da refrigeração.
A questão é mais o da proporcionalidade do tamanho dos ponteiros do Insignia.
O quadrante do Lancia,Uno e penso que Ford que colocaram,acho correcto.

Foi precisamente o que também disse.
Não parece de um modelo saido agora.
E não deixa de ser irónico o quão incoerente a Opel é... Ora nuns modelos nem sequer se dá ao trabalho de meter um manómetro de temperatura do líquido de refrigeração como noutros mete um voltímetro [:D]

É mesmo muito mau o resultado final.
Se o alternador não carregar a bateria isso é mostrado logo com um símbolo no quadrante.
Uma bateria pode morrer de um momento para o outro sem dar qualquer sinal, como tal é mais uma coisa fútil que aí está.
Podia ter sido uma boa ideia para dar um ar esteticamente mais apelativo, mas nem para isso serviu.

Viva, nao tenho a certeza mas é possível que esse mostrador da bateria possa ser configurável.
Por exemplo na imagem abaixo, de um BuicK LaCross que usa basicamente o mesmo painel de instrumentos, nesse lugar aparece o mostrador da temperatura do óleo, talvez no Insignia possa também mostrar.

buick_lacrosse_gauge-cluster_14.jpg

Claro que é útil!

Imaginem que é necessário socorrer alguém, não me refiro a "dar um encosto" noutra bateria, mas a usar a dita como desfibrilhador! Tendo um multímetro já sabem quantas vezes podem dar descargas no/a infeliz!

Opel, sempre um passo à frente!

Back