Qual escolher 1.3 cdti 70cv ou 1.7dti 75cv?

O tremer deve ser mais ou menos ela por ela. O volante e a manete das mudanças, ao ralenti tremem sempre. Estes motores de origem isuzu sempre foram barulhentos e tremedores lol Já o meu 1.5 td é a mesma coisa.

Boas,

Como sabem eu adquirir recentemente um corsa C 1.3 cdti de 6/2004.
Vou falar unicamente do motor, tendo em conta que o meu Pai tem um Panda Multijet e que conduzia um Fiesta 1.8td.

O cdti é melhor que o multijet, muito provavelmente devido ao binário. No panda tenho que recorrer à caixa muitas vezes e no cdti recorro quando estou abaixo das 2000.
Eu tinha um hábito no fiesta, quando o carro estava quase parado, arrancava em 2ª e ia na boa... No cdti é mentira...

Em termos de consumos, comparando os 3, o cdti é o mais poupado, ando a fazer 5,2L em circuito urbano em plena hora de ponta com o CDTI.

O motor do cdti só peca abaixo das 2000, após isso é uma maravilha. O que é mais engraçado, eu não tinha esta sensação com o multijet. O multijet peca por não ter força às 3000... O meu Pai inclusive quer pôr um chip de potência LOL.

Não é desse motor que trata este tópico, secalhar não viste bem.[:cool:]

LH a minha experiência com o 1.4 TDi foi com o Lupo, na altura ainda era o de 75 cvs...aquilo treme bastante e aquele barulho é devido ao facto de ter 3 cilindros...é meio descompensado ( mas também andava para caraças lool ).

O 1.7 DTi é barulhento também, mas não faz aquele "toc toc" descompensado, apesar do 1.7 ser audível, pelo menos no Corsa, nos Astras não sei, mas aqui também não importa.
O 1.7 começa a puxar bem ( pelo menos aquele, mas já se sabe que varia mais ou menos ), perto das 2100/2200 rpm.[;)]

O 1.4 tdi também não era aqui tratado.

Eu tenho um Astra Sport Van 1.7 DTi. E conheço bem o Corsa 1.3 CDTI.

Acho que se justifica bem o 1.7 com vários argumentos. Em termos de consumo são parecidos, com vantagem par ao 1.7 quando se puxa por ele, acreditem que com umas escafiadelas gasta menos que o 1.3 no mesmo tipo de condução.

Posso até mostrar aqui os consumos que consigo com o Astra:

Média normal com que anda no dia-a-dia com uma condução despreocupada, em que tem 20 Km de Auto-Estrada, e outros 20 de ambiente citadino.

5,0 L\100

20071202617_03.JPG

Consumo com preocupação por gastar mesmo pouco, numa viagem a Leira (ida e volta no mesmo dia - repara na velocidade média)

4,7 L\100

20071170303_11.JPG

Consumo quando se anda a "esgalhar" o motor, ou a 170 / 170 pela Auto-Estrada, misturado com condução citadina, e alguns quilometros mais nas calmas mas com acelerações bruscas...

6,6 L\100

04by3.jpg

Aparte disto, no meu caso o carro tem 144 mil Quilometros, e até hoje nunca deu qualquer problema.

A diferença em termos de ruido não é assim tão grande.

Em termos de performance, e com comparação directa, o 1.7 DTi é mais rápido que um 1.4 TDI num Seat Ibiza (que se sabe ter boas performances), portanto dá para ter termo de comparação. Com o 1.3 isso não acontece - garanto.

É um motor que, estando entre as 2000 e as 3500 RPM's é muito bom para a potencia que tem.

Boa escolha!

mas acho que o panda já tem um binário diferente e uma caixa diferente do punto...

penso que o punto 1.3 até se porte melhor do que o corsa com o mesmo motor... se calhar estou errado...
é que também já pensei em comprar um punto... lol

AO QUIÊ?

oube lá...isto é a têuga!

um milêsetecientos com setienta e cincou cuabalos.......por um milêduzientos e qualquier coisa?

tão doidos??

Oube lá....procede á aquisiçoum do cuarro á home!(1.7)
[:cool:]

havendo hipoteses de comprar o 1.7, alguem ainda considera o 1.3?
e que nem se fosse a versao de 90cv, ou mesmo chipado pela casa da moda.

basta conduzir um e outro para a resposta ser bem obvia.

havendo hipoteses de comprar o 1.7, alguem ainda considera o 1.3?
e que nem se fosse a versao de 90cv, ou mesmo chipado pela casa da moda.

basta conduzir um e outro para a resposta ser bem obvia.

~Eu também acho que é melhor comprar um carro com um motor mais actual.

O multijet/cdti já deu provas de ser um motor muito bom e muito poupado.

boas tardes... sou novo nestas andanças mas espero aprender depressa :) (cá se junta mais um pa dar a sua opinião)...
Este tópico chamou me a atenção porque já conduzi ambos os modelos em questao quando andava a tirar a carta (à cerca de 4 anos, estava o 1.3cdti a sair, penso eu!) e espero poder ajudar; a minha opinião é a seguinte: sabem a diferença do dia para a noite? pois é, a nível de motor o 1.7dti dá um "chuto" no 1.3cdti: para não falar da fiabilidade: o 1.7 ainda anda e conta com quase 450.000 km, o outro também anda, mas dúvido que chegue ao mesmo número de kms do seu irmao mais "velho" (posso tar enganado, mas é um feeling); em termos de andamento, eu passava de um para outro na mesma aula e sentia bem a diferença: em baixas rotações o 1.3 queixa-se e o outro tem BEM mais força, e mesmo a nivel de altas rotações o 1.7 dá muito mais gozo (desculpem me os adeptos do bloco 1.3 de origem fiat, mas é so a minha opiniao :)); os consumos sao +/- os mesmos, talvez haja uma diferença de 0.5l do 1.3 para o 1.7 quando se anda mesmo nos limites com eles, mas não é nada de significativo (dizia o instrutor, nunca andei assim muito no redline nas aulas [:D] )! Eu nem pensava duas vezes na escolha...! desculpem o testamento, cumps e bons quilometros a todos

~Eu também acho que é melhor comprar um carro com um motor mais actual.

O multijet/cdti já deu provas de ser um motor muito bom e muito poupado.
no entanto isso nao o torna melhor que o 1.7[:P]

ate podia ter 3x a potencia e binario maximos...

edit: o problema de ser fraco abaixo das 2000 e que...sao precisamente essas as rotacoes que usas diariamente no para-arranca e na conducao em cidade. ou seja, sao precisamente essas as rotacoes que sao as mais importantes para o carro se tornar agradavel de usar em cidade. e precisamente nessas rotacoes que os motores de baixa cilindrada (em carros pesados) nao conseguem corresponder bem, nem o Golf GT...que tem 170cv e compressor!

Última edição:
Eu escolhia em por norma o 1.7.

Andas só em cidade? Apenas neste caso ponderava o 1.3, por ser mais novo e por acabar por gastar um pouco menos.

Agora quem conduz em AE e ICS, o 1.7 permite uma condução mais calma e menos esforçada.. Agora com mais CC consome sempre mais, mas neste caso penso que a diferença não será significativa..

yo...
eu conduzo um 1.3cdti todos os dias e com um depósito e sempre de gás (160/180kmh) e muita N13 faço 600/700km =)

já me pikei com um astra 1.7dti (ic24) racing de faróis brancos e tal,e sendo a corsa van e o astra 3portas,consegui passá-lo a muito custo,ou seja,parece-me que falando do corsa 1.7dti que é mais leve o andamento é o mesmo...

ha e o cdti é totalmente turbo dependente,só anda a partir das 1750rpm e tem um bocadito de turbo lag =)

Boas! eu escolheria o 1.7 DTI visto que tenho cá em casa uma combo 1.7DTI e aquilo anda sempre carregado, e por vezes até fico espantado com a frça que aquilo tem, ja conta com 250000 Km e até agora é so meter gasoleo e andar.

Voltar
Superior