Qual a Cloud/nuvem em conta ou o que escolher?

nto

New member
Antes de mais e se calhar até existe já algum tópico dedicado às Nuvens/Cloud, mas não encontrei.

Se existir, deixem o link ou agreguem este tópico ao dito, para a informação ficar condensada.

Vamos então ao que me "apoquenta"...

Ora, ando aqui às voltas à procura de uma Cloud, em que objectivo principal, será guardas as fotos/vídeos do telemóvel.

Desde já, sou um principiante nestas coisas e ainda estou a explorar possibilidades, além de tentar perceber como coisas funcionam.

Já vi que há Cloud com 10GB grátis e outras até mais, se bem percebi, em contas conjuntas.

A exemplo, já espreitei o seguinte:

https://filen.io/

https://koofr.eu

https://ente.io/

Tendo aqui encontrado também este link que faz uma "comparação" entre várias Cloud:

https://comparisontabl.es/cloud-storage/

Ou ainda este, que indicada Cloud Europeias:

https://european-alternatives.eu/category/file-hosting-services

Se alguém puder então ajudar a clarificar as coisas, o meu muito obrigado.​

Google One para o corriqueiro, Mega.nz se quiseres que talvez não te vejam os dados.

Também pago Office365/OneDrive, mas a MS não consegue fazer interfaces de jeito nem para salvar a vida. Quando usas aquilo saiem-te c*ralhadas que nem te lembravas que sabias [8b]

O resto é perda de tempo, embora a Dropbox funcionasse benzinho. Em 2010 ainda estava a ver se implementavam encriptação no cliente (como a Mega depois fez), mas a Condi "NSA" Rice entrou para o board e caiu a ficha ...

soluções de cloud para guardar coisas importantes?

Google Drive, One Drive, iCloud.

é que nem há discussão. Se as coisas são importantes, nem pensar metê-las em chafaricas de vão de escada que amanhã vão à falência ou são compradas por um cigano qualquer e arriscas-te a perder tudo.

e mesmo usando uma das 3 grandes clouds, eu aconselho sempre usar outra delas como backup, só para a eventualidade (rara) de haver alguma chatice de te bloquearem a conta por qualquer outra razão.

Vou copiar a resposta que dei no fórum do lado:

Se o objetivo for apenas guardar fotografias e vídeos, recomendo o Ente Photos.

A interface é boa, as funcionalidades também, e estão sempre a evoluir. É raro passar um mês sem lançarem alguma funcionalidade nova.

Além disso, e para mim isto por si só é fator determinante e eliminatório de outros serviços, tem encriptação de ponta a ponta.

Para algo mais que fotografias e vídeos, sou um utilizador satisfeito de Proton Drive.​

Desde já, muitíssimo obrigado a todos.

De momento, é mais somente para as fotografias e vídeos, sendo que assim libertaria também espaço no telemóvel.​

é que nem há discussão. Se as coisas são importantes, nem pensar metê-las em chafaricas de vão de escada que amanhã vão à falência ou são compradas por um cigano qualquer e arriscas-te a perder tudo.

e mesmo usando uma das 3 grandes clouds, eu aconselho sempre usar outra delas como backup, só para a eventualidade (rara) de haver alguma chatice de te bloquearem a conta por qualquer outra razão.

concordo plenamente com este post. Invariavelmente, o barato sai caro, princialmente quando estamos a falar de dados pessoais.
Tenho Google One de 2TB, são 100€ por ano que divido com um familiar, do meu lado são 4.17€ por mês, e não acho que seja assim tão caro para o serviço que é. Confio nesta e em poucas mais, e nem penso em mudar para uma "economica".

Em cacilhas não há dessas coisas.

Além disso tenho duas redundâncias, uma em "cacilhas" sul e outra em "cacilhas" norte, cada um ligado a uma NAS com 32 TB.

Há mais vida para além de sistemas com origem na américa, onde a privacidade de dados está tudo menos assegurada.

Por exemplo Proton Drive, europeia e uma excelente alternativa.

Há mais vida para além de sistemas com origem na américa, onde a privacidade de dados está tudo menos assegurada.

Por exemplo Proton Drive, europeia e uma excelente alternativa.

Uso vários serviços Cloud da Proton, e são de facto excelentes.

Mas nestas coisas, é sempre boa ideia guardar os dados importantes também num sistema físico local. E os discos externos HDD estão tão baratos...

Uso o Onedrive gratuito com apenas 40 GB, mas tenho pouca coisa.
Tambem tenho conta no Drive da Google, mas nao uso e desconheço qual a caoacidade oferecida geatuitamente.

Por aqui Onedrive com o pacote 365 e dois backups físicos em dois locais distintos. Também tenho alguma coisa no Google One, mas o pacote 365 é imbatível.

Uso há alguns anos o Google One 100GB + Amazon photos (neste caso, é ilimitado para fotos) [;)]

Em cacilhas não há dessas coisas.

Além disso tenho duas redundâncias, uma em "cacilhas" sul e outra em "cacilhas" norte, cada um ligado a uma NAS com 32 TB.

Não creio que a maioria dos utilizadores esteja preparado para esse tipo de conversa. Mas, da minha parte, aplausos.

Eu tenho uma configuração semelhante, com uns muito mais modestos 4 TB, a Norte e a Sul de Portugal.

Para além disso utilizo também o Proton Drive como redundância. Estou num pacote de família e utilizo também o serviço de e-mail, calendário e VPN deles.

Uso o Onedrive gratuito com apenas 40 GB, mas tenho pouca coisa.
Tambem tenho conta no Drive da Google, mas nao uso e desconheço qual a caoacidade oferecida geatuitamente.

Como se consegue obter os 40GB grátis?

Ou isso já é uma opção de outros tempos, porque e se vi bem, de momento o limite grátis é bem menor.

Referiram a soluções de ter PC ligados à rede, até seria algo que gostaria de ter, mas sinceramente sou um leigo nestas coisas.

Como indiquei, objectivo até seria ter as fotos e vídeos acima de tudo. Assim conseguiria libertar espaço no telemóvel e no entanto, ter sempre acesso a qualquer momento, às ditas fotos/vídeos.

Back