Desculpa dizer isto,mas não me parece k aki neste forum existam mts niveiros pa te responder a essa questão, provavelmente no forum niveiro tivesse mais sucesso
No entanto deixo a minha opinião.

O motor diesel parece-me bastante fiavel, para além de já ter dado provas na Peugeot, tb as tem dado no Niva. É certo k tem apenas 60cv, mas para um motor sem turbo tá mt porreiro. Não sei a potência do TD.
Tenho pouco conhecimento sobre os motores a octanas, mas de certo k têm mais alma. Axo k são produção FIAT, mas ñ sei ao certo.
À conversa com dois senhores cosovares k se enconram em Portugal a trabalhar, diziam-me k lá na terra deles, quase todos os Nivas (1.6 e 1.7) tinham de fazer uma rectificação à cabeça aos 150000Km's e k o pessoal tinha a aparelhagem em casa para efectuar essas e outras operações de mecânica, pois era simples e ficava muito caro fazer revisões em oficinas (como os compreendo [8D]).
Concluindo,seja diesel ou a octanas, axo k não é uma viatura pa fazer corridas, a não ser k se tenha mt €€€€€€€€ o um bom patrocinio ( ou paitrocinio

). Como qualquer outro veiculo 4x4, se ñ se tiver cuidado com alguns pontos criticos, não se fizer uma boa manutenção e não ter cuidado com os obstaculos k se pretende transpor, ele não aguenta muito tempo se dar problemas.

Niva rula