[Mercado] Qual carro comprar

lluucas

New member
Bom dia,
Prentendo comprar um carro mas não entendo muito do assunto. O objetivo é um carro para fim de semana (viagens por portugal, ir a praias, parques..). Não pretendo usar em cidade.
Olhei uns Renaults (laguna, megane) que parecem
bons (ao menos para mim que sou leigo), mas li aqui no forum muitas reclamações sobre eles..

1. Que tipo de carros gostas? Indiferente, desde que seja util.
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A principio carrinha, mas pode ser um utilitário se for bom negócio.
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Olhei Ford Focus, Golf Variant, Renault Laguna, Renault Megane, Opel Astra, mas pode ser outros (aceito sugestões).
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, quase sempre.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Somente malas para viagens.
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Não tenho noção.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim
  9. A potência do motor terá grande importância? Não (desde que ande :D)
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Eventualmente.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? O ideal é 2000. podendo chegar a no máximo 2500
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado.

Obrigado desde já.

Já vais ter 1000 posts a dizer para não comprares nada com esse motor, pois são o maior cancro da história do mundo motorizado. Haverá sempre muito exagero nisso, mas para quê arriscar? [;)]

O orçamento é bastante reduzido, o que não facilita a busca. Há carrinhas francesas que poderão ajudar, como as Citroën Xsara, espaçosas, minimamente seguras (4 airbags de série, ABS) e confortáveis, mas o motor 1.4i, com a idade, também tem tendência para queimar juntas da cabeça. Depende muito de como foi mantido.

Outra opção interessante são as carrinhas Ford Focus, igualmente espaçosas e seguras para a sua época, e que também se encontram a bons preços.

Eu tive uma Touran com esse motor, comprei-a já com 200k kms e vendia com +/- 210, só foi vendida porque a Maria não gostava e porque bebia mais que os donos. Mas sem problemas.

No entanto é como já disseram, tem muito má reputação.

Juro que quando comecei a escrever o meu post acima, ainda não tinha sido colocado este!! [:)][:)][:)][:)]

Bem, que eternidade a escrever [:D]

Ajudando um pouco mais o autor do tópico, eu tive um Golf com esse motor, foi o meu primeiro carro. Nunca me deu problemas além da luz do combustível que acendia com alguma frequência e bebia um pouco de óleo, mas esses motores não têm mesmo boa fama e por isso aconselho a ninguém :)

Eu procurava algo francês a gasolina, para esse orçamento e fiável é o melhor a fazer. A diesel teria que se sempre algo mais antigo ou com mais quilómetros

As focus acho que conseguem ser mais pastelonas e mais bêbedas, mas são fiáveis qb

Bem, que eternidade a escrever [:D]

Ajudando um pouco mais o autor do tópico, eu tive um Golf com esse motor, foi o meu primeiro carro. Nunca me deu problemas além da luz do combustível que acendia com alguma frequência e bebia um pouco de óleo, mas esses motores não têm mesmo boa fama e por isso aconselho a ninguém :)

Eu procurava algo francês a gasolina, para esse orçamento e fiável é o melhor a fazer. A diesel teria que se sempre algo mais antigo ou com mais quilómetros

As focus acho que conseguem ser mais pastelonas e mais bêbedas, mas são fiáveis qb

Estás a ver a parte que eu disse em relação ao exagero! Está aqui chapada! [:D] [;)]

Obrigado!
Esses parecem bons realmente.. (3k já está um pouco acima do que esperava, mas posso tentar negociar um pouco para baixo).
Estava pensando em comprar em stand pela garantia (em olx não há, correto?). Achas melhor pesquisar por OLX, facebook e afins?

As garantias encontram-se em todo o lado, não interessa o site (pois os stands de usados também usam o OLX), embora em carros a este nível de preço deva ser algo difícil haver quem "dê" ou faça garantias.

Mais vale apostar num carro que vemos que foi bem estimado, sempre do mesmo dono e com histórico de manutenção documentado. Eles existem. [;)]

Eu tive uma Touran com esse motor, comprei-a já com 200k kms e vendia com +/- 210, só foi vendida porque a Maria não gostava e porque bebia mais que os donos. Mas sem problemas.

No entanto é como já disseram, tem muito má reputação.

e mesmo assim o teu foi uma evolução desse motor, convenhamos. já tinham tido mais que tempo para melhorar, mas continuaram a insistir no fabrico dele.

focus e franceses não renault serão boas escolhas, se calhar as mais acertadas. garantias nestes valores e em carros com quase 20 anos, esquece, não há quem tas dê. comprar a particular é a melhor solução, geralmente são melhores negócios e terás que ir ao mecânico na mesma.

Back