qual é a diferença das cornetas e colunas ?'

offpring

Banido
boas!! vou comprar um som automotivo, mas tenho para escolher 2 opções, uma caixa com sub+amp.+2 colunas, outra com sub+amp.+2 cornetas, ambas com watts similares, qual é a diferença entre o som com cornetas e o som com colunas ?? qual é a melhor escolha ?
obrg.

Deve ser certamente a gama de frequências... Procura saber qual é.

boas!! vou comprar um som automotivo, mas tenho para escolher 2 opções, uma caixa com sub+amp.+2 colunas, outra com sub+amp.+2 cornetas, ambas com watts similares, qual é a diferença entre o som com cornetas e o som com colunas ?? qual é a melhor escolha ?
obrg.

julgava que vinha ver um vídeo[s)]

A chamada corneta em car-audio é o conjunto de um difusor e um motor (pinha) igual à da foto em baixo:

1221-820-large.jpg

A chamada "coluna" em car-audio é um altifalante como o da foto em baixo:

SRC1315.jpg

As diferenças são várias... a "corneta" em relação a um altifalante "normal" é muito mais eficiente na parte média-aguda do espectro; não pode ser instalada, por exemplo, nas portas de um carro [:)]; deve ser filtrada em passa-alto acima da frequência de ressonância; queima muito mais facilmente com a mesma "dose de exagero"...

ouseja, eu dou prioridade a qualidade de som, não a "quantidade " prefiro o som mais nítido possível, que devo escolher as cornetas ou colunas ??

obrg.

Não leves a mal a pergunta, mas és brasileiro?

É que o termo "automotivo" é brasileiro, bem como a ideia (algo peregrina) de utilizar altifalantes tipo "corneta" nos automóveis.

O conceito de "corneta" (que assume diversas formas), tem como finalidade projectar o som a uma distância grande e com um ângulo de cobertura controlado.

Podes pensar nisso como teres uma lâmpada a irradiar luz em toda a sua volta, ou a ser colocada num projector que crie um feixe, concentrando mais energia (luz) num feixe mais estreito.

Num carro, utilizar uma corneta não faz sentido rigorosamente nenhum, excepto se a ideia for projectar som para fora, onde se necessita dessa tal intensidade concentrada que permite a projecção.

Para ouvir música dentro do carro, quererás sempre colunas, pois não só tocam muito melhor, como estão tão próximas dos ouvidos que quase se tornam em "auscultadores".

[;)]

Back