Qual é a utilidade do SUV

Freekill

New member
Cada vez mais se vê pessoas a conduzir SUVs e cada vez mais se lançam modelos novos em versões SUV no entanto eu não consigo perceber para que raio serve um SUV, especialmente em cidade que é onde se vêm mais.
Qual a razão das pessoas comprarem este tipo de veículos? Com certeza não é pela sua capacidade de todo o terreno nem nada que se pareça.

É pelo status?
Pela posição de condução alta que as mulheres parecem preferir?
Para poder subir os passeios mais facilmente?
Ou será outra coisa?

Cada vez mais se vê pessoas a conduzir SUVs e cada vez mais se lançam modelos novos em versões SUV no entanto eu não consigo perceber para que raio serve um SUV, especialmente em cidade que é onde se vêm mais.
Qual a razão das pessoas comprarem este tipo de veículos? Com certeza não é pela sua capacidade de todo o terreno nem nada que se pareça.

É pelo status?
Ou será outra coisa?

Muitas vezes é pelo carro ser mais bonito, exemplo disso (Volvo XC60...)...

Sempre ouvi aquela teoria (que obviamente não suporto) de que o pessoal comprava carros desportivos porque tinha um genital pequeno. Mas com a crise actual já ninguém consegue ter carros com motor a sério. Portanto aposta-se na altura ao solo [:D] Daí o Nissan Cascais ser um sucesso tão grande!

Agora a sério, acho que sim se trata de status. Para a maioria das pessoas ter um carro grande = ter um carro bom e carro pequeno = caixa de fósforos.
Depois há alguma afirmação social por parte das mulheres creio. É conduzir um "jipe" e fumar [:D] Mas jipes fica caro portanto compram um Cascais.

Enfim, isto seria matéria para um estudo social claramente.

O que me parece certo é que ninguém ou quase ninguém compra um SUV por necessidade. Excepto aqueles casos de pessoal que tem as garagens mal feitas e o carro bate por baixo [:D]

É pelo status?
Ou será outra coisa?

Porque as pessoas gostam! Isso por si só é razão que chegue.[;)]
Eu por mim, e para me pronunciar correctamente acerca do assunto, preciso sempre que me digam o que entendem como SUV, pois parece-me que o conceito é muito difuso, pois tanto vejo chamarem SUV a um ASX como a um Discovery...

A maioria dos SUV's (melhor, Crossover) tipo Qashqai ou ASX, dao jeito em cidade, mais do que se pensa:

- Maior altura ao solo.
- Para-choques de plastico (podem encostar em estacionamento que nao tras mal ao mundo nem se nota).
- Com a altura e as protecçoes em plastico na lateral, bem pode bater com as portas que nao chateia.

Claro que muitos compram pelo look, com todo o direito obviamente, mas nao se pode negar que sao carros que tem certas vantagens para uso em cidade, nao descorando a versatilidade e espaço.

Sao carros que acabam por conseguir serem mais versateis que ate carrinhas em certos pontos, basta ir-se para a Costa Vincentina e ver-se bem a diferença entre um Crossover e uma Station em terreno mais acidentado.

Portanto, dizer que é so pelos status ou nao se percebe de carros por se comprar um SUV é falar sem experiencia de causa, como ja passa a ser frequente aqui no geral.

Última edição:
Eu posso apresentar o meu caso...

Possui-a um Astra gtc que eu considerava desportivo Q.B, especialmente pelas jantes 18 e o para-choques Opc, passados 4 anos de o ter e 120000km rodados troquei de casa, a rampa de acesso à garagem era especialmente inclinado e sempre que tirava o astra da garagem era quase certo que o ia arrancar do carro.
Ora como já pensava substituir o Astra, sendo um carro comercial, e o aumento de familia esperado foi óbvio a troca do mesmo e considerar todas estas condicionantes.

É tudo uma questão de gosto e moda: como a moda actual são este tipo de veículos (que não são carne nem peixe), desatou tudo a comprar Cascais e derivados para subir passeios na cidade e mostrar aos amigos que têm um "jipe".

A maioria dos SUV's (melhor, Crossover) tipo Qashqai ou ASX, dao jeito em cidade, mais do que se pensa:

- Maior altura ao solo.
- Para-choques de plastico (podem encostar em estacionamento que nao tras mal ao mundo nem se nota).
- Com a altura e as protecçoes em plastico na lateral, bem pode bater com as portas que nao chateia.

Claro que muitos compram pelo look, com todo o direito obviamente, mas nao se pode negar que sao carros que tem certas vantagens para uso em cidade, nao descorando a versatilidade e espaço.

Sao carros que acabam por conseguir serem mais versateis que ate carrinhas em certos pontos, basta ir-se para a Costa Vincentina e ver-se bem a diferença entre um Crossover e uma Station em terreno mais acidentado.

Portanto, dizer que é so pelos status ou nao se percebe de carros por se comprar um SUV é falar sem experiencia de causa, como ja passa a ser frequente aqui no geral.

Gostei desta parte da teoria, esperemos que seja o teu carro que esteja la ao lado ou a frente para ele encostar e bater a vontade.
É tudo uma questao de moda e os suvs estao na moda,qualquer dia a pancada passa e vem outra.

2013-Range-Rover-SUV-5%25255B2%25255D.jpg

nao me importava nada de ter um bichinho destes, um bom estradista e ao mesmo tempo dá para umas boas tiradas de TT, mesmo como eu gosto!
para cidade é um monstro mas hoje em dia com tantas ajudas torna-se mais facil estaciona-lo.

Anexos

• 2013-Range-Rover-SUV-5%u002525255B2%25255D.jpg
    2013-Range-Rover-SUV-5%u002525255B2%25255D.jpg
    109,3KB · Visualizações: 0
As vezes penso mesmo que as cidades estão feitas para os suvs. Basta distrair-me em estacionamentos em espinha e lá vai o para choques raspado por baixo. Com isto tudo já o parti :sh) Fazem os passeios altos como tudo..[8b]

A tirar da garagem também se me distraio lá raspa. E é um simples SportCoupe.

Voltar
Superior