Qual o mais rápido automóvel diesel da actualidade ?

ClioIIIRS

New member
Depois de uma saudável discussão noutro fórum entre 335d vs resto do mundo, fica aqui a questão:

Qual o mais rápido automóvel diesel da actualidade ?

É que segundo alguns iluminados que por cá já não andam não há pai para o 335d, mas esses "esquecem-se" que existe um tal de A8 4.2 TDi com 351cv e 800nm.

Aliás até dentro da própria BMW temos o actual 535d com 299cv e 600nm (na prática é o mesmo motor que o 40d de 306cv que equipa os X5, X6 e S7) que é tão ou mais rápido que o já mítico 335d.

Aliás depois desta discussão fui buscar uns dados sobre este A8 4.2 TDi e o 335d.

A conclusão é esta:

a842vs335d.png

Audi A8 4.2 Tdi Quattro vs BMW 335 d -> Duel 32841543

E vocês, qual acham que é, na prática, o mais rápido automóvel diesel da actualidade ?

Se acharem que o exercício 0-100km/h não representa da melhor forma o potencial destes dois (o que eu até concordo) então tentem descobrir reprises, 100-200km/h etc, tudo o que conseguirem.

PS: Abstenham-se curiosos e/ou users tipo Motronic que só vêm otto à frente.

Sinceramente não sei, mas conduzir um 4.2 TDi num carro mais pequeno(tipo A4, apesar de este motor não existir neste modelo) e leve deve ser a pura da loucura[br:)].

Do que eu conheço, é o A8 4.2 TDI. A aceleração desse carro é completamente avassaladora!

E até te digo mais, a Q7 V12 TDI faz os mesmos 5.5s dos 0-100km/h ou inclusivé um pouco menos e depois de embalada não sei se o V12 não levará vantagem mesmo que montado no mastodonte.

Mas esta discussão tem mesmo de ser baseada em números reais porque o 335d é muito mais leve e deverá ter algo a dizer.

Diesel [:)]

Só comento motores á homem , nao fritadeiras

obrigado

Então se só comentas "motores à homem e não fritadeiras" que estás aqui a fazer senão fazer isso mesmo ?

V12 TDI? Mesmo montado no pesado Q7 continua a ser muito rápido.

Também já tinha pensado nesse e, de facto, é tão ou mais rápido que o A8. Digo tão ou mais rápido pois quer empata, quer perde quer ganha medições.

audiq7.png

Audi Q7 V12 Tdi vs Audi A8 4.2 Tdi Quattro -> Duel 27203284

Se se lembrarem de mais alguns diesels fortes digam.

Do que eu conheço, é o A8 4.2 TDI. A aceleração desse carro é completamente avassaladora!

Pois acredito, só faltava mesmo alguém com conhecimento de causa.

E em curva ? É mesmo muito banheirão e sente-se muito o peso à frente não ?

De facto o V12 TDi, mesmo montado numa besta de ~2.6/2.7ton é impressionante !!

Last edited:
Diesel [:)]

Só comento motores á homem , nao fritadeiras

obrigado

Comentas sobre um motor diesel para dizer que só comentas motores à homem?

Portanto comentas para dizer que não comentas? [:D]

é bem...

Last edited:
O motor diesel mais potente montado num ligeiro é o já referido V12 6 litros de 500 cv no Q7

O 2º mais potente é o V8 4.2 litros de 350 cv no A8 que será aproximadamente tao rápido como o Q7

Depois vinha o 4 litros mercedes que foi descontinuado.

Pelo que creio que em performances a diesel os campeões depois dos colossos da Audi serão mesmo os 35d que no Serie 5 anunciam 5,7 seg dos 0-100 graças à muito boa cx de 8 e anunciam 5,9 no serie 3 mais leve que é o Coupé

Atmosférico talvez tenha sido o Mercedes 300 D W 124. [;)]

Ia preparado para gritar XAD, mas afinal... havia outra. [:)]

Não sabia que o A8 4.2 TDI andava tanto quando o Q7 V12 TDI.

Aliás, eu já referi ao ClioIIIRS, o V12 TDI, montado no actual A8, associado a um menor peso, deve ser um "canhão".

Atmosférico talvez tenha sido o Mercedes 300 D W 124. [;)]

Exacto, ou então o 300D w210 com o mesmo motor atmosférico de 136 cv. Este último demorava mais 0.1 segundos de 0 a 100 km/h, mas a velocidade máxima anunciada é de 204 km/h (no w124 é 200 km/h) [;)]

A seguir ao V12 TDI 6.0 e ao V8 4.2 TDI, a Mercedes tinha o S420 CDI (3996cc) V8 com 320 cavalos e um binário de 730 NM às 2000 rpm.
Apesar das mais de 2 toneladas em vazio, consegue uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos e uma velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h (à qual vai apenas às 3400 rpm com a caixa de 7 velocidades de série: http://www.youtube.com/watch?v=q5XwizvWG3E&feature=related), com um consumo misto (incluindo alguma cidade) de 9.4 l/100 km...

Last edited:
E em curva ? É mesmo muito banheirão e sente-se muito o peso à frente não ?

Por acaso é a maior curiosidade que tenho quanto ao A8 4.2.

Mais do que os números no papel, no dia-a-dia faz jus a tanta potência? É mesmo explosivo? Como é o handling?

Back