LinoMarques
Well-known member
Já tive um caso parecido, há muitos anos: Eu e a minha namorada tinhamos um casal amigo em que ele tinha nascido exactamente no mesmo dia que eu e ela apenas 1 dia depois da minha namorada.
Para ser notícia tu devias ficar com o teu amigo e a tua namorada com a tua amiga. [Já tive um caso parecido, há muitos anos: Eu e a minha namorada tinhamos um casal amigo em que ele tinha nascido exactamente no mesmo dia que eu e ela apenas 1 dia depois da minha namorada.
swing yayPara ser notícia tu devias ficar com o teu amigo e a tua namorada com a tua amiga. []
exacto, sao irmaos e foram separados a nascença , um foi para adopçao porque a familia era pobreAqui dantes haviam casos assim, depois vinham a descobrir que eram primos ou irmãos. :sh)
é que exatamente o que aquele cálculo representa.
pegas numa pessoa ao acaso, essa pessoa apaixonasse e começa a namorar outra outra.
Qual a o probabilidade de essa outra pessoa ter a mesma data de nascimento, hora, minuto?
Considerando que costumam ter idades muito aproximadas reduzimos o intervalo de idades a +/- 3, também podia ser +/-4 ou +/-5. não vai alterar a escala do resultado final
Feita esta restrição o resto é elementar, a probabilidade de terem nascido no mesmo dia é multiplicar por 365, na mesma hora é multiplicar por 24, o mesmo minuto por 60.
Ou seja o cálculo anterior representava exatamente essa possiblidade.
Grosso modo é da ordem dos 1/50.000
Não leves a mal a minha ignorância, admito que posso estar errado mas não nasce um bebé a cada minuto, isso não deveria entrar nas contas?
Estou-me a sentir burro, estive a tentar perceber o raciocinio mas não consigo fazer com que bata certo na minha cabeça! [] Isto são uns anos sem ver matemática, é logo um problema.
Mas basicamente eu explico-te o que vai na minha cabeça, tu fizeste o cálculo para duas pessoas ao acaso terem nascidos à mesmo hora, mas partindo do principio que tanto podem nascer 10 bebés no mesmo minuto, como podem nascer todos em minutos diferentes, isso não altera os cálculos? E como é que calculando a probabilidade de nascerem no mesmo minuto, se pode calcular a probabilidade de se encontrarem?
Mais uma vez não estou a dizer que estás errado, eu é que tenho e sempre tive dificuldades tanto com matemática como com problemas abstractos. Portanto se puderes perder uns minutos a explicar-me isto agradeço do fundo do coração.[kiss]
O mais fácil é mesmo fazeres uma estimativa do número de casais que há no mundo, definir um intervalo de tempo médio para a diferença de idades entre eles e depois calcular o número de resultados possíveis deste evento.
Exemplo: imagina que só havia 100 casais no mundo todo e que o intervalo médio de idades entre eles era de 10 anos.
A chance de uma pessoa aleatória encontrar outra com o mesmo dia, mês, ano, minuto de nascimento seria de 1 para 10 x 365 x 24 x 60 ou seja 1 para cada 5.256.000.
dito isto, a chance de haver um casal onde isto acontecesse no meio daqueles 100 seria de 100 / 5256000, ou seja,
0,000019% []
Ok, que se lixem as contas, na prática seria uma coisa quase impossível
Certo, mas as contas que ele apresenta vão precisamente no sentido contrário ao impossível, com as odds que ele dá até é bastante provável.
Deves ter em conta que:pensa assim, tu encontras uma pessoa.
essa pessoa tem de ter nascido numa dada data, numa dada hora, num dado minuto.
considera essa data, essa hora, esse minuto praticamente aleatórios.
1 ano tem 365 dias, 8760 horas, 525600 minutos
ou seja e essa pessoa for de determinado ano a probabilidade de ela ter nascido num dia, hora e minuto previamente escolhidos (que pode ser igual ao da pessoa que escolhe é de 1 para 525.600)
se deres um intervalo de mais anos apenas tens de multiplicar os 525.600 pelos anos desse intervalo.
a probabilidade é baixa, mas tens de ver agora que há milhões de pessoas a escolher (milhões de pessoas a casar), logo à muitas aonde isso acontece.
Se considerares que o mundo tem 7 mil milhões de pessoas, logo deve ter mais de 2 mil milhões de casais encontras que mesmo que a probabilidade de 2 pessoas que casam terem nascido no mesmo minuto seja de 1 para 5 milhões (estou a considerar que num intervalo de +/- 5 anos de diferença de idade estão quase todos os casamentos e quando menor a diferença maior a probabilidade de se casarem entre si) então o número de casamentos em que pessoas que se casam nasceram exatamente no mesmo ano, dia, hora e minuto é maior que 400. Mais provavelmente uns 7 casamentos, ou mais, em que os conjugues nasceram exatamente no mesmo segundo.