Qual a melhor arquitectura de motores?

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Mas quias as razões mecânicas para os motores em linha serem melhores?

Já agora, vou-me corrigir. Prefiro. Nao implica que um seja mesmo melhor que outro... foi só a minha opinião.

Mas certamente que é quase impossivel dizer qual o melhor. Talvez pelo rendimento, peso e tamanho se consiga dizer qual o melhor... mas é dificil determinar o melhor.

Para mim, daria primazia ao rendimento, já que isso é o que interessa no final.
O peso é algo que também interessa... o espaço e tamanho que ocupam são limitações, mas nao diria que os tornem piores. Claro... ter um motor e nao ter onde os por... para que serve um motor? ;) Mas ter um motor que nao cabe, mas tem mais 100cvs que outro nao o torna melhor? Talvez melhor, mas sem uso... era uma discussão interminavel! ;)
 
O melhor é V12.

Em linha é mt comprido, e afecta o centro de massa. Maior, é mais pesado tanto na balança, como no momento de carregar no acelerador. Menor, é menos potente tb. e a outra arquitectura perfeita é só 6 em linha...
 
citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Mas quias as razões mecânicas para os motores em linha serem melhores?

Já agora, vou-me corrigir. Prefiro. Nao implica que um seja mesmo melhor que outro... foi só a minha opinião.

Mas certamente que é quase impossivel dizer qual o melhor. Talvez pelo rendimento, peso e tamanho se consiga dizer qual o melhor... mas é dificil determinar o melhor.

Para mim, daria primazia ao rendimento, já que isso é o que interessa no final.
O peso é algo que também interessa... o espaço e tamanho que ocupam são limitações, mas nao diria que os tornem piores. Claro... ter um motor e nao ter onde os por... para que serve um motor? ;) Mas ter um motor que nao cabe, mas tem mais 100cvs que outro nao o torna melhor? Talvez melhor, mas sem uso... era uma discussão interminavel! ;)

temos tempo! :D:D;)
 
citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por Kick

Falta por exemplo a W.

Melhor em que termos?

Eu não pus a W porque não achei nada de especial. No fundo, na maioria dos casos, são dois motores em V acoplados.;)

Quanto à tua questão, o melhor seja no que for.;)

bom sendo assim o H tambem sao dois boxers juntos. No entanto trabalham de maneira diferente se tivermos apenas um.

Ha vantagens e desvantagens em todas as arquitecturas. Adoro o som dos I6 e V10

O maior Inline utilizado num automóvel foi o I8
 
citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Eu votei em V...;)
penso ser uma arquitectura mais nobre, que normalmente é usada em carros de maior calibre[B)]...nas prática não creio que haja grande diferença entre este e um em linha de cilindrada e potência similar...mas isto já é ignorância minha;)
Quanto aos Wankel, nos Mazda têm o defeito de consumirem bastante óleo e gasolina :D e não acrescentam nada em performance;)

Não acrescentam??? Sabes quanto te de cilindrada o Renesis(wankel do rx-8) 654ccx2=1308cc com 231cv aspirados...
O oléo não é defeito é feitio.

"As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, e isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel não tem nada de complicado: ao contrário, tem poucos componentes e é bem menor. Além disso ele gera mais potência e torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais explosões por volta do eixo virabrequim do que um motor a pistão.

A Mazda atualmente conta com uma nova geração de motores rotativos, chamados de Renesis pela marca, que apresentam um consumo muito semelhante a carros concorrentes. Devido ao seu princípio de funcionamento, em que não existem mudanças bruscas de componentes (alteração no sentido de movimento dos pistões), as vibrações produzidas pelo motor são bem menores, assim como o nível de ruído. Outro aspecto importante, fica por conta do torque, que é disponibilizado de forma mais homogênea e constante. Como se não bastasse, são muito mais compactos e leves, possibilitando cofres de motor também menores, centro de gravidade do carro mais baixo, frentes menores e com melhor aerodinâmica (carros com motor dianteiro)."

Aqui tem mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wankel

Edit:
já agora as desvantagens e uma curiosidade:

"Entre suas desvantagens incluem-se uma curva de potência não muito elástica e os problemas em manter uma vedação ideal entre os cantos do rotor e as paredes da câmara devido à dilação térmica(daí o gasto de oleo), o que causa algumas dificuldades devido ao rigor das especificações do projeto e às tolerâncias mínimas na produção. Além disso o motor Wankel aquece-se muito mais que o motor a pistões, devido às altas rotações, trabalhando sempre no "limite", por assim dizer.


A Mazda continuou a desenvolver e a melhorar o motor rotativo nos anos 80 e, em 1991, chegava a altura de perceber até onde esses progressos poderiam levar um modelo de competição. Com uma carroçaria leve em fibra de carbono e um motor com quatro rotores, o Mazda 787B venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que é considerada uma das maiores surpresas de sempre da emblemática corrida. Mesmo que não constituísse surpresa para os engenheiros do RX-7 ou para os seus proprietários em todo o mundo. Depois deste triunfo, o corpo de comissários de Le Mans baniu a utilização de motores rotativos da famosa prova de resistência – o que permitiu que a competição voltasse a ter vencedores incertos."
 
citação:Originalmente colocada por EgyptOverseer

Sem dúvida o V, mais não seja por ser mais aerodinâmico que o U e o H, ou até mesmo a linha transversal.

Já o Wankel e o Boxer, como são várias letras, já é mais difícil serem mais aerodinâmicos que o V.

[}:)][}:)][}:)]
 
Até 6 cilindros, considero que a arquitectura que priveligia o maior apuro dinámico é "em linha". Como por exemplo os motores BMW Six Line.


A partir daí, como já foi dito, os "V" são a melhor solução encontrada para um optimo apuro dinámico/mecánico, sendo que a distância entre eixos costuma aumentar exponencialmente de acordo com o motor em questão!
 
para se estabelecer qual a melhor, é preciso antes de mais estabelecer o objectivo.

todas elas são excelentes! umas numas coisas, outras noutras...sem objectivos, não ha melhor nem pior[:P]

dou um exemplo com o qual estou bastante familiarizado:
o meu carro (2.8 V6 de 150cv) e 156GTA (3.2 V6 de 250cv), pesos diferenciados por menos de 100kg
até as 4500 o meu dá uma aviadela bem visivel no GTA, apesar do binario maximo tb ser inferior.

arquitectura igual, concepçoes bem diferentes, resultados bem diferentes.
isto é so um exemplo das diferenças brutais dentro de UM conceito! agora imaginem entre esses todos:D
 
citação:Originalmente colocada por Eliselotus

para se estabelecer qual a melhor, é preciso antes de mais estabelecer o objectivo.

todas elas são excelentes! umas numas coisas, outras noutras...sem objectivos, não ha melhor nem pior[:P]

dou um exemplo com o qual estou bastante familiarizado:
o meu carro (2.8 V6 de 150cv) e 156GTA (3.2 V6 de 250cv), pesos diferenciados por menos de 100kg
até as 4500 o meu dá uma aviadela bem visivel no GTA, apesar do binario maximo tb ser inferior.

arquitectura igual, concepçoes bem diferentes, resultados bem diferentes.
isto é so um exemplo das diferenças brutais dentro de UM conceito! agora imaginem entre esses todos:D
Tás com qual popó agora, companheiro? ;)
 
Gosto dos "boxer", pelo seu baixo centro de gravidade, pela sua maior suavidade (o movimento de um pistão é sempre contra-balanceado pelo seu par), menor tamanho e pela sua associação a modelos históricos.

Uma nota, acho que fica mal falar em motores em H e em U e não explicar o que são.
 
citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Motores Boxer são fixes... o GSA tinha motores Boxer, e era um motor muito bom [:X] E a Porsche que o dia [8D]

Motores em V , têm uma sonoridade espetacular
Que saudades da sonoridade do motor do GSA X3 que o meu pai teve há muiiiitos anos, era viciante.[B)][B)][B)][B)]

De resto, sinceramente, não sei quais serão mais equilibrados, se um 6 em linha ou um 6 em V. Em termos de sonoridade temos excelentes exemplos nos motores 6 em linha, como é o caso dos blocos BMW e dos 3.2/3.6 da Jaguar com sonoridades viciantes.[B)]
 
"MELHOR",uma palavra muita abstracta,o que é melhor em fialbilidade pode não ser em consumos ou em prestações,é tudo muito relativo,no entanto escolhi o wankel!
 
citação:Originalmente colocada por Vieira

pelas especificaçoes cilindrada/cavalos.. imaginem entao turbinado [:I] apesar de nunca ter andado num.. Motor de Wankel.
pois eu já andei num rx7 turbinado,foi das poucas vezes que tive medo na minha vida!!![8)]
 
o mais equilibrado em termos de forças alternas de inercia de 1ª e 2ª ordem é sem duvida o de cilindros em linha em nºs pares, dado que estas forças se anulam, o que faz com que as vibrações e desgaste nos cilindros sejam MTO menores.

EDIT: existem uns diagramas que ilustram isto na perfeição, se ainda tiver esses apontamentos eu depois coloco aki.
 
[/i]Originalmente colocada por EnginE[/i]

Até 6 cilindros, considero que a arquitectura que priveligia o maior apuro dinámico é "em linha". Como por exemplo os motores BMW Six Line.[/i]

Depende muito do conceito.
Penso que ate 6 cilindros em linha motor á frente, mas quando sao motores traccao traseira esse hipotesse raramente se poem porque nao á espaco para isso.

Taveirada
Ja te ia contradizer-te com aquele dos melhores motores serem me linha (nao que sejam ou nao mas isso ia dar muita discusao) e ate me ficava pelos 6cilindros dou apenas dois exemplos:

O V6 do Nsx (os melhores 280cv do mund0 segundo alguns)
e o motor PRV (peugeot, renault e volvo) nomeadamente nas versoes bi-turbo.

Modelos em que o PRV foi usado:

Alpine A310 (Outubro 1976)
Alpine A610 (1991)
Alpine GT/GTA (1984)
Citroën XM (1988)
De Lorean DMC-12 (1981)
Dodge Monaco (1990-1992)
Eagle Premier (1988-1992)
Helem V6
Lancia Thema (1984)
Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
Peugeot 505 (Julho 1986)
Peugeot 604 (Março 1975)
Peugeot 605 (1990)
Renault 25 (1984)
Renault 30 (Março 1975)
Renault Espace
Renault Laguna
Renault Safrane
Talbot Tagora (1980)
Venturi 200
Venturi 400GT
Venturi Atlantique
Volvo 260 (Outubro, 1974)
Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
Volvo 780 (1985)

Mas também foi usado nas corridas:

Alpine A310 V6
Fouquet buggies
Peugeot 504 V6 Coupé
Schlesser Original
Venturi 400GTR and 600LM
WM Peugeot
Helem V6 GT1
 
Voltar
Superior